Por que medir o desempenho?

Por que medir o desempenho?

Há vários motivos para medir e monitorar o desempenho. Neste artigo vamos explorar esses motivos e alguns problemas para você ficar atendo na sua área de Compras.

Apoiar uma melhor comunicação

A medição de desempenho pode resultar em uma melhor comunicação em toda a cadeia de suprimentos (dentro de Compras, com demais áreas envolvidas, com fornecedores e liderança).

Esse ponto é importante para garantir as expectativas de todos ao longo dos processos. A comunicação, como forma de divulgação do desempenho, também exige atualização e que esteja num local acessível a todos.

Fornecer feedback

Os dados do desempenho podem mostrar uma ameaça ou correção de problemas e expectativas, exigindo alguma tomada de decisão.

Por lado, podemos identificar que os resultados estão sendo alcançados e que não há necessidade de ajustes.

Motivar e direcionar o comportamento

A medição motiva e direciona o comportamento em direção aos resultados desejados. Primeiro por deixar claro qual é a prioridade e criticidade esperado de cada colaborador, área, projeto ou processo.

Num segundo momento, o reconhecimento da liderança (de forma financeira ou não) sobre o desempenho individual engaja a busca pelos resultados.

Apoiar a melhor tomada de decisão

A medição fornece um histórico de desempenho de Compras ao longo do tempo, entendendo se os resultados e as metas definidas são viáveis.

A seguir alguns problemas comuns na medição de desempenho.

Muitos dados e dados errados

Além dos dados estarem organizados e saneados (olha a gestão de dados mestres aqui!), é importante que as métricas estejam bem estabelecidas (se possível, publicadas na Política de Compras).

Atenção no conflito com as metas de outras áreas da empresa e tomar o cuidado de desdobrar as metas da organização para a área de Compras.

Como regra geral e, já mencionado aqui no Blog, começar com 5 a 8 KPIs é o suficiente.

Focar no curto prazo

Muitas organizações têm o problema de confiar em medidas e dados focados no curto prazo, como dados financeiros e operacionais.

Novamente é importante entender e desdobrar as metas da organização, entender como Compras consegue contribuir para os objetivos a longo prazo da organização.

Falta de detalhe

Cuidado em resumir os dados ou as métricas de medição e torná-los sem sentido.

Por exemplo, além de levantar a qualidade mensal de um fornecedor, seria mais efetivo também adicionar a informação de qual tipo de defeitos foi registrado, quanto custou ou registrou de atraso esse defeito para a operação, quantidade de defeitos, histórico desse fornecedor e comparativo com demais fornecedores.

Favorecer o desempenho errado

Algumas medidas podem conduzir a um comportamento errado. Por exemplo, meta para oxigenar a base de fornecedores, pode levar o comprador a fechar negociações com novos fornecedores, mas que não são os melhores necessariamente.

Ou ainda definir uma quantidade de Strategic Sourcing a ser realiza sem ter o time capacitado para executar esse processo.

Lembrando que sempre é importante verificar se a meta está SMART: específica, mensurável, atingível, realista e atemporal (na tradução do inglês).

Espero ter ajudado a refletir sobre o tema de medição e monitoramento do desempenho.

Um abraço.

Mônica Georgino
Implementação da área de Inteligência de Suprimentos (análise de mercado, BI e gestão de fornecedores), com o objetivo de entender as reais necessidades dos compradores para a tomada de decisão, prover informações confiáveis e a cultura de colaboração.

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