Uma experiência de Strategic Sourcing na Indústria de Coatings

Uma experiência de Strategic Sourcing na Indústria de Coatings

Olá, amigas e amigos.

Hoje venho dividir um pouco da minha experiência em Strategic Sourcing com vocês.

Em 2012 quando iniciei meu excelente desafio em uma multinacional norueguesa como Comprador Sênior, onde minha principal incumbência era conseguir a homologação de mais 350 matérias-primas para sua 1ª fábrica na América Latina, a ser inaugurada 2 anos mais tarde.

A tarefa era desafiadora, mas o que não é desafiador para compradores no Brasil, não é meus amigos?

O primeiro passo foi receber a lista de todos os materiais e a fazer a divisão por categorias. Não havia R&D (Laboratório de Desenvolvimentos) no Brasil, então o contato era diário com eles na matriz norueguesa, com direito a MUITA tradução de especificação técnica, aprendizado de requisitos de secagem, temperatura e afins, além da proximidade com Vendas, Planejamento (análise de demanda) e Operações (logística) para certificação que a compra futura seria o melhor para todos.

Feita a coleta de dados inicial, o plano foi identificar potenciais fornecedores na América do Sul, focando principalmente no Brasil. Aí eu trago um fato específico para vocês sobre a indústria de Coatings (Tintas): Muitos dos fornecedores nacionais simplesmente não passavam nem na triagem inicial, ou seja, as especificações dos fornecedores não eram aprovadas. Problema da pouca tecnologia de nossa indústria. Com isso, tinha que voltar meus olhos para Europa e Ásia principalmente.

Após a aprovação técnica de cada matéria-prima, ou blocos de matérias-primas com um determinado fornecedor, iniciava-se a negociação para que não precisássemos de compras spot quando a fábrica iniciasse no futuro. Entretanto, em alguns casos isolados, percebemos que era vantajosa sim a compra spot mensal de algumas commodities, ou seja, “live it, learn it”.

Vale lembrar que esse processo de homologação trouxe muitas auditorias a várias plantas, reuniões, entrega de documentação e finalmente a tão importante celebração de acordos. Como resultado, após reporte mensal das matérias-primas homologadas por longos 24 meses, provoquei a sensação de alívio no Corporativo Global de Compras e no Board da empresa, pois essa etapa vital foi cumprida praticamente um ano antes da inauguração da fábrica.

Minha satisfação pessoal foi premiada com uma promoção a Supervisor de Compras, e agora um novo passo importante: a implementação do setor de Procurement (quem sabe tema para um próximo artigo).

Profissionais, continuemos estratégicos e contando uns com os outros, com nossos colegas de outras área e fornecedores. Esse projeto foi árduo, me dá orgulho, mas não foi feito sozinho. Aproveito para agradecer a todos que me ajudaram na jornada.

 

 

 

Raphael Soares
Profissional com +de 16 anos de carreira desenvolvida nas áreas de Supply Chain e Procurement em diferentes indústrias tais como Aerospace, Oil&Gas, Química e Tintas. Sólida experiência em Gestão de Equipes, Negociação, Geração de Savings, TCO, Strategic Sourcing, Desenvolvimento de Fornecedores Locais e Internacionais, Auditorias e Comércio Exterior. Vivência em processos de importação e atuação em empresas de diferentes portes e segmentos, como aerospace, petróleo e gás, química e coatings.    

ARTIGOS RELACIONADOS

spot_img

MAIS ARTIGOS

7 passos para se ter sucesso no Strategic Sourcing

7 passos para se ter sucesso no Strategic Sourcing Como você desenvolve e nutre parcerias...

Qual a diferença entre TOTAL COST OF OWNERSHIP e...

Qual a diferença entre TOTAL COST OF OWNERSHIP e COST BREAKDOWN? TOTAL COST OF OWNERSHIP...

Quer tirar ideias do papel profissional de Compras? Conheça...

Quer tirar ideias do papel profissional de Compras? Conheça os métodos de Elon Musk! Quer...

As competências essenciais do comprador estratégico – Gestão do...

As competências essenciais do comprador estratégico - Gestão do Tempo No artigo anterior, Comprador Estratégico...

COMPRAS – Uma das áreas mais estratégicas da sua...

COMPRAS – Uma das áreas mais estratégicas da sua empresa! Compras ou Suprimentos, mais conhecidos...

Procurement e Purchasing – Quais são as diferenças?

Saiba por que Procurement e Purchasing não são a mesma coisa e como suas...

MAIS ACESSADOS

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui