A Participação da Mulher na Área de Compras

A Participação da Mulher na Área de Compras

No Mês Internacional da Mulher, é importante refletirmos sobre os avanços e desafios enfrentados pelas mulheres que atuam na área de Compras.

Infelizmente, apesar dos avanços, ainda há muitas desigualdades no mercado de trabalho para as mulheres no Brasil e no mundo.

Segundo o relatório de 2022 do Fórum Econômico Mundial, o Brasil ocupa a posição de 94° no ranking global de igualdade de gênero, o que significa que ainda há muito a ser feito para alcançar a equidade entre homens e mulheres em várias áreas, incluindo o mercado de trabalho.

O ranking é baseado em vários indicadores de desigualdade de gênero, como participação econômica, acesso à educação, saúde e empoderamento político.

O Brasil tem um desempenho abaixo da média global em todos esses aspectos. Isso sugere que há uma necessidade urgente de ações concretas para enfrentar as desigualdades de gênero no País.

No Brasil, as mulheres são maioria na população e também na força de trabalho.

Porém, apesar de representarem mais de 50% da população economicamente ativa, ainda enfrentam desigualdades e dificuldades no mercado de trabalho, incluindo a desigualdade salarial e a falta de oportunidades de crescimento profissional.

No entanto, apesar desses desafios, as mulheres na área de Compras estão conquistando seu espaço.

Em quase 20 anos de trajetória na área de compras, tenho percebido que a presença feminina na área tem crescido.

Essa percepção está baseada nas interações em projetos que realizo na PG Consulting, nos treinamentos que ministro na PG Education, ou mesmo, nas equipes das empresas por onde passei.

O fortalecimento das mulheres na área de compras pode trazer benefícios significativos para as empresas, como uma maior diversidade de pensamento e uma abordagem mais colaborativa e inclusiva nas decisões de compras.

O relatório “Diversity wins: How inclusion matters” realizado em 2020, pela Mckinsey &Co, mostra uma forte correlação entre a presença feminina em equipes executivas e a lucratividade.

O estudo mostra que empresas com maior diversidade de gênero tem 25% mais chances de ter resultados financeiros acima da média se comparadas a empresas do mesmo setor com baixa diversidade.

É inspirador ver as mulheres quebrando barreiras e conquistando sucesso em uma área tão estratégica para as empresas, como área de compras.

No entanto, é importante lembrar que, apesar do progresso, ainda há muito trabalho a ser feito.

A área de compras nos exige criatividade, flexibilidade e aprendizagem continua.  Sempre há novas tecnologias, mercados e tendências que precisam ser acompanhadas.

Por isso, é fundamental que continuemos nos capacitando e nos atualizando, para que possamos desempenhar nossas funções da melhor forma possível e galgar nossas posições tão merecidas.

Neste mês especial, quero encorajá-las a promover as mudanças em suas organizações em prol de um ambiente mais inclusivo e diverso.

Afinal, quando as mulheres têm a oportunidade de alcançar seu pleno potencial, todos ganham.

Marcele Schmidt
Procurement Manager | Senior Procurement Consultant | + posts
spot_imgspot_img

Receber Newsletter

Artigos Relacionados

Como estruturar um departamento de compras eficiente: guia prático para o sucesso da sua empresa

Como estruturar um departamento de compras eficiente? https://youtu.be/ED8NvqrknJw Um departamento de...

Você sabe o que é Procurement?

O que é Procurement e como se diferencia do...

Impacto das Inovações em Gestão de Terceiros

Impacto das Inovações em Gestão de Terceiros Medir o impacto...
spot_imgspot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui