Impacto das Inovações em Gestão de Terceiros

Impacto das Inovações em Gestão de Terceiros

Medir o impacto das inovações na gestão de terceiros um drive para garantir que elas realmente agreguem valor ao negócio, seja por meio de métricas claras e objetivas ou por percepção dos stakeholders é possível avaliar melhorias na eficiência, redução de custos, mitigação de riscos e até na qualidade dos fornecedores.

Além disso, elas ajudam a dar visibilidade aos ganhos em sustentabilidade, inovação e no
relacionamento com terceiros, alinhando a gestão ao cumprimento de metas estratégicas.

Algumas métricas que podem ser utilizadas para monitorar e comprovar os resultados dessas inovações.

EFICIÊNCIA OPERACIONAL

  • Redução de custos: Comparar os custos antes e depois da inovação, incluindo custos de aquisição, operação e gestão de terceiros.
  • Automação de processos: Percentual de processos que passaram a ser automatizados com a inovação.
  • Tempo de execução: Diminuição no tempo necessário para tarefas-chave, como o ciclo de contratação ou aprovação de fornecedores.

QUALIDADE DOS FORNECEDORES

  • Taxa de conformidade: Percentual de fornecedores que atendem aos requisitos de compliance e padrões de qualidade.
  • Desempenho dos SLAs: Aderência aos níveis de serviço acordados nos contratos.
  • Índice de desempenho do fornecedores: Melhoria nas avaliações de desempenho após a adoção da inovação.

MITIGAÇÃO DE RISCOS

  • Incidentes de não conformidade: Redução de penalidades, multas ou problemas legais relacionados aos fornecedores.
  • Riscos mitigados: Número de riscos identificados e mitigados com a implementação de soluções inovadoras.
  • Tempo de resposta: Rapidez na detecção e resolução de falhas ou problemas com terceiros.

SATISFAÇÃO E RELACIONAMENTO

  • Net Promoter Score (NPS): Avaliação da satisfação de stakeholders internos e fornecedores com a nova abordagem.
  • Engajamento dos fornecedores: Aumento na interação e colaboração entre a empresa e os terceiros.

INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE

  • Projetos colaborativos: Número de inovações desenvolvidas em parceria com terceiros.
  • Sustentabilidade dos fornecedores: Percentual de fornecedores alinhados a critérios ESG (Ambiental, Social e Governança).

RETORNO FINANCEIRO

  • ROI (Retorno sobre o Investimento): Comparação entre o investimento na inovação e os benefícios financeiros gerados.
  • Savings obtidos: Economias diretas e indiretas alcançadas por meio de melhorias na gestão de terceiros.

PROCESSOS DE GOVERNANÇA

  • Cumprimento de políticas: Grau de aderência às novas regras e processos definidos.
  • Auditorias bem-sucedidas: Percentual de auditorias realizadas com sucesso e sem apontamentos críticos.

Assista também nossa Live que fala sobre KPIs: https://www.youtube.com/watch?v=vcifavhtXIM

 

José Herculano Santos
Gestão de Contratos e Fornecedores | + posts

Responsável pela CLM (Contract Lifecycle Management) e SRM ( Supplier Relationship Management), onde lidero a equipe com o objetivo de garantir a saúde financeira dos contratos por meio de uma gestão integrada e eficiente em todo o ciclo de vida dos contratos, avaliação de riscos de fornecedores.

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José Herculano Santos
José Herculano Santos
Responsável pela CLM (Contract Lifecycle Management) e SRM ( Supplier Relationship Management), onde lidero a equipe com o objetivo de garantir a saúde financeira dos contratos por meio de uma gestão integrada e eficiente em todo o ciclo de vida dos contratos, avaliação de riscos de fornecedores.

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