Índice do artigo
ESG em Procurement? Afinal, como devemos abraçar e fazer acontecer?
15 tópicos importantes para você e sua área de Suprimentos!
- Converter as ambições da empresa relacionadas a ESG em objetivos estratégicos de Compras com o patrocínio de todo C-LEVEL;
- Construir um BASELINE robusto;
- Revisitar estratégias de categorias e a base de suprimentos;
- Embarque, envolva-se e inove com seus fornecedores. Engaje seus Fornecedores, definam metas em conjunto;
- Seja explícito sobre seus objetivos e compromisso com os fornecedores;
- Junte-se a parceiros para compartilhar as melhores práticas e inovações relacionadas a ESG. A Procurement Garage está a sua disposição;
- Defenda a mudança internamente em todas as funções e iniciativas de negócios! Seja um Embaixador da mudança;
- Acelere a mudança externamente e em todo o ecossistema;
- Reinventar o monitoramento do desempenho das Compras para o custo total de propriedade TCO, ajustado por ESG e versus lucros / perdas ambientais / impacto na Marca
- Incorporar a sustentabilidade nos principais processos de compras e Contratos
- Desenvolva as habilidades das equipes em ESG para envolver melhor os fornecedores
- Incorporar ESG nos dados de compras e estratégia de Inovação e automação
- Faça Benchmarking com empresas referências no mercado
- Muito estudo de Make or Buy para projetos de energia limpa e renovável e Outsourcing
- Estude sobre o tema! Não espere pela empresa! Capacite-se!
Em um estudo de CPOs nas 300 maiores empresas nos EUA, Europa e Ásia-Pacífico, A OW descobriu que mais da metade ainda não havia atingido um nível de envolvimento do fornecedor 60%, o que significa que metade de seus gastos em categorias de compras diretas não foi rastreada. Uma oportunidade para o ESG.
Para categorias indiretas, como serviços, o número foi de 40%. Pior ainda.
Isso destacou a necessidade urgente de as organizações adotarem uma abordagem mais proativa e metódica para entender as atividades ESG dos fornecedores.
“A função de Procurement é fundamental para o ESG”.
“A capacidade única da função de se conectar com as partes interessadas e criar coalizões em toda a cadeia de suprimentos e além disso dar a ela o poder e a influência para impulsionar a sustentabilidade integrada em todo o sistema de negócios.”
“No entanto, isso não vai acontecer por conta própria. É necessário um plano de ação para definir exatamente como a aquisição chegará ao destino escolhido, um plano que transforme as boas intenções em uma série de métricas e marcos mensuráveis. Alcançar isso exigirá visão de longo prazo, compromisso e disciplina.”
Fontes: CIPS e PG
Mais de 30 anos de experiência sendo Head de Suprimentos na AmBev/AB-InBev, P&G (Consumer Goods), B. Braun (Farma) e LATAM Head of Supply Chain Planning & Performance na BP (British Petroleum).
Graduado em comércio exterior, extensão pela Columbia University e MIT ACE Program.