Suprimentos como Área de Negócio

Suprimentos como Área de Negócio

Qual é o futuro da área de Procurement?

Ao longo das décadas vemos o quanto tivemos diferentes papéis dentro das companhias.

Se olharmos para trás, vemos a área de Procurement, na verdade intitulada como “O Compras” atuando como emissora de pedidos e negociadora de descontos.

Esse perfil, hoje é facilmente substituído por tecnologias que atendem muito bem em termos de custos, agilidade e autonomia. Ai nos perguntamos, porque as empresas ainda precisam da área de Procurement?

O papel atual, e que será ainda mais importante no futuro é o de Business Partner das áreas de negócios. Participar das estratégias ativamente, olhando não somente a aquisição, mas toda a cadeia, oportunidades e resultados, sendo consultor e protagonista das decisões.

As empresas e segmentos ainda tem níveis diferentes de maturidade nesse novo cenário, mas não há dúvidas que essa evolução está muito forte no mercado e exigirá maturidade também dos profissionais, que serão agentes ativos para essas mudanças.

O importante é estar preparado para ser protagonista nesse movimento, desenvolver novas habilidades e ter sempre a mente aberta.

Não haverá mais a necessidade de executores, mas de mentes pensantes que vão além das regras básicas de negociação.

A transformação digital substituirá o dia a dia, dando mais espaço para negociações estratégicas, alavancando a atuação de profissionais com visão holística, inovadora e de mercado.

A capacidade de se relacionar com as áreas de negócio e fornecedores serão pontos relevantes, assim como o conhecimento técnico e financeiro. O profissional que continuará nesse mercado deixa de ser um especialista apenas em negociação e terá que buscar muito mais que savings.

A mentalidade centralizadora abre espaço para a tecnologia e mais liberdade para os stakeholders. Pequenas compras e itens da curva “C” deixarão de ser escopo  de atuação de Suprimentos e serão automatizados e delegados para as áreas.

Aquisições estratégicas passam a ser “projetos” conduzidos a quatro mãos e muito mais dedicação, alavancando efetivamente os negócios. Para muitos pode parecer que essa transformação está longe, mas inevitavelmente isso ocorrerá muito antes do que pensam.

Aqueles que amam essa profissão e que querem continuar agregando valor tem que se preparar, buscar preencher as lacunas necessárias em relação ao seus conhecimentos e habilidades para não ficarem pra trás.

Esperar que a empresa faça ou ser protagonista dessa iniciativa, esse é o ponto.

Vale a reflexão – será que você está se preparando e fazendo parte desse movimento? Não espere acontecer, faça acontecer!

Cintia Rossi
Carreira com mais de 17 anos desenvolvida nas áreas de Compras e Suprimentos, com sólido conhecimento em diversas categorias e segmentos de mercado. Ampla experiência em gestão de equipes, gestão de categorias / contratos e entregas de resultados altamente representativos, contemplando além de ganhos financeiros, diferenciais em termos de inovação, melhorias operacionais e aumento de produtividade.  

ARTIGOS RELACIONADOS

spot_img

MAIS ARTIGOS

14 Critérios essenciais para a correta seleção de um...

14 Critérios essenciais para a correta seleção de um software de E-procurement 01 - Full...

As 10 competências essenciais do profissional de compras

As 10 competências essenciais do profissional de compras No último Fórum Econômico Mundial realizado em...

Procurement e o 5G?

Procurement e o 5G? O 5G permite que as empresas executem operações com mais eficiência,...

Tendências inovadoras em tecnologia para as Cadeias de Suprimentos

Tendências inovadoras em tecnologia para as Cadeias de Suprimentos Conheça as tendências inovadoras em tecnologia...

Revenue Management – Gestão de Rentabilidade – Receitas

Revenue Management - Gestão de Rentabilidade - Receitas Pesquisas que integram preços e gestão de...

ESG em Procurement?

ESG em Procurement? Afinal, como devemos abraçar e fazer acontecer? 15 tópicos importantes para...

MAIS ACESSADOS

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui