Compras Sustentáveis (ESG) e a Norma ISO 20400

Compras Sustentáveis (ESG) e a Norma ISO 20400

Também conhecidas como compras ESG (Environmental, Social, and Governance), referem-se a práticas de aquisição de bens e serviços que levam em consideração critérios ambientais, sociais e de governança, com o objetivo de minimizar impactos negativos no meio ambiente, promover responsabilidade social e garantir governança ética e transparente, onde esse processo deve ser um dos pilares estratégicos para a área de compras.

A ABNT NBR-ISO 20400 criou uma norma que rege este processo e estabelece diretrizes e requisitos gerando insight para a implementação de compras sustentáveis em qualquer empresa, independente do seu tamanho.

ENTENDENDO O QUE É A ISO 20400 – COMPRAS SUSTENTÁVEIS?

A ISO 20400 é uma norma internacional que estabelece diretrizes e requisitos para a implementação de compras sustentáveis em organizações. A norma foi desenvolvida por especialistas de vários países e foi publicada em 2017 pela International Organization for Standardization (ISO).

Seu objetivo ajudar as organizações a integrar a sustentabilidade em todas as etapas do processo de compras, desde a definição das necessidades até a avaliação dos resultados.

Ela também incentiva a colaboração com fornecedores para melhorar o desempenho sustentável da cadeia de suprimentos.

ALGUNS EXEMPLOS DE METAS EM ESG PARA CADA UM DOS PILARES AMBIENTAL, SOCIAL E GOVERNANÇA

  • Ambiental (Environmental) – Prioriza fornecedores que adotam práticas ecológicas, como uso eficiente de recursos, redução de emissões de carbono e gestão adequada de resíduos.
  • Social (Social) – Inclui condições de trabalho justas, respeito aos direitos dos trabalhadores e contribuição para o desenvolvimento comunitário.
  • Governança (Governance) – Inclui a conformidade com leis e regulamentos, práticas anticorrupção e uma gestão corporativa responsável.

POR QUE A ISO 20400 É IMPORTANTE?

Apoia e das diretrizes para as organizações a reduzirem seus impactos ambientais e sociais ao longo da cadeia de suprimentos onde as compras sustentáveis podem gerar benefícios econômicos, ambientais e sociais, como a redução de custos, a melhoria da imagem da empresa, a minimização do desperdício, a promoção de práticas de trabalho justas e a redução da pegada de carbono e ajuda no cumprimento de exigências legais e regulatórias relacionadas à sustentabilidade.

“Em uma pesquisa realizada pela Opinionbox, 55% dos entrevistados dão preferencia por empresas conhecidas por cuidar do meio ambiente, 33% afirmaram que se preocupam muito com as práticas sustentáveis, 58% desistem de comprar produtos ou serviços se se a empresa está envolvida em casos de trabalho escravo, onde destaco  que a área de compras tem um papel fundamental neste processo, pois é a responsável por gerir fornecedores, transportadoras e garantir que as mesmas estejam em linha com os objetivos da sua empresa, evitando riscos a imagem de forma indireta”

COMO IMPLEMENTAR UM PROCESSO DE COMPRAS SUSTENTÁVEIS?

  • O primeiro passo para a implementação da ISO 20400 é a definição de uma política de compras sustentáveis da organização, onde esta política deverá estabelecer os princípios, objetivos e compromissos da organização em relação à sustentabilidade nas compras.
  • Realizar uma avaliação do seu desempenho atual em relação à sustentabilidade nas compras. Essa avaliação pode incluir a análise dos fornecedores atuais, a identificação dos riscos e oportunidades e a definição de metas e indicadores.
  • Com base nessa avaliação, desenvolver um plano de ação para implementar a política de compras sustentáveis, onde este plano deve incluir atividades específicas, responsabilidades, prazos e recursos necessários para implementar a política.
  • Desenvolver e implementar um sistema de monitoramento e avaliação para avaliar o desempenho sustentável das compras ao longo do tempo, onde seja possível incluir a coleta de dados sobre o desempenho dos fornecedores, a realização de auditorias e a avaliação.

BENEFÍCIOS DE TER UM PROCESSO DE COMPRAS SUSTENTÁVEIS

  • Redução do impacto ambienta incluindo a redução de resíduos, o uso eficiente de recursos naturais e a redução de emissões de gases de efeito estufa.
  • Economia de custos por meio da redução do consumo de energia e de materiais, o que pode resultar em economias significativas a longo prazo.
  • Atendimento a regulamentações garantindo o cumprimento de regulamentações e normas relacionadas à sustentabilidade, onde pode mitigar risco de sanções e multas.
  • Colaboração com fornecedores partes interessadas, o que pode resultar em benefícios mútuos e no aprimoramento da cadeia de suprimentos como um todo.
  • Promover a conscientização ambiental e social entre os funcionários e outros stakeholders da sua empresa.

Fontes

José Herculano Santos
Gestão de Contratos e Fornecedores | + posts

Responsável pela CLM (Contract Lifecycle Management) e SRM ( Supplier Relationship Management), onde lidero a equipe com o objetivo de garantir a saúde financeira dos contratos por meio de uma gestão integrada e eficiente em todo o ciclo de vida dos contratos, avaliação de riscos de fornecedores.

spot_imgspot_img

Receber Newsletter

Artigos Relacionados

Carreira T em Compras, como funciona e quais os benefícios?

Carreira em T em Compras, como funciona e quais...

A Importância do Autogerenciamento para o Profissional de Supply Chain

A Importância do Autogerenciamento para o Profissional de Supply...

Como gerenciar riscos na cadeia de suprimentos

Como gerenciar riscos na cadeia de suprimentos Gerenciar riscos na...
spot_imgspot_img
José Herculano Santos
José Herculano Santos
Responsável pela CLM (Contract Lifecycle Management) e SRM ( Supplier Relationship Management), onde lidero a equipe com o objetivo de garantir a saúde financeira dos contratos por meio de uma gestão integrada e eficiente em todo o ciclo de vida dos contratos, avaliação de riscos de fornecedores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui