Gestão de riscos de contratos de serviços

Gestão de riscos de contratos de serviços

A gestão de riscos de contratos é um tema para o qual algumas organizações não dispensam muita atenção, entretanto deveriam não só dar foco, como também trabalhar preventivamente em ações de mitigação de riscos, principalmente no que tange a contratos de serviços.

De uma forma geral, um contrato de serviços possui quatro fases distintas, que são: Mobilização, Execução, Diagnóstico e Desmobilização e Encerramento Contratual.

Das quatro etapas mencionadas, em três delas podem residir riscos importantes, que devem ser conhecidos e mitigados.

São elas: Mobilização, Execução e Desmobilização e Encerramento Contratual.

A etapa de Mobilização, primeira etapa de um contrato de serviços, pode contemplar Riscos Operacionais, como por exemplo, o de ocorrer acidentes em mobilizações de mão de obra e equipamentos da Contratada dentro de áreas da Contratante, e Riscos Trabalhistas, como por exemplo no on board de empregados da Contratada que não estejam em situação regular com a empresa.

A etapa de Execução, etapa subsequente à Mobilização e na qual os serviços começam efetivamente a ser prestados, é a etapa para a qual deve ser dada a maior atenção, pois é ela que abriga o maior número e os mais variados tipos de riscos, como Ambientais (contaminação do meio ambiente devido ao descarte inadequado de resíduos pela Contratada), Financeiros (fraudes ou pagamentos indevidos, por negligência aos controles internos da Contratante) e Danos à imagem da cia (acidentes ou ocorrências graves com impactos externos à empresa), além de questões operacionais e trabalhistas também.

A última etapa (Desmobilização e Encerramento Contratual), traz para a Contratante os mesmos tipos de riscos existentes na etapa de Mobilização, acrescidos também de Riscos Financeiros, como por exemplo a realização de pagamentos à Contratada sem o cumprimento das obrigações contratuais por parte desta, assim como o não pagamento de obrigações devidas à Contratada, o que pode acarretar em processos de litígio.

Cientes de todos os tipos de riscos que estão expostas, as organizações devem atuar de forma contínua e estruturada com processos de Gestão de Riscos, nos quais podem ser utilizados ferramentas poderosas, como por exemplo a Matriz de Riscos, ferramenta de gerenciamento utilizada para identificar e determinar o tamanho de um risco e possibilitar as ações de mitigação e controle.

A construção da Matriz de Riscos e implementação de processos de Gestão de Riscos fazem parte do (vasto) rol de expertises da Procurement Garage. Vamos conversar???

Sérgio Dutra
Profissional com mais de 20 anos de carreira desenvolvida nas áreas de Logística, Compras e Suprimentos de empresas de portes distintos, dos quais 9 anos atuando diretamente em operações de compras e 2 anos atuando em projetos estratégicos, envolvendo o mapeamento e transição de processos de Suprimentos e Compras, elaboração e revisão de documentos normativos (Políticas, Normas e Procedimentos Operacionais), estruturas organizacionais e treinamentos de pessoas.  

ARTIGOS RELACIONADOS

spot_img

MAIS ARTIGOS

Metaverso: hype, realidade ou futuro?

Metaverso: hype, realidade ou futuro? O conceito Metaverso ganhou força na consciência coletiva em outubro...

What Does Neuromining Mean?

What Does Neuromining Mean? Neuromining is the process of applying various behavioral intelligence and machine learning...

A importância das Curvas ABC, XYZ, PQR e 123...

A importância das Curvas ABC, XYZ, PQR e 123 na Logística A gestão da Logística...

7 maneiras de usar a estratégia de compras da...

7 maneiras de usar a estratégia de compras da sua empresa para aumentar a...

Transparência nos processos de BID: lembre-se, estamos em um...

Transparência nos processos de BID: lembre-se, estamos em um jogo infinito! Quem nunca se deparou...

Gestão de riscos de contratos de serviços

Gestão de riscos de contratos de serviços A gestão de riscos de contratos é um...

MAIS ACESSADOS

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui