A importância das Curvas ABC, XYZ, PQR e 123 na Logística

A importância das Curvas ABC, XYZ, PQR e 123 na Logística

A gestão da Logística é cercada de inúmeros fatores internos e externos à empresa que precisam ser mapeados e administrados com muita atenção.

Entre esses aspectos, a gestão de estoque pode ser considerada como um dos principais desafios, uma vez que impacta diretamente os custos e a receita da empresa, ou seja, a margem de lucro.

O Gerenciamento Inteligente de Estoque é aquele que proporciona ao seu gestor e colaboradores informações ágeis e seguras que permitam tomadas de decisões “just in time”.

Para isso, são utilizados métodos de segmentação de estoque que ajudam a organizar os itens armazenados de acordo com a necessidade da empresa.

Através das curvas de análise ABC, XYZ, PQR e 123 é possível classificar os produtos levando em consideração diversos critérios que auxiliam no gerenciamento das entradas, saídas e manutenção do estoque.

Essa classificação de produtos é um processo de agrupamento de materiais por características semelhantes, baseada em critérios específicos e com o objetivo de priorizar os esforços da gestão nos itens mais relevantes.

Veja abaixo um resumo de cada uma dessas técnicas:

1 – ABC

Conhecida como Princípio de Pareto, a Curva ABC é uma importante ferramenta de identificação dos materiais que mais requerem atenção na gestão de estoque.

Consiste na verificação do consumo (valor financeiro e/ou quantidade) dos itens armazenados e classificados em ordem decrescente de importância.

Ou seja, aqueles que apresentam maior representatividade em até 75% estão na Classe A, os materiais de representatividade até 20% na Classe B e os itens restantes na Classe C (até 5%).

2 – XYZ

A classificação XYZ organiza os itens com base no critério do impacto resultante da falta do material nos processos internos da empresa. Esse processo uma avaliação técnica, sendo:

  • Classe X (Ordinário): itens de baixa criticidade, cuja falta comprometeria o atendimento a clientes externos e internos, mas sem maiores consequências.
  • Classe Y (Crítico): a falta desses itens acarretaria transtornos e impacto de custo, sem ser crítico.
  • Classe Z (Vital): itens cuja falta acarretariam consequências graves, tais como interrupção dos processos produtivos da empresa e perda de vendas.

3 – PQR

Nessa classificação os materiais são classificados segundo sua popularidade baseada no número de transações efetuadas no período, independentemente da quantidade envolvida em cada transação, sendo:

  • Classe P (Muito popular): itens que apresentam elevada frequência de movimentação, com pelo menos uma transação por dia.
  • Classe Q (Popularidade média): itens que apresentam uma frequência intermediária, com menos de uma transação por dia, mas pelo menos uma transação por mês.
  • Classe R (Baixa popularidade): itens que apresentam menos do que uma transação por mês ou por semestre.

4 – 123

É o processo de classificação de materiais baseado na dificuldade de aquisição dos mesmos, desde a identificação, qualificação e desenvolvimento de fornecedores, como também no atendimento às requisições, em termos do grau de confiabilidade das especificações e prazos.

A Classificação 123 é dividida em:

  • Classe 1 (Complexa): itens de obtenção muito difícil, pois envolvem diversos fatores complicadores combinados.
  • Classe 2 (Difícil): envolve alguns poucos fatores críticos, tornando o processo de obtenção relativamente difícil.
  • Classe 3 (Fácil): fornecimentos ágeis e pontuais, com muitas alternativas no mercado fornecedor.

O uso dessas ferramentas torna a Gestão de Estoque muito mais inteligente.

Sua atuação se baseia no atendimento pleno das necessidades e demandas da empresa, e com o objetivo de manter um estoque saudável, ou seja, sem excesso ou falta de materiais.

No próximo artigo vamos conversar sobre a diferença entre FIFO, FEFO e LIFO.

Até lá!

Mentor de Carreira para Profissionais de Compras | + posts

Executivo de Supply Chain com especialização em projetos de Petróleo e Gás, projeto em MBA de Gestão de Suprimentos, Logística e Supply Chain e Mentor de Carreira para Profissionais de Compras.

spot_imgspot_img

Receber Newsletter

Artigos Relacionados

Entrevista com Ramon Farias

Entrevista com Ramon Farias O Blog na Garage entrevistou o...

Recursos Humanos e a Evolução do ESG

Recursos Humanos e a Evolução do ESG Você já se...

Não economize em sua carreira

Não economize em sua carreira Profissional de compras, o ano...

A Importância Vital de um CPO para o Sucesso em Procurement

A Importância Vital de um CPO para o Sucesso...
spot_imgspot_img
Leonardo Rosa
Leonardo Rosa
Executivo de Supply Chain com especialização em projetos de Petróleo e Gás, projeto em MBA de Gestão de Suprimentos, Logística e Supply Chain e Mentor de Carreira para Profissionais de Compras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui