Qual é a importância das “Lições Aprendidas”?

Qual é a importância das Lições Aprendidas?

Lições Aprendidas em inglês Lessons Learned. Você utiliza essas lições em seus Projetos de Procurement e Supply Chain?
Capturar as lições aprendidas deve ser um esforço contínuo ao longo da vida do projeto.
Essa mentalidade deve ser fortemente encorajada pelo gerente de projeto desde o primeiro dia.
Quer estejamos usando as lições aprendidas para preparar os projetos atuais ou para identificar melhorias no processo de gerenciamento de projetos, aprendemos com as falhas do projeto, bem como com os sucessos do projeto.
Ao não aprender com as falhas do projeto, estamos condenados a repetir situações semelhantes.
Ao não maximizar os sucessos do projeto, perdemos oportunidades de implementar bons processos e práticas para concluir com sucesso o trabalho existente e futuro.
A maioria dos gerentes de projeto sabe a importância de capturar as lições aprendidas; é bom para a equipe, organização, projetos existentes e futuros.
As lições aprendidas são as informações documentadas que refletem as experiências positivas e negativas de um projeto.
Eles representam o compromisso da organização com a excelência em gerenciamento de projetos e a oportunidade do gerente de projeto de aprender com as experiências reais de outros.
No entanto, estamos todos em diferentes níveis de utilização das lições aprendidas.
Alguns de nós não capturam rotineiramente as lições aprendidas porque não há um processo definido de lições aprendidas em vigor.
Ou capturamos as lições aprendidas no final de um projeto e nunca fazemos nada com elas.
Ou, finalmente, capturamos as lições aprendidas, revisá-los antes de iniciar novos projetos, mas não geramos métricas abordando a frequência da ocorrência de palavras-chave em projetos fracassados ​​ou bem-sucedidos.
Este documento explora os diferentes níveis de lições aprendidas e fornece soluções para ajudar na transição do seu nível atual para o próximo nível.

Visão geral das lições aprendidas

A aprendizagem ocorre em todos os projetos.
Lições aprendidas é o aprendizado obtido no processo de execução do projeto (PMI, 2004, p. 363).
Aprendemos com nossas próprias experiências de projeto, bem como com as experiências de outros.
Gerentes de projeto, membros da equipe e liderança podem participar das sessões de lições aprendidas, revisar os relatórios de lições aprendidas e tomar decisões sobre como usar o conhecimento adquirido.
Compartilhar as lições aprendidas entre os membros da equipe do projeto evita que uma organização repita os mesmos erros e também permite que ela aproveite as melhores práticas organizacionais.
Abordagens inovadoras e boas práticas de trabalho podem ser compartilhadas com outros. As lições aprendidas podem ser usadas para melhorar projetos futuros e estágios futuros de projetos atuais.
Não é necessário esperar até o final do projeto para que o aprendizado ocorra. As lições podem ser identificadas em qualquer ponto durante o projeto.
Fonte: PMI
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