Você está emburrecendo e a culpa é só sua!

Você está emburrecendo e a culpa é só sua!

Talvez você não perceba, mas somos a média das cinco pessoas com quem passamos a maior parte do tempo.

Assim, se você quer se desenvolver e deixar de “emburrecer”, precisa estar cercado de pessoas que o capacitem e o ajudem em seu desenvolvimento pessoal e na conquista de seus objetivos.

O Lean ataca alguns desperdícios mas na minha opinião o maior desperdício que deve ser atacado é o de pessoas. E é sobre isso que queria bater um papo com você hoje:

A subutilização do seu talento é um baita desperdício sabia? Seu talento é o maior ativo de sua vida e subutiliza-lo pode ser o maior desperdício possível.

Vai ter uma galera que vai te falar que talento é dom, essa mesma galera provavelmente não deu em nada e quer que você fique no mesmo “barco” que eles.

Vão querer que você pense igual a eles. Enxergar diferente? Nem pensar…

Parafraseando Nietzsche:

“A maneira mais eficaz de emburrecer uma pessoa é ensiná-lo a admirar aqueles que pensam como ele e não os que enxergam de uma forma diferente”

E sabe qual a consequência lógica de não pensar? Seguir os outros! Aí você abre mão de tomar decisões sozinho e traçar seu destino.

Será que o que estou falando esta fora da realidade que vivemos?

Pensar é um trabalho árduo, não é atoa que isso não se ensina nas escolas. Lá aprendemos a passar na prova, você não precisa pensar pra fazer isso! E, enquanto isso, o talento esta sendo desperdiçado.

Talento é algo que se adquire e tem a ver com obtenção de conhecimento e inteligência. A partir desse ponto de vista, o talento é resultado do esforço para adquiri-lo e do treinamento para desenvolvê-lo.

Você tem que se esforçar para desenvolver e aplicar seus talentos, a fim de fornecer o máximo de valor possível para o mundo.

Se você não cria valor, alguém tem que fazer isso por você.

Eliminar este desperdício, permite que você invista em si mesmo e desenvolva seus conhecimentos, habilidades, competências e por aí vai…

Veja bem, não estou aqui falando sobre o desperdício que muitas empresas assumem em não investir em você, estou falando do desperdício que é você, simplesmente, aceitar este fato como verdade absoluta e não fazer nada diferente pra mudar isso.

Se você quer viver uma vida extraordinária e alcançar o verdadeiro sucesso, você precisa estar pronto para trabalhar duro e sair da inercia. (não existe almoço de graça!) Deixar de lado essa mentalidade mediana e ir construir algo que vale a pena compartilhar, que agregue valor.

E antes de encerrar, eu gostaria de contar uma história incrível que pode te ajudar:

Há 2 anos atrás, voltei ao colégio onde estudei até a 8ª série (hoje acho que é o 9° ano) e levei um choque porque parecia que eu tinha voltado no tempo, 20 anos atrás.

Não, não era bacana! O colégio (público) parou no tempo, professores lutando para dar um futuro aos alunos (conversei com uma que era da época em que eu estudei lá e faziam aquilo por amor, pois receber seus salários não era algo fácil), e dentre os alunos que participaram da palestra que dei, estava uma aluna que sonhava em ser arquiteta.

Mas como isso era possível se faltando 2 meses para o ENEM eles estavam a pelo menos 8 sem aulas de matemática???

Esta aluna vendia coxinhas de chocolate com morango para pagar um professor particular para prestar vestibular… Ela estava escrevendo sua história!

Quantos talentos foram desperdiçados naquele ano? Quantos talentos tem sido desperdiçados todos os anos? Temos sempre duas escolhas aceitar ou resistir.

Nosso destino não é definido pelo que dizem que seremos, nosso talento pode até não ser nutrido por outros, mas quando resolvemos fazer algo por nós mesmos, conseguimos atingir o inimaginável. (Ela está cursando arquitetura na UFF)

E, parafraseando outro filósofo (Confúcio):

“Os que reclamam de como a bola quica, provavelmente são os que não sabem arremessa-la.”

Fundador da Eyesight X | + posts
spot_imgspot_img

Receber Newsletter

Artigos Relacionados

Recursos Humanos e a Evolução do ESG

Recursos Humanos e a Evolução do ESG Você já se...

Não economize em sua carreira

Não economize em sua carreira Profissional de compras, o ano...

A Importância Vital de um CPO para o Sucesso em Procurement

A Importância Vital de um CPO para o Sucesso...

Desmistificando a Matriz Kraljic em Compras

Desmistificando a Matriz Kraljic em Compras: Um Guia Essencial...
spot_imgspot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui