O que é SLA e qual sua importância?

O que é SLA e qual sua importância?

Confira o que é SLA e como aplicá-lo para cada tipo de projeto na área de compras em uma empresa.

SLA é o prazo acordado entre duas partes para a conclusão de uma tarefa. A sigla do que é SLA vem do inglês Service Level Agreement, que se refere a um acordo de nível de serviço. Na área de compras, a nomenclatura é muito utilizada para determinar o prazo de conclusão de uma requisição de sourcing.

Você vai conferir abaixo como cada SLA se aplica a diferentes tipos de projetos e como escolher o melhor tipo de requisição.

Quais os tipos de projeto para diferentes SLA’s?

Para cada tipo de projeto, há um SLA específico. Confira alguns deles:

  • Projeto Express ou Pontual – SLA 25 dias

São requisições de baixo valor monetário e complexidade reduzida no escopo. Trata-se de um perfil de solicitação que não requer muita análise nem critério para a contratação.

Esse tipo de projeto costuma ter o mercado fornecedor já conhecido. Com isso, o mínimo de três cotações tecnicamente equalizadas e uma concorrência direta são medidas necessárias para concluir a negociação.

  • Projeto Estratégico de baixa complexidade ou Tático – SLA 70 dias

São requisições de médio valor monetário e que possuem um nível médio de execução. É possível que seja necessário o mapeamento do mercado fornecedor e a execução de uma RFI (Request For Information). Para este tipo de projeto, também pode haver o alinhamento técnico do escopo.

  • Projeto Estratégico de alta complexidade – SLA 120 dias

Envolve requisições de alto valor monetário, que têm um nível elevado de complexidade de execução. Neste caso, todas as etapas do Strategic Sourcing são necessárias: Planejamento, Mapeamento do Mercado Fornecedor, RFI, Construção detalhada do escopo de fornecimento, RFP, apresentação de todo o sourcing e aprovação da diretoria.

Como saber qual SLA utilizar

Os exemplos mencionados acima sobre o que é SLA se referem a padrões utilizados em grandes companhias. Porém, vale a pena verificar na sua empresa quais são os SLA’s corretos para cada tipo de demanda.

Para entender bem a necessidade da escolha correta, vamos utilizar um exemplo do dia a dia. Imagine que, ao pedir uma pizza, você é surpreendido com o prazo de entrega de uma semana. Você provavelmente ficaria indignado e escolheria outra pizzaria para fazer o seu pedido, certo?

Porém, ao comprar um carro zero quilômetro, é normal aceitar o prazo de uma semana para a entrega do veículo. Percebeu a diferença da demanda? É o tipo da requisição que vai determinar o prazo do trabalho.

Conclusão

Agora que você entende o que é SLA, pode compreender que a classificação correta para cada tipo de projeto trará harmonia entre as áreas. Afinal, o tempo utilizado para a conclusão do trabalho será justo para ambos os lados. E como diz o ditado “o combinado não sai caro”.

 

 

Dono do canal Negociado | + posts
spot_imgspot_img

Receber Newsletter

Artigos Relacionados

Storytelling em Procurement! A Arte de Encantar e Persuadir em suas Negociações

Storytelling em Procurement! A Arte de Encantar e Persuadir...

A Importância do Conhecimento e Monitoramento de Fornecedores na Mitigação de Riscos

A Importância do Conhecimento e Monitoramento de Fornecedores na...

Modelo de Pesquisa NPS para Avaliar a Satisfação dos Clientes Internos

Modelo de Pesquisa NPS para Avaliar a Satisfação dos...

Entrevista com Mariana Reis – Especialista em Gestão de Carreiras

Entrevista com Mariana Reis - Especialista em Gestão de...
spot_imgspot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui