Uma experiência de Strategic Sourcing na Indústria de Coatings

Uma experiência de Strategic Sourcing na Indústria de Coatings

Olá, amigas e amigos.

Hoje venho dividir um pouco da minha experiência em Strategic Sourcing com vocês.

Em 2012 quando iniciei meu excelente desafio em uma multinacional norueguesa como Comprador Sênior, onde minha principal incumbência era conseguir a homologação de mais 350 matérias-primas para sua 1ª fábrica na América Latina, a ser inaugurada 2 anos mais tarde.

A tarefa era desafiadora, mas o que não é desafiador para compradores no Brasil, não é meus amigos?

O primeiro passo foi receber a lista de todos os materiais e a fazer a divisão por categorias. Não havia R&D (Laboratório de Desenvolvimentos) no Brasil, então o contato era diário com eles na matriz norueguesa, com direito a MUITA tradução de especificação técnica, aprendizado de requisitos de secagem, temperatura e afins, além da proximidade com Vendas, Planejamento (análise de demanda) e Operações (logística) para certificação que a compra futura seria o melhor para todos.

Feita a coleta de dados inicial, o plano foi identificar potenciais fornecedores na América do Sul, focando principalmente no Brasil. Aí eu trago um fato específico para vocês sobre a indústria de Coatings (Tintas): Muitos dos fornecedores nacionais simplesmente não passavam nem na triagem inicial, ou seja, as especificações dos fornecedores não eram aprovadas. Problema da pouca tecnologia de nossa indústria. Com isso, tinha que voltar meus olhos para Europa e Ásia principalmente.

Após a aprovação técnica de cada matéria-prima, ou blocos de matérias-primas com um determinado fornecedor, iniciava-se a negociação para que não precisássemos de compras spot quando a fábrica iniciasse no futuro. Entretanto, em alguns casos isolados, percebemos que era vantajosa sim a compra spot mensal de algumas commodities, ou seja, “live it, learn it”.

Vale lembrar que esse processo de homologação trouxe muitas auditorias a várias plantas, reuniões, entrega de documentação e finalmente a tão importante celebração de acordos. Como resultado, após reporte mensal das matérias-primas homologadas por longos 24 meses, provoquei a sensação de alívio no Corporativo Global de Compras e no Board da empresa, pois essa etapa vital foi cumprida praticamente um ano antes da inauguração da fábrica.

Minha satisfação pessoal foi premiada com uma promoção a Supervisor de Compras, e agora um novo passo importante: a implementação do setor de Procurement (quem sabe tema para um próximo artigo).

Profissionais, continuemos estratégicos e contando uns com os outros, com nossos colegas de outras área e fornecedores. Esse projeto foi árduo, me dá orgulho, mas não foi feito sozinho. Aproveito para agradecer a todos que me ajudaram na jornada.

 

 

 

Gerente de Categorias | + posts

Profissional com +de 16 anos de carreira desenvolvida nas áreas de Supply Chain e Procurement em diferentes indústrias tais como Aerospace, Oil&Gas, Química e Tintas. Sólida experiência em Gestão de Equipes, Negociação, Geração de Savings, TCO, Strategic Sourcing, Desenvolvimento de Fornecedores Locais e Internacionais, Auditorias e Comércio Exterior.
Vivência em processos de importação e atuação em empresas de diferentes portes e segmentos, como aerospace, petróleo e gás, química e coatings.

 

 

spot_imgspot_img

Receber Newsletter

Artigos Relacionados

A profissão “Comprador(a)”​ vai acabar em 24 meses!

A profissão "Comprador(a)"​ vai acabar em 24 meses! Até que...

Transformando a Área de Compras com Tecnologia e Inovação

Transformando a Área de Compras com Tecnologia e Inovação Com...

Entrevista com Ramon Farias

Entrevista com Ramon Farias O Blog na Garage entrevistou o...

Recursos Humanos e a Evolução do ESG

Recursos Humanos e a Evolução do ESG Você já se...
spot_imgspot_img
Raphael Soares
Raphael Soares
Profissional com +de 16 anos de carreira desenvolvida nas áreas de Supply Chain e Procurement em diferentes indústrias tais como Aerospace, Oil&Gas, Química e Tintas. Sólida experiência em Gestão de Equipes, Negociação, Geração de Savings, TCO, Strategic Sourcing, Desenvolvimento de Fornecedores Locais e Internacionais, Auditorias e Comércio Exterior. Vivência em processos de importação e atuação em empresas de diferentes portes e segmentos, como aerospace, petróleo e gás, química e coatings.    

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui