Comprador, quem te compra?

Comprador, quem te compra?

Comprar parece já estar no sangue do comprador. Mas a pergunta que fica é: se você sabe comprar, sabe também se vender?

Para isso, precisamos entender o que faz também um grande “vendedor” da sua própria história quando precisa se vender numa entrevista.

Será que você consegue contar e explicar por que é a melhor “compra”?

Você já sabe que o processo de compra é um gargalo na maioria das empresas. Muitas vezes, é burocrático, demorado. O que um comprador tem de habilidades e histórias que podem ajudar a se destacar?

A “venda” do comprador no mercado de trabalho é estratégica: fundamental entender a cabeça do “comprador” do seu passe.

Portanto, esteja atento em rodas de networking e entrevistas para um novo desafio:

1 – Fale de números

Números vendem e números e percentagens que refletem economia são lembrados mesmo depois da entrevista.

Traga números que conquistou durante sua história como comprador. Mostre suas “credenciais” de bom comprador nas empresas onde trabalhou e desafios que enfrentou para reduzir valores e ampliar fornecedores.

2 – Encante

Quem vende, precisa encantar. Quando se está do outro lado da mesa, é preciso entender o olhar de quem te compra, criar o famoso rapport e buscar referências em comum. Que tal buscar contatos em comum que possam falar de sua carreira, dos seus pontos altos, citar suas grandes “compras” e parcerias?

Trazendo essas informações para o momento de entrevista, você demonstra que estudou a pessoa, se interessou pelo que faz e quem conhece e, finalmente, consegue estreitar mais o relacionamento.

Como dizemos hoje em dia: encantar é sobre isso.

3 – Comunique o que deseja

Clareza na comunicação é essencial, pois facilita o entendimento do “comprador” e suas necessidades. Neste caso, a figura do comprador é quem entrevista você e quer te contratar.

Não adianta você vender laranja se a empresa que contrata você quer comprar banana e pera.  Às vezes podem até ter a mesma cor, textura e aparência, mas o sabor é diferente.

Você, nesta posição como “vendedor” precisa criar uma relação direta e próxima. Isso exige um nível de comunicação que gere empatia. Envolver o “comprador” com as “frutas” que ele procura.

O entrevistador deve sentir que existe um especialista do outro lado da tela, da linha ou da mesa que entende do que fala e cuidará muito bem de seus novos desafios.

Se todos esses pontos estiverem claros e entendidos, pode ter certeza de que sua venda será assertiva.

E isto significa que assimilou o conceito de negociação ganha-ganha dentro do processo de contratação.

O ganha-ganha não é apenas importante no dia a dia do trabalho. É essencial aplicar na autopromoção – de um bom trabalho realizado – para que você alcance, definitivamente, seus objetivos profissionais.

 

 

Vera Lorenzo
Inspiring and motivation people to the learning process and transformation is my goal. I founded Fala Company in the Netherlands in 1991 and in Brazil in 1997. We work with language training, Coaching, Leadership training, Team Building, Design Thinking, LinkedIn and all innovative training to help companies and its employees. Our main clients: Michelin, Coca Cola, GE, Saipem, Voltalia, Sascar, Wintershall, CHC, SODEXO, Ball, Warner Music, Farmoquímica, Universal Music, FCC, Venha pra Nuvem, Altera, Petrobras, Fiocruz, PGS, SulAmerica, e muitos outros.  

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