5 estratégias para Compras e Contratações para a área de Marketing!

5 estratégias para Compras e Contratações para a área de Marketing!

Tem muito comprador que tem medo da carteira de Marketing! Isso não somos nós que estamos falando… “Estudos” apontam que 7 a cada 10 compradores já choraram no banheiro da empresa na hora de assumir um evento ou a compra de brindes!

Esse choro vem por conta do ego de alguns clientes internos. Fica tranquilo, a gente te entende!

Mas nem só de choro se vive um comprador de Marketing. Apesar dos pesares, com uma boa estratégia você pode desenvolver sua marca pessoal dentro da companhia.

Construir uma marca pessoal dentro de uma empresa é importante para se destacar e alcançar o sucesso profissional. 

Aqui estão algumas dicas para começar:

  1. Defina sua identidade: Pense sobre suas habilidades, conhecimentos e valores que deseja transmitir. Identifique o que o torna único e destaque essas características. 
  2. Seja autêntico: Seja você mesmo e mostre sua personalidade nas interações com os colegas e superiores. A autenticidade ajuda a criar conexões genuínas e duradouras.
  3. Invista em relacionamentos: Construa e cultive relacionamentos dentro da empresa. Isso pode ser feito por meio de networking, participação em projetos colaborativos e estabelecendo conexões significativas com colegas e superiores. 
  4. Comunique seus pontos fortes: Identifique seus pontos fortes e busque oportunidades para aplicá-los no ambiente de trabalho. Seja proativo em compartilhar suas ideias e contribuições nas áreas em que se destaca.
  5. Desenvolva suas habilidades: Esteja em constante aprendizado e aprimoramento. Busque cursos, treinamentos e outras oportunidades de desenvolvimento profissional que estejam alinhados com seus objetivos de carreira.
  6. Seja proativo: Demonstre iniciativa e esteja aberto a aprender constantemente.
  7. Assuma responsabilidades extras: Esteja disposto a assumir desafios e responsabilidades adicionais. Isso demonstrará sua dedicação e comprometimento com a empresa.
  8. Seja um solucionador de problemas: Mostre que você é capaz de enfrentar e resolver problemas de forma eficaz. Seja proativo na busca de soluções e demonstra resiliência diante dos obstáculos.
  9. Mostre resultados: Ações falam mais alto que palavras. Trabalhe para alcançar resultados tangíveis e demonstre seu valor através das realizações.

Lembre-se de que a construção de uma marca pessoal sólida leva tempo e esforço. Seja consistente e persistente em suas ações para obter os resultados desejados.

A gente trouxe esses pontos para você conseguir identificar a importância de desenvolver de forma genuína suas atividades no dia a dia. Não é apenas sobre atender uma demanda, é sobre a construção de uma carreira. Carreira é algo que ninguém tira de você. Onde estiver, será lembrado. 

Mas… e para as atividades do escopo de atendimento de uma carteira de Marketing? Existe estratégia para ser mais eficiente e com isso entregar o seu melhor?

Tem! Papel e caneta na mão, que a gente vai desvendar os mistérios dessa carteira tão temida, mas, também tão potente!

1 – Planejamento das demandas junto com o MKT

Antes de iniciar o processo de compras, podemos pensar no planejamento das demandas, como na maior parte das empresas já tem um calendário preestabelecido de eventos, feiras, etc. nós como compradores podemos fazer reuniões de planejamento para definição de cronogramas de entrada da demanda no departamento, definição do escopo, alinhamento das estratégias da companhia com a aquisição, definição da lista de fornecedores.

2 – Definir metas e requisitos claros

É fundamental estabelecer metas e requisitos específicos para a área de marketing. Isso ajudará a direcionar suas decisões e a encontrar os fornecedores ou profissionais adequados, prazos de entrega, etc. É uma carteira com muita particularidade e especificações e é necessário atender esses detalhes.

3 – Pesquisar e comparar fornecedores

Essa etapa é uma das mais importantes, a compra de uma garrafa ou um chaveiro pode se tornar um problema se a sua relação com o seu fornecedor não estiver bem estruturada. Realize uma pesquisa extensiva para identificar e comparar diferentes fornecedores de serviços de marketing.

Considere seus históricos, portfólios, avaliações e preços para tomar uma decisão informada. “Olhar para o lado” pode te ajudar nessa. Sabe aquele evento ou produto da concorrência que você acha lindo? Que tal fazer uma pesquisa para descobrir de onde veio?

4 – Solicitar propostas ou cotações

Ao selecionar fornecedores, solicite propostas comerciais e técnicas detalhadas que incluam as soluções oferecidas, o escopo do trabalho, os prazos e os custos envolvidos. Isso permitirá uma análise comparativa e uma negociação mais eficaz.

Nessa etapa, um cronograma, fotos dos produtos ou amostras grátis para uma avaliação mais detalhada do cliente interno pode te ajudar. Às vezes, uma reunião demonstrativa também ajuda… Lembre-se que não basta só o fornecedor falar, é importante que ele prove a qualidade e a entrega dos serviços e/ou produtos. 

5 – Avaliar experiência e referências

Ao contratar profissionais de marketing, leve em consideração sua experiência, histórico de trabalho e referências. Isso ajudará a garantir que você esteja contratando pessoas qualificadas e confiáveis.

A gente tem certeza que você conhece um outro comprador da sua área que pode trocar figurinhas com ele, sem deixar o compliance de lado.

É tipo analisar as avaliações do google, mas com uma pessoa. Não é garantia que se deu certo para ele, vai dar certo para você, mas, já é meio caminho andado nessa busca por qualidade e “perfeição”.

6 – Negociar contratos e acordos

Antes de finalizar qualquer compra ou contratação, revise atentamente os contratos e acordos propostos. Certifique-se de que todos os aspectos importantes estejam documentados, como escopo, prazos, condições de pagamento e direitos de propriedade intelectual.

O boca a boca funciona até um determinado ponto. Quando a gente fala da contratação e compra de Marketing, é importante que você esteja resguardado de todas as coisas.

Imprevistos vão acontecer, mas, esses acordos vão te ajudar a identificar a quem buscar para solucionar os possíveis problemas e a cobrar o que é de direito. 

Por fim, mantenha uma comunicação ativa com a equipe de marketing e os demais envolvidos no processo.

Compartilhe informações sobre as necessidades da área, esteja aberto para sugestões e feedbacks, e busque sempre aprimorar e atualizar seus conhecimentos sobre o mercado de marketing. Estar junto desse cliente interno e entender as necessidades deles faz toda diferença.

Jean Durval
Top Voice & Linkedin Creator | Engenheiro | Comunicador Social | Palestrante | Supply Chain | Procurement | Suprimentos | Compras | Gestão de Projetos | Diversidade & Inclusão | ESG | Sustentabilidade | + posts

Um ator que trabalha com Supply Chain ou um Comprador que faz teatro?

1º TOP Voice da área de Suprimentos & TOP 100 Creator Brasil 2022 - Selecionado pela plataforma e participante da 2º Turma da Academia Itaú de Criadores, que é um projeto entre Itaú Unibanco e a YOUPIX.

Prazer, eu sou Jean Durval. Um Engenheiro de Produção, Pós graduado em Gerenciamento de Projetos e em Cidades Inteligentes e Sustentáveis, com mais de 13 anos de carreira na área Supply Chain e Procurement. Sou certificado em Diversidade e Inclusão nas Organizações pela PUC, onde venho desenvolvendo um trabalho voltado para a Diversidade de Fornecedores dentro das empresas. Expertise em compras, orçamentos, projetos, planejamento estratégico, logística, indicadores, gestão de fornecedores, administração de contratos, compliance, auditoria, importação e exportação, assegurando o cumprimento dos critérios e qualidade requerida.

Paloma Lopes
Profissional de Compras Sênior | Gestão em Compras | Conteudista | Website | + posts

Profissional com especialização em Gestão em Logística Empresarial pela FAAP e Administração de Materiais e Compras pela Fundação Vanzollini, com mais de 24 anos de experiência na área de Compras e Suprimentos, atuando em empresas nacionais e multinacionais de grande porte, destacando-se os segmentos de Confecção, Construção Civil, Logística, Indústria de Cimentos, Serviços e Indústria Automotiva. Expertise em compras diretas e indiretas de materiais, equipamentos e serviços. Experiência consolidada em planejamento de demanda, análise de suprimentos, controle de estoque, MRO e strategic sourcing. Forte atuação com gestão de budget, relacionamento, desenvolvimento e homologação de fornecedor, bem como a condução de negociações estratégicas. Sólido conhecimento em elaboração de relatórios gerenciais, acompanhamento de indicadores de desempenho e apresentação de resultados. Profissional altamente capacitada para gerir e liderar pessoas, atuando com liderança de equipe direta. Profissional dinâmica, com iniciativa, facilidade de aprendizado e de bom relacionamento interpessoal, dedicada às funções, focada em resultados e redução de custos.

spot_imgspot_img

Receber Newsletter

Artigos Relacionados

FRAME AGREEMENT – Conceitos Fundamentais Parte 3

FRAME AGREEMENT – Conceitos Fundamentais Parte 3 Nos dois primeiros...

Podemos ir além de pedir descontos e negociar estrategicamente!

Podemos ir além de pedir descontos e negociar estrategicamente! Embora...

FRAME AGREEMENT – Conceitos Fundamentais Parte 2

Implementação do FRAME AGREEMENT – Conceitos Fundamentais Parte 2 No...

FRAME AGREEMENT – Conceitos Fundamentais – Parte 1

FRAME AGREEMENT – Conceitos Fundamentais - Parte 1 FRAME AGREEMENT...

Compras baseadas em inteligência artificial: A Revolução

Compras baseadas em inteligência artificial Como a automação e o...
spot_imgspot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui