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Por que medir o desempenho?
Há vários motivos para medir e monitorar o desempenho. Neste artigo vamos explorar esses motivos e alguns problemas para você ficar atendo na sua área de Compras.
Apoiar uma melhor comunicação
A medição de desempenho pode resultar em uma melhor comunicação em toda a cadeia de suprimentos (dentro de Compras, com demais áreas envolvidas, com fornecedores e liderança).
Esse ponto é importante para garantir as expectativas de todos ao longo dos processos. A comunicação, como forma de divulgação do desempenho, também exige atualização e que esteja num local acessível a todos.
Fornecer feedback
Os dados do desempenho podem mostrar uma ameaça ou correção de problemas e expectativas, exigindo alguma tomada de decisão.
Por lado, podemos identificar que os resultados estão sendo alcançados e que não há necessidade de ajustes.
Motivar e direcionar o comportamento
A medição motiva e direciona o comportamento em direção aos resultados desejados. Primeiro por deixar claro qual é a prioridade e criticidade esperado de cada colaborador, área, projeto ou processo.
Num segundo momento, o reconhecimento da liderança (de forma financeira ou não) sobre o desempenho individual engaja a busca pelos resultados.
Apoiar a melhor tomada de decisão
A medição fornece um histórico de desempenho de Compras ao longo do tempo, entendendo se os resultados e as metas definidas são viáveis.
A seguir alguns problemas comuns na medição de desempenho.
Muitos dados e dados errados
Além dos dados estarem organizados e saneados (olha a gestão de dados mestres aqui!), é importante que as métricas estejam bem estabelecidas (se possível, publicadas na Política de Compras).
Atenção no conflito com as metas de outras áreas da empresa e tomar o cuidado de desdobrar as metas da organização para a área de Compras.
Como regra geral e, já mencionado aqui no Blog, começar com 5 a 8 KPIs é o suficiente.
Focar no curto prazo
Muitas organizações têm o problema de confiar em medidas e dados focados no curto prazo, como dados financeiros e operacionais.
Novamente é importante entender e desdobrar as metas da organização, entender como Compras consegue contribuir para os objetivos a longo prazo da organização.
Falta de detalhe
Cuidado em resumir os dados ou as métricas de medição e torná-los sem sentido.
Por exemplo, além de levantar a qualidade mensal de um fornecedor, seria mais efetivo também adicionar a informação de qual tipo de defeitos foi registrado, quanto custou ou registrou de atraso esse defeito para a operação, quantidade de defeitos, histórico desse fornecedor e comparativo com demais fornecedores.
Favorecer o desempenho errado
Algumas medidas podem conduzir a um comportamento errado. Por exemplo, meta para oxigenar a base de fornecedores, pode levar o comprador a fechar negociações com novos fornecedores, mas que não são os melhores necessariamente.
Ou ainda definir uma quantidade de Strategic Sourcing a ser realiza sem ter o time capacitado para executar esse processo.
Lembrando que sempre é importante verificar se a meta está SMART: específica, mensurável, atingível, realista e atemporal (na tradução do inglês).
Espero ter ajudado a refletir sobre o tema de medição e monitoramento do desempenho.
Um abraço.
Implementação da área de Inteligência de Suprimentos (análise de mercado, BI e gestão de fornecedores), com o objetivo de entender as reais necessidades dos compradores para a tomada de decisão, prover informações confiáveis e a cultura de colaboração.