Tendências e Avanços tecnológicos na cadeia de suprimentos

10 Tendências e Avanços tecnológicos na cadeia de suprimentos

A cadeia de suprimentos continua a evoluir rapidamente, acompanhando os avanços tecnológicos vertiginosos da era moderna.

Embora possa ser difícil para os gerentes da cadeia de suprimentos e líderes de negócios manterem-se atualizados sobre essas mudanças, é crucial fazê-lo se você deseja manter a integridade de sua cadeia de suprimentos e ver seu negócio ter sucesso.

Em vez de seguir as mudanças, sua organização deve tentar se antecipar às tendências que estão moldando o futuro do gerenciamento da cadeia de suprimentos.

1 – Inteligência Artificial e Automação

O uso de inteligência artificial (IA) e automação está aumentando em muitas cadeias de suprimentos. A automação permite agilizar tarefas repetitivas, enquanto a IA – que tenta imitar a inteligência humana e “aprender” – pode ajudar em tarefas mais complexas e desafiadoras.

Em um mundo onde velocidade e precisão são cruciais para o sucesso, tanto a IA quanto a automação são formas valiosas de acelerar sua cadeia de suprimentos e permanecer competitivo em seu nicho.

Apesar das preocupações com os robôs assumindo empregos humanos, a IA e a automação estão por toda parte. Se você não os usar, seus concorrentes o farão, deixando você para trás, pois desfrutam de maiores níveis de sucesso.

Desde fazer melhorias em sua linha de montagem até potencializar a tecnologia de gêmeos digitais e tudo mais, existem inúmeras maneiras de incorporar IA e automação no fluxo de trabalho de sua organização.

A chave é encontrar tarefas e processos que ajudarão você a economizar tempo ou energia; muitas vezes, as melhores tarefas são demoradas, complicadas ou extremamente rotineiras.

Ao transferir esse tipo de tarefa para um robô ou computador, você e sua equipe podem gastar mais tempo em projetos que apenas um ser humano pode fazer, proporcionando um retorno ainda maior sobre esse investimento.

2 – Maior foco na sustentabilidade

À medida que um número crescente de consumidores prioriza o meio ambiente , mais empresas aumentaram seus esforços de sustentabilidade, que agora estão se infiltrando na cadeia de suprimentos.

Como há tantas oportunidades diferentes para se concentrar na sustentabilidade, você precisará adaptar seus esforços para atender às necessidades exclusivas de sua organização.

Nos próximos anos, as empresas podem recorrer a medidas mais extremas ou drásticas em nome do ambientalismo.

Alguns podem optar por se comprometer com processos de fabricação sustentáveis ​​ou tentar se tornar desperdício zero.

No entanto, essas tentativas de sustentabilidade podem não ser sustentáveis ​​para as empresas no longo prazo.

Essas grandes mudanças exigem uma revisão completa de cada etapa de sua cadeia de suprimentos, desde como você obtém matérias-primas até como seus produtos são transportados para os clientes.

Isso, em suma, pode ser esmagador e difícil de acompanhar. É melhor começar com algo pequeno, como atualizar o design da embalagem, à medida que sua organização se ajusta a essas mudanças ou elabora um plano para fazer mudanças maiores.

Ao fazer mudanças de forma gradual e deliberada, você pode aumentar o compromisso de longo prazo de sua organização com a sustentabilidade, sem negligenciar nenhuma etapa crucial ou ficar esgotado.

3 – Personalização

Você pode esperar ver um nível crescente de personalização em diferentes partes da cadeia de suprimentos. Você pode ter que segmentar sua cadeia de suprimentos, construindo uma estratégia e abordagem personalizadas para cada segmento.

Seus clientes, em particular, provavelmente continuarão esperando uma experiência personalizada com sua empresa.

Pode ser difícil acompanhar as demandas de personalização em massa e você terá que considerar diferentes maneiras de acompanhar.

Você pode precisar personalizar sua própria fabricação, solicitando serviços como usinagem CNC e moldagem por injeção enquanto trabalha para construir protótipos e acelerar a produção sem sacrificar a qualidade ou a precisão.

Aumentar a personalização torna-se mais realista à medida que você trabalha para melhorar outros aspectos de sua cadeia de suprimentos.

Por exemplo, você pode achar mais fácil gerenciar pedidos de clientes personalizados se puder automatizar seu sistema de processamento de pedidos, talvez colocando pedidos “padrão” em uma área e personalizados em outra.

Essencialmente, se você procurar maneiras de simplificar outras áreas do seu negócio, poderá dedicar mais tempo e atenção à personalização de seus produtos.

4 – A Internet das Coisas

A Internet das Coisas (IoT) é uma rede de objetos físicos que, alimentados por sensores e software, estão conectados à internet.

A IoT já desempenha um papel significativo na cadeia de suprimentos, principalmente quando se trata de logística, mas com aplicações cada vez mais diversificadas, provavelmente continuará a crescer em importância.

Em apenas alguns anos, 50% das grandes empresas poderiam estar usando IoT e outras tecnologias avançadas para apoiar as operações da cadeia de suprimentos.

Além de fornecer mais supervisão nas operações e no transporte, acredita-se que a IoT possa ser usada para melhorar o gerenciamento de armazéns, rastreamento de frota, controle de estoque e até manutenção tecnológica e mecânica.

A tecnologia IoT pode até ser usada para criar armazéns e frotas totalmente inteligentes, aumentando a eficiência e a precisão de várias áreas de sua cadeia de suprimentos. O valor da IoT não pode ser exagerado, pois

Dependendo dos tipos de dispositivos IoT que você usa, você pode usá-los em conjunto com outras tecnologias para obter benefícios ainda maiores.

Por exemplo, as informações coletadas por um sensor em um de seus depósitos podem fornecer dados valiosos que ajudam a automatizar outros processos, como previsão e rastreamento de ativos.

Esse alto nível de integração será essencial à medida que a cadeia de suprimentos se tornar cada vez mais digital.

5 – Digitalização

A digitalização refere-se à prática de colocar informações em um formato digital. Quando se trata de garantir o futuro da cadeia de suprimentos, a digitalização não é negociável.

Os especialistas acreditam que a digitalização eficaz pode tornar toda a sua cadeia de suprimentos mais simplificada, móvel e dinâmica – tudo isso é altamente benéfico para os resultados de sua organização .

Se você ainda não se tornou totalmente digital, lembre-se de que a transição pode ser um desafio.

Você precisa encontrar o tipo certo de tecnologia para atender às necessidades de sua organização, implementá-la corretamente e resolver quaisquer dificuldades internas.

No entanto, você não pode se dar ao luxo de não digitalizar. Já é o presente e só se tornará mais parte integrante da cadeia de suprimentos no futuro.

Se você não quiser ou não puder digitalizar sua cadeia de suprimentos, provavelmente terá dificuldades para ter sucesso no futuro.

6 – Relacionamentos Fortalecidos

A tecnologia é uma força significativa no gerenciamento da cadeia de suprimentos, mas os humanos que a utilizam também.

Há muita ênfase em vencer seus concorrentes nos negócios, mas todos podem ter mais sucesso trabalhando juntos.

Você precisará se concentrar em fortalecer seus relacionamentos com os membros de sua equipe, fornecedores e fornecedores para aumentar a colaboração e a cooperação em cada etapa da cadeia de suprimentos.

A comunicação deve ser sua prioridade. Não é apenas o primeiro passo para construir qualquer relacionamento, mas também pode fornecer dados e informações valiosas.

Você pode usar esse insight adicional para ajudar a melhorar seus processos internos e externos, ajudando todos a se tornarem mais simplificados e eficientes.

Procure maneiras mutuamente benéficas de apoiar seus objetivos e os dos outros.

Compartilhe informações, resolva problemas de forma proativa para evitar a criação de mais trabalho e resolva problemas inesperados à medida que eles surgem.

Quanto mais forte seu relacionamento se torna, mais vocês dois ganham com isso.

7 – Gestão de Riscos e Resiliência

Em um mundo cada vez mais volátil e imprevisível , a cadeia de suprimentos está constantemente em risco de interrupção.

Você não pode controlar o clima, prever eventos políticos ou prever os efeitos de uma pandemia sem precedentes, mas pode controlar como sua cadeia de suprimentos se prepara e responde a essas ameaças.

É sua responsabilidade diminuir esse risco o máximo possível para que sua cadeia de suprimentos permaneça estável durante tempos incertos.

As etapas que você precisa tomar para melhorar a resiliência e a flexibilidade de sua cadeia de suprimentos dependerão de quais são as maiores interrupções em potencial.

Por exemplo, se você obtém matérias-primas de uma área politicamente volátil, pode procurar obter esse material de outra área geográfica mais estável.

Se alguma coisa mudar, você pode mudar rapidamente e minimizar o impacto dessa interrupção.

Simplificando, pensar sobre a interrupção e sua resposta planejada com antecedência o ajudará a prosperar em meio a essas mudanças e incertezas .

8 – Maior visibilidade

Poucas coisas são tão importantes para o gerenciamento da cadeia de suprimentos quanto visibilidade e transparência.

O aumento da visibilidade ajudará você a entender o estado de sua cadeia de suprimentos como um todo, bem como em cada elo, independentemente do tipo de volatilidade que ameaça sua organização.

Graças à digitalização da cadeia de suprimentos, aumentar a visibilidade é agora uma meta altamente alcançável para muitas organizações.

Com as soluções tecnológicas certas, você e sua equipe podem acessar informações de cada elo de sua cadeia a qualquer momento.

Com mais visibilidade em sua cadeia de suprimentos, você pode evitar problemas menores, como erros de pedidos ou atrasos na entrega, e responder a quaisquer problemas que surgirem mais rapidamente.

Ser capaz de acessar esse tipo de informação de forma rápida e fácil é fundamental para aumentar a eficiência, confiabilidade e resiliência de toda a sua cadeia de suprimentos e organização.

9 – Cadeia de Suprimentos Circular

Tradicionalmente, as cadeias de suprimentos são consideradas lineares: começando como matéria-prima, os bens fluem em linha reta pela cadeia de suprimentos até serem um produto acabado e descartável.

Agora, mais pessoas aderem à ideia de uma cadeia de suprimentos circular, na qual matérias-primas e até produtos descartados são reciclados e reintroduzidos no processo de fabricação.

O modelo de cadeia de suprimentos circular certamente ajuda nos esforços de sustentabilidade, mas também traz benefícios econômicos para sua organização.

A terra tem uma quantidade finita de matérias-primas e, à medida que se tornam mais escassas, aumentam de preço.

Além disso, se você já pagou por materiais ou um produto, mas não pode usá-lo para a finalidade pretendida, não desperdiçará dinheiro em algo que já comprou e que ainda é perfeitamente útil.

Você também pode economizar mais dinheiro com armazenamento, transporte e custos administrativos reduzidos.

Relacionamentos profissionais fortalecidos e maior dependência de tecnologia (incluindo IA e IoT) também podem ajudar seus esforços para operar em uma cadeia de suprimentos circular.

Se você e as outras pessoas e empresas com quem trabalha estiverem dispostos a compartilhar informações e recursos, você poderá diminuir ainda mais o desperdício e manter mais materiais em produção.

Além disso, com as soluções tecnológicas certas, você pode ficar atualizado sobre o estado atual de seus materiais e produtos em tempo real.

10 – Soluções baseadas em nuvem

Semelhante à digitalização, as soluções de software baseadas em nuvem são o caminho do futuro no gerenciamento da cadeia de suprimentos.

As soluções tradicionais e localizadas de gerenciamento da cadeia de suprimentos não são suficientes. Para se manter competitivo, você precisa de soluções precisas, ágeis e acessíveis para sua organização.

Os modelos de software como serviço (SaaS) são particularmente úteis para o gerenciamento da cadeia de suprimentos.

O SaaS não é apenas confiável e seguro, mas também altamente eficiente e conveniente.

Todos os dados da sua organização são armazenados na nuvem, e você e sua equipe podem obter as informações de que precisam a qualquer momento, de qualquer lugar.

Com uma cadeia de suprimentos global e digital, a eficiência fornecida pelas soluções SaaS é crucial para apoiar sua organização à medida que você avança para um futuro cada vez mais acelerado.

À medida que essas tendências continuam a evoluir, o mesmo acontece com a arte do gerenciamento da cadeia de suprimentos.

Novos desenvolvimentos levarão a consequências imprevistas, tanto positivas quanto negativas.

Para manter-se atualizado e posicionar sua organização para o sucesso, você terá que tentar antecipar e continuar a se adaptar a essas mudanças ainda desconhecidas na cadeia de suprimentos.

Leonardo Alexander
Mais de 30 anos de experiência sendo Head de Suprimentos na AmBev/AB-InBev, P&G (Consumer Goods), B. Braun (Farma) e LATAM Head of Supply Chain Planning & Performance na BP (British Petroleum). Graduado em comércio exterior, extensão pela Columbia University e MIT ACE Program.

ARTIGOS RELACIONADOS

spot_img

MAIS ARTIGOS

7 passos para se ter sucesso no Strategic Sourcing

7 passos para se ter sucesso no Strategic Sourcing Como você desenvolve e nutre parcerias...

Qual a diferença entre TOTAL COST OF OWNERSHIP e...

Qual a diferença entre TOTAL COST OF OWNERSHIP e COST BREAKDOWN? TOTAL COST OF OWNERSHIP...

Quer tirar ideias do papel profissional de Compras? Conheça...

Quer tirar ideias do papel profissional de Compras? Conheça os métodos de Elon Musk! Quer...

As competências essenciais do comprador estratégico – Gestão do...

As competências essenciais do comprador estratégico - Gestão do Tempo No artigo anterior, Comprador Estratégico...

COMPRAS – Uma das áreas mais estratégicas da sua...

COMPRAS – Uma das áreas mais estratégicas da sua empresa! Compras ou Suprimentos, mais conhecidos...

Procurement e Purchasing – Quais são as diferenças?

Saiba por que Procurement e Purchasing não são a mesma coisa e como suas...

MAIS ACESSADOS

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui