É importante saber valorizar seu time e ter relacionamentos positivos no trabalho?

É importante saber valorizar seu time e ter relacionamentos positivos no trabalho?

Há muitas formas de interpretar essa frase de George Vaillant (Psiquiatra de Harvard), e por estarmos no LinkedIn, gostaria de propor uma reflexão com foco em relacionamentos no ambiente de trabalho.

George propôs a seguinte pergunta: Existe alguém em sua vida com quem você se sente suficientemente à vontade para telefonar às quatro horas da manhã a fim de falar de seus problemas? Se sua resposta for sim, você provavelmente viverá mais do que alguém cuja resposta seja não.

Como forma de mostrar a importância de relacionamentos positivos na nossa vida, Martin Seligman no seu livro entitulado Florescer cita que para George, o principal poder que alguém pode ter é a capacidade de ser amado. Inversamente, como argumentou o neurocientista social John Cacioppo, a solidão é uma condição tão debilitante que nos obriga a acreditar que a busca de relacionamentos é um fundamento básico para o bem-estar humano.

O que diz o autor das 5 linguagens do amor?

Gary Chapman nos diz que no ambiente de trabalho, sentir-se amado significa sentir-se apreciado (ou valorizado).

Segundo Gary, existe algo mais assertivo é mais poderoso que um bom reconhecimento. É a apreciação.

O autor diz que apreço é comunicar um senso de valor pelo trabalho que a pessoa está realizando e pelas qualidades de caráter que ela demonstra enquanto reconhecimento é aproximar-se de um colega de trabalho e estimulá-lo a perseverar.Você se sente apreciado pelas pessoas com quem trabalha? Em caso afirmativo, então você provavelmente gosta de sair para trabalhar todos os dias. Contudo, se você não se sente apreciado, então seu trabalho pode ser simplesmente uma maneira de colocar comida sobre a mesa.

Pesquisa do ministério do trabalho nos EUA aponta que 64% dos americanos deixam o emprego dizem faze-lo por nao se sentir valorizado. Alguma coisa no fundo da psique humana clama por apreciação. Quando essa necessidade não é atendida, a satisfação no trabalho diminui. O fator principal de satisfação no trabalho não é o total de proventos no fim do mês, e sim o fato de o indivíduo sentir-se ou não apreciado e valorizado pelo trabalho que realiza.

Porque é tão importante sentir-se apreciado no ambiente profissional?

Porque todos queremos ter certeza de que aquilo que fazemos é importante. Quando não nos sentimos valorizados, começamos a nos sentir como uma máquina ou um bem da empresa.

Reconhecimentos são bons, mas se concentram basicamente no resultado, no desempenho ou realização de certos objetivos, a apreciação se concentra no valor do funcionário como pessoa.

O nível de desempenho do colaborador é definitivamente algo importante, mas não deve ser o único fator a ser levando em conta. Há momentos que o colaborador de alto desempenho não se sai bem em uma tarefa e / ou comete um erro importante. Por acaso ele deixa de ser valioso para organização nessas ocasiões? Leve em consideração que mesmo os que não tem alto desempenho precisam se sentir valorizados caso você queira aumentar o desempenho deles.

Enquanto o reconhecimento se concentra no que a pessoa faz, a valorização se concentra no que a pessoa é.

O que diz a Neurociência Social?

Matthew Lieberman da (Neurociência Social da UCLA) diz que passar tempo com as pessoas que gostamos e amamos, faz as pessoas mais felizes, traz um bem estar geral na vida e são melhores no trabalho. Pessoas que estão perto de pessoas que elas gostam e são melhores no trabalho. Ao mesmo tempo, quando nos sentimos desvalorizados, nossa performance cai. Outro ponto importante é que funcionários apresentam maior tendência ao burnout quando não se sentem apreciados ou apoiados emocionalmente por seus gestores.

Estar socialmente conectado é uma necessidade básica e quando há uma ameaça a essa necessidade, sentimos dor. Seu cérebro ama descobrir que você é amado. Essa é a beleza da liderança! Criar um ambiente onde as pessoas possam e queiram desempenhar o seu melhor! E isso passa totalmente pelo conceito de servir seu time!

Uma das fontes de depressão e ansiedade entre pessoas altamente bem-sucedidas é a falta de bons relacionamentos. Elas estão ocupadas ganhando dinheiro e cuidando de si, o que significa que sua vida tem menos espaço para amor, atenção, carinho, empatia e as coisas que realmante importam. Richard Ryan citado na obra Motivação 3.0 Drive. Estar sozinho, isolado e desconectado socialmente é pior para saúde, você tem mais chances de morrer do que fumar 15 cigarros ao dia.

É interessante notar que existe relação entre nos sentirmos amados (valorizados) e uma sensação de poder. Talvez as pessoas estejam procurando poder usando estratégias distintas, talvez o verdadeiro poder estar em amar e ser amado…já vimos um grande líder falando de amor, até sob a forma de mandamento… e muita gente diz que ele é o maior de todos os líderes…

Concluindo…

Em resumo, cada pessoa tem uma linguagem principal da valorização pessoal. Fale nessa linguagem e ela se sentirá apreciada, não fale nessa linguagem e ela não se sentirá valorizada. Quanto mais apreciada (quanto mais se sentir amada), mas se sente que pertence e mais quer estar presente e mais quer entregar resultados!

Entender e aceitar as diferenças entre os membros de sua equipe quanto à maneira como se sentem apreciados e encorajados é fundamental para seu sucesso como gerente. Se não entender essa realidade e deixar de implementá-la em sua forma de se relacionar com seus colegas, você desperdiçará muito tempo e energia tentando incentivá-los de maneiras que têm pouco ou nenhum impacto sobre eles.

Forte abraço a todos!

 

 

ARTIGOS RELACIONADOS

spot_img

MAIS ARTIGOS

14 Critérios essenciais para a correta seleção de um...

14 Critérios essenciais para a correta seleção de um software de E-procurement 01 - Full...

As 10 competências essenciais do profissional de compras

As 10 competências essenciais do profissional de compras No último Fórum Econômico Mundial realizado em...

Procurement e o 5G?

Procurement e o 5G? O 5G permite que as empresas executem operações com mais eficiência,...

Tendências inovadoras em tecnologia para as Cadeias de Suprimentos

Tendências inovadoras em tecnologia para as Cadeias de Suprimentos Conheça as tendências inovadoras em tecnologia...

Revenue Management – Gestão de Rentabilidade – Receitas

Revenue Management - Gestão de Rentabilidade - Receitas Pesquisas que integram preços e gestão de...

ESG em Procurement?

ESG em Procurement? Afinal, como devemos abraçar e fazer acontecer? 15 tópicos importantes para...

MAIS ACESSADOS

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui