As 10 habilidades para profissionais de compras se tornarem especialistas

As 10 habilidades para profissionais de compras se tornarem especialistas

Geralmente se concentram em duas coisas: garantir a entrega de bens e serviços e manter os custos o mais baixo possível.

Embora essas responsabilidades certamente não estejam desaparecendo tão cedo, haverá um chamado para essas equipes preencherem outras funções dentro da empresa.

As equipes de compras têm a oportunidade de se tornarem profissionais estratégicos e adaptáveis ​​com um conjunto totalmente novo de habilidades em sua caixa de ferramentas.

Essas são algumas das habilidades do especialista em compras que serão mais valiosas nos próximos anos e a Procurement Garage está aqui para te ajudar nessa jornada.

1 – Habilidade de Especialista em Compras  – Gerenciar Riscos Holisticamente

Embora os oficiais de compras já estejam fortemente envolvidos na previsão, gerenciamento e mitigação de riscos, a abordagem do gerenciamento de riscos de compras está mudando.

As equipes de compras agora precisam ver a conformidade como um foco mais holístico, gerenciando a exposição total ao risco, os investimentos em mitigação de risco e os preços de transferência de risco.

O gerenciamento de risco precisa se expandir em toda a organização com estruturas de governança que garantam que todos os departamentos estejam completamente integrados.

Os acordos de uma empresa provavelmente precisarão ser reexaminados e potencialmente reformulados para reduzir a exposição geral ao risco, além de garantir que a maneira como esses contratos são gerenciados seja segura.

A visão de risco de um oficial de compras deve se tornar abrangente à medida que o mundo dos negócios se torna digitalizado e se move mais rapidamente.

2 – Melhorar a sustentabilidade

Onde as compras antes eram focadas principalmente no simples gerenciamento de custos, os oficiais de compras agora precisam criar cadeias de suprimentos sustentáveis.

A sustentabilidade do fornecimento parece fornecedores estáveis ​​com negócios consistentes e estáveis.

O uso e a reutilização contínuos são importantes não apenas para economia de custos, mas também para benefícios econômicos e comerciais.

A transição do simples consumo para uma economia mais circular melhorará as relações comerciais entre as empresas, promoverá o crescimento da entidade corporativa em geral e trará um padrão sustentável de compras que pode ser levado para o futuro.

3 – Melhorar o relacionamento com fornecedores

Uma parte integrante do estabelecimento de uma cadeia de suprimentos sustentável é melhorar as relações que uma empresa tem com seus fornecedores.

As habilidades dos especialistas em compras já estão envolvidas no estabelecimento e manutenção de relações com fornecedores, mas os relacionamentos estendidos e a confiança se tornarão mais críticos com compras sustentáveis.

Relacionamentos bons e contínuos aumentam as chances de bons negócios e qualidade, ao mesmo tempo em que diminuem o risco da cadeia de suprimentos.

4 – Participe de um mercado global

A economia digital hoje incentiva empresas novas e inovadoras a se erguerem em todo o mundo.

Um oficial de compras eficaz não apenas manterá os olhos abertos para essas organizações em escala global, mas também aprenderá o melhor método para lidar com fornecedores internacionais.

A localização e a compreensão da cultura e do idioma são elementos críticos que ajudarão as empresas a se expandirem em nível internacional.

5 – Envolva Novas Tecnologias

Com tantas empresas em transição para fluxos de trabalho digitais, os especialistas em compras precisam ter habilidades em  tecnologia atualizada para realizar seu trabalho com eficiência.

Essa tecnologia incluirá software de gerenciamento de risco, plataformas de gerenciamento do ciclo de vida do contrato, análise de gastos, geradores de relatórios e muitos outros.

Estar familiarizado com essa tecnologia agilizará o processo de aquisição , melhorará a colaboração entre departamentos e outras empresas e resultará em estratégias de aquisição mais eficientes e eficazes.

6 – Desenvolver habilidades financeiras

Trabalhar como ESPECIALISTA em Compras exige um conjunto de habilidades versátil, incluindo lidar com as finanças adequadamente.

A ligação entre finanças e compras precisa ser mais forte do que nunca, com profissionais de compras servindo como uma ajuda estratégica para finanças e tendo uma compreensão firme dos princípios financeiros que regem sua empresa.

Os processos de negócios estão se movendo mais rapidamente, o que significa que as compras também precisam se mover com eficiência e poder contar com seu próprio conhecimento, além da experiência de finanças.

7 – Liderar em Inovação

Embora os oficiais de compras não sejam chamados para desenvolver novas tecnologias, eles devem estar cientes dos desenvolvimentos em engenharia, design e produto. Eles vão querer estar cientes de quais são os melhores produtos no mercado.

Entender qual nova tecnologia é mais útil para a empresa – e depois adquirir essa tecnologia – ajudará a empresa dos profissionais de compras a desenvolver inovações e competir no mercado hoje.

8 – Colabore de forma eficaz

A colaboração externa e interna é cada vez mais importante à medida que as empresas se tornam mais conectadas.

Esses esforços colaborativos serão cruciais para que as equipes de compras entendam quais são os bens necessários para sua própria empresa, quais bens e serviços são os melhores, como gerenciar efetivamente seu tempo e contratos e como terceirizar adequadamente certas funções chave de uma empresa.

A sinergia criada pela comunicação interdepartamental aumentará a produção, as vendas, a receita e a eficiência geral da empresa.

9 – Aumente a transparência

Os profissionais de compras precisam ser experientes no domínio das relações públicas. Devido às leis de mídia social e transparência, incluindo as leis SOX – Sarbanes-Oxley que regem o controle interno, as práticas de compras precisam ser facilmente acessíveis, rastreáveis ​​e explicáveis.

A utilização de tecnologia de gerenciamento de contratos, softwares, software de compras como o Coupa e outras soluções digitais aumenta a transparência em uma empresa, tornando os registros facilmente disponíveis com uma trilha de auditoria completa.

As equipes de compras precisam ser capazes de navegar efetivamente nas discussões com consumidores, reguladores e imprensa, além de seus fornecedores atuais.

10 – Analisar os principais indicadores de desempenho (KPIs)

Uma vez que as informações tenham sido coletadas, sejam de fontes internas ou externas, os profissionais de compras devem melhorar sua capacidade de lidar e analisar os KPIs.

Os KPIs indicam o nível de desempenho de uma empresa – seja a própria empresa do oficial de compras ou um fornecedor que está pesquisando).

Se o especialista em compras estiver pesquisando uma entidade externa, os KPIs serão um importante indicador de risco.

Se a empresa tiver um histórico ruim de atingir suas metas ou não conseguir atender ao KPI padrão, essa empresa poderá representar um risco maior.

Compreender os KPIs continuará a ser um método importante para melhorar o gerenciamento de riscos no futuro, tanto internamente, à medida que a organização cresce, quanto externamente, à medida que a lista de fornecedores se expande.

À medida que a face dos negócios continua a mudar, novas habilidades de aquisição devem ser adotadas. Ao estar ciente dessas áreas em compras e necessidades futuras, as equipes de compras podem se posicionar estrategicamente para otimizar o sucesso do negócio.

CEO at Procurement Garage | leonardo.alexander@procurementgarage.com | + posts

Mais de 30 anos de experiência sendo Head de Suprimentos na AmBev/AB-InBev, P&G (Consumer Goods), B. Braun (Farma) e LATAM Head of Supply Chain Planning & Performance na BP (British Petroleum).

Graduado em comércio exterior, extensão pela Columbia University e MIT ACE Program.

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Leonardo Alexander
Leonardo Alexander
Mais de 30 anos de experiência sendo Head de Suprimentos na AmBev/AB-InBev, P&G (Consumer Goods), B. Braun (Farma) e LATAM Head of Supply Chain Planning & Performance na BP (British Petroleum). Graduado em comércio exterior, extensão pela Columbia University e MIT ACE Program.

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