Suprimentos como Área de Negócio

Suprimentos como Área de Negócio

Qual é o futuro da área de Procurement?

Ao longo das décadas vemos o quanto tivemos diferentes papéis dentro das companhias.

Se olharmos para trás, vemos a área de Procurement, na verdade intitulada como “O Compras” atuando como emissora de pedidos e negociadora de descontos.

Esse perfil, hoje é facilmente substituído por tecnologias que atendem muito bem em termos de custos, agilidade e autonomia. Ai nos perguntamos, porque as empresas ainda precisam da área de Procurement?

O papel atual, e que será ainda mais importante no futuro é o de Business Partner das áreas de negócios. Participar das estratégias ativamente, olhando não somente a aquisição, mas toda a cadeia, oportunidades e resultados, sendo consultor e protagonista das decisões.

As empresas e segmentos ainda tem níveis diferentes de maturidade nesse novo cenário, mas não há dúvidas que essa evolução está muito forte no mercado e exigirá maturidade também dos profissionais, que serão agentes ativos para essas mudanças.

O importante é estar preparado para ser protagonista nesse movimento, desenvolver novas habilidades e ter sempre a mente aberta.

Não haverá mais a necessidade de executores, mas de mentes pensantes que vão além das regras básicas de negociação.

A transformação digital substituirá o dia a dia, dando mais espaço para negociações estratégicas, alavancando a atuação de profissionais com visão holística, inovadora e de mercado.

A capacidade de se relacionar com as áreas de negócio e fornecedores serão pontos relevantes, assim como o conhecimento técnico e financeiro. O profissional que continuará nesse mercado deixa de ser um especialista apenas em negociação e terá que buscar muito mais que savings.

A mentalidade centralizadora abre espaço para a tecnologia e mais liberdade para os stakeholders. Pequenas compras e itens da curva “C” deixarão de ser escopo  de atuação de Suprimentos e serão automatizados e delegados para as áreas.

Aquisições estratégicas passam a ser “projetos” conduzidos a quatro mãos e muito mais dedicação, alavancando efetivamente os negócios. Para muitos pode parecer que essa transformação está longe, mas inevitavelmente isso ocorrerá muito antes do que pensam.

Aqueles que amam essa profissão e que querem continuar agregando valor tem que se preparar, buscar preencher as lacunas necessárias em relação ao seus conhecimentos e habilidades para não ficarem pra trás.

Esperar que a empresa faça ou ser protagonista dessa iniciativa, esse é o ponto.

Vale a reflexão – será que você está se preparando e fazendo parte desse movimento? Não espere acontecer, faça acontecer!

Gerente de Compras e Gestão de Fornecedores na XP INVESTIMENTOS | + posts

Carreira com mais de 17 anos desenvolvida nas áreas de Compras e Suprimentos, com sólido conhecimento em diversas categorias e segmentos de mercado. Ampla experiência em gestão de equipes, gestão de categorias / contratos e entregas de resultados altamente representativos, contemplando além de ganhos financeiros, diferenciais em termos de inovação, melhorias operacionais e aumento de produtividade.

 

spot_imgspot_img

Receber Newsletter

Artigos Relacionados

Storytelling em Procurement! A Arte de Encantar e Persuadir em suas Negociações

Storytelling em Procurement! A Arte de Encantar e Persuadir...

A Importância do Conhecimento e Monitoramento de Fornecedores na Mitigação de Riscos

A Importância do Conhecimento e Monitoramento de Fornecedores na...

Modelo de Pesquisa NPS para Avaliar a Satisfação dos Clientes Internos

Modelo de Pesquisa NPS para Avaliar a Satisfação dos...

Entrevista com Mariana Reis – Especialista em Gestão de Carreiras

Entrevista com Mariana Reis - Especialista em Gestão de...
spot_imgspot_img
Cintia Rossi
Cintia Rossi
Carreira com mais de 17 anos desenvolvida nas áreas de Compras e Suprimentos, com sólido conhecimento em diversas categorias e segmentos de mercado. Ampla experiência em gestão de equipes, gestão de categorias / contratos e entregas de resultados altamente representativos, contemplando além de ganhos financeiros, diferenciais em termos de inovação, melhorias operacionais e aumento de produtividade.  

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui