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Impacto das Inovações em Gestão de Terceiros
Medir o impacto das inovações na gestão de terceiros um drive para garantir que elas realmente agreguem valor ao negócio, seja por meio de métricas claras e objetivas ou por percepção dos stakeholders é possível avaliar melhorias na eficiência, redução de custos, mitigação de riscos e até na qualidade dos fornecedores.
Além disso, elas ajudam a dar visibilidade aos ganhos em sustentabilidade, inovação e no
relacionamento com terceiros, alinhando a gestão ao cumprimento de metas estratégicas.
Algumas métricas que podem ser utilizadas para monitorar e comprovar os resultados dessas inovações.
EFICIÊNCIA OPERACIONAL
- Redução de custos: Comparar os custos antes e depois da inovação, incluindo custos de aquisição, operação e gestão de terceiros.
- Automação de processos: Percentual de processos que passaram a ser automatizados com a inovação.
- Tempo de execução: Diminuição no tempo necessário para tarefas-chave, como o ciclo de contratação ou aprovação de fornecedores.
QUALIDADE DOS FORNECEDORES
- Taxa de conformidade: Percentual de fornecedores que atendem aos requisitos de compliance e padrões de qualidade.
- Desempenho dos SLAs: Aderência aos níveis de serviço acordados nos contratos.
- Índice de desempenho do fornecedores: Melhoria nas avaliações de desempenho após a adoção da inovação.
MITIGAÇÃO DE RISCOS
- Incidentes de não conformidade: Redução de penalidades, multas ou problemas legais relacionados aos fornecedores.
- Riscos mitigados: Número de riscos identificados e mitigados com a implementação de soluções inovadoras.
- Tempo de resposta: Rapidez na detecção e resolução de falhas ou problemas com terceiros.
SATISFAÇÃO E RELACIONAMENTO
- Net Promoter Score (NPS): Avaliação da satisfação de stakeholders internos e fornecedores com a nova abordagem.
- Engajamento dos fornecedores: Aumento na interação e colaboração entre a empresa e os terceiros.
INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE
- Projetos colaborativos: Número de inovações desenvolvidas em parceria com terceiros.
- Sustentabilidade dos fornecedores: Percentual de fornecedores alinhados a critérios ESG (Ambiental, Social e Governança).
RETORNO FINANCEIRO
- ROI (Retorno sobre o Investimento): Comparação entre o investimento na inovação e os benefícios financeiros gerados.
- Savings obtidos: Economias diretas e indiretas alcançadas por meio de melhorias na gestão de terceiros.
PROCESSOS DE GOVERNANÇA
- Cumprimento de políticas: Grau de aderência às novas regras e processos definidos.
- Auditorias bem-sucedidas: Percentual de auditorias realizadas com sucesso e sem apontamentos críticos.
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José Herculano Santos
Responsável pela CLM (Contract Lifecycle Management) e SRM ( Supplier Relationship Management), onde lidero a equipe com o objetivo de garantir a saúde financeira dos contratos por meio de uma gestão integrada e eficiente em todo o ciclo de vida dos contratos, avaliação de riscos de fornecedores.