Índice do artigo
1 – Seja um ávido consumidor de informação
Role a timeline sem parar, siga os principais players do mercado, participe de grupos e fóruns, leia artigos e relatórios. A informação é o seu maior ativo.
2 – Cursos online e especializações
Não pare de aprender! Invista em cursos e certificações para turbinar o seu currículo e se destacar.
3 – Domine as Ferramentas Digitais
e-Procurement, RPAs, Chatbot, IA, Analytics essas ferramentas são prioridades não é para o futuro, é prá já.
Quanto mais dominar, mais estratégico você será.
4 – Construa Relacionamentos sólidos pra valer
Networking é tudo: Invista em relacionamentos com fornecedores, colegas e outros profissionais da área. Uma boa rede de contatos pode abrir portas incríveis.
5 – Seja um parceiro de confiança (Business Partner)
Construa relacionamentos internos e externos baseados em confiança e transparência. Isso te diferencia no mercado.
6 – Seja um negociador estratégico
- Conheça o seu poder de barganha: Antes de qualquer negociação, estude o mercado, os concorrentes e o poder de negociação de cada parte.
- Pense SEM caixa: Proponha soluções criativas e que agreguem valor para ambas as partes.
7 – Tenha Visão de Negócios
- Entenda o negócio como um todo.
- Não seja apenas um comprador.
- Entenda a estratégia da empresa, os desafios e as oportunidades.
- Alinhe Procurement com os objetivos estratégicos Mostre como o Procurement pode contribuir para o crescimento e a rentabilidade da empresa.
8 – Seja ágil e adaptável
- O mercado muda rápido: Esteja preparado para se adaptar às novas tecnologias, às mudanças nas demandas dos clientes e às crises.
- Gerencie riscos: Identifique e mitigue os riscos para garantir a continuidade do negócio.
9 – Desenvolve Habilidades de Liderança
- Influencie e inspire: Mesmo que você não seja um gestor, desenvolva habilidades de liderança para influenciar as decisões e inspirar a equipe.
- Delegue e empodere se você é Líder: Confie em sua equipe e dê autonomia para que eles possam tomar decisões.
10 – Seja um Bom Comunicador
- Comunicação clara e objetiva: Seja capaz de comunicar ideias complexas de forma simples e clara e lembre-se comunicação é o que o outro entende.
- Prepare apresentações concisas e persuasivas para convencer os stakeholders e lideranças.
11 – Cuide do seu Bem-Estar
- Equilíbrio entre vida pessoal e profissional: Uma mente sã em um corpo são é fundamental para ter uma carreira de sucesso.
- Desenvolva sua inteligência emocional: Aprenda a lidar com as emoções e a construir relacionamentos mais saudáveis.
12 – Nunca Pare de Aprender
- Mantenha-se atualizado: O mercado de Procurement está em constante evolução. Acompanhe as tendências e as melhores práticas.
- Invista em seu desenvolvimento pessoal: Leia livros, estude, participe de eventos e busque mentores.
Lembre-se, o sucesso na carreira de Procurement é construído dia a dia, com dedicação, estudo e paixão pelo que você faz.
Mais de 30 anos de experiência sendo Head de Suprimentos na AmBev/AB-InBev, P&G (Consumer Goods), B. Braun (Farma) e LATAM Head of Supply Chain Planning & Performance na BP (British Petroleum).
Graduado em comércio exterior, extensão pela Columbia University e MIT ACE Program.