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Saving em compras: o que é e como calcular o indicador?
Entenda o que é saving em compras e confira exemplos de como fazer o cálculo e obter resultados eficazes para a sua empresa.
O saving em compras de uma empresa pode ser considerado o principal indicador de um comprador. A principal função dele é medir o resultado financeiro que você pode trazer para a organização que trabalha.
Mas, afinal, o que é saving? Como calcular?
Saving em compras é o valor em dinheiro que você consegue de redução em uma negociação. O termo “saving” em inglês corresponde àquilo que se consegue economizar.
Como calcular o saving em compras?
Podemos fazer o cálculo do saving em compras de diferentes formas: em valor ou porcentagem.
A seguir, vamos explicar como é cada um e mostrar exemplos para você entender como ele funciona na prática:
Você pode notar que são necessários apenas dois elementos para chegar ao saving em compras.
Como o próprio termo diz, o Valor Negociado corresponde ao que foi acordado entre você e seu fornecedor.
Certo, mas e o que é Baseline?
Ele representa o valor base da sua negociação, como se fosse uma referência, um ponto de partida. O Baseline pode ser encontrado por diferentes métodos:
- Valor tabelado de algum item;
- Pesquisa na internet em sites de e-commerce;
- Histórico de compras;
- Análise da formação de preço do item;
- Melhor proposta da primeira rodada equalizada tecnicamente (essa maneira de definir o Baseline acontece mais para a contratação de serviços).
Exemplo de cálculo do saving em compras
Agora, vamos utilizar um exemplo para calcular o saving. Imagine que um comprador, depois de mapear o mercado fornecedor, fez sua análise e 3 rodadas de negociação.
Então, ele chegou ao seguinte resultado para a compra de cadeiras de escritório:
Assim, para a compra de uma cadeira, a quantia de 50 reais pode parecer uma pequena redução, comparada ao trabalho que o comprador teve.
Porém, esse tipo de negociação envolve grandes quantidades. Com isso, vamos imaginar agora que a compra seja de 1.000 cadeiras:
Note que, na verdade, os 10% de redução trouxeram um valor total de R$ 50.000 reais de economia. Opa! Agora sim o saving faz diferença, né?
Saving em compras e SLA
Outra variável que pode medir sua eficiência na compra é o tempo que você leva para realizar essa negociação.
Ou seja, o seu SLA, uma sigla do inglês para Service Level Agreement, que mensura o nível de entrega do serviço (no caso, a operação de compra).
Note que, se dois compradores conseguirem reduzir R$ 50.000 em uma negociação, mas o primeiro faz isso em duas semanas, enquanto o outro faz em 2 meses, o primeiro comprador é mais eficiente e traz melhores resultados.
Conclusão
Sempre que começar uma negociação, pense que, no final, o seu resultado será medido pelo valor monetário que você traz de economia para a empresa em que trabalha.
Dessa forma, considerar o saving em compras fará com que você pense em todos os detalhes do seu projeto, de olho em resultados eficazes.