Líderes 4.0 – O que as empresas estão buscando?

Líderes 4.0 – O que as empresas estão buscando?

O mundo está passando por um momento histórico. Estamos tendo a oportunidade de vivenciar uma fantástica revolução, que traz impactos nos modelos de negócios, nas relações sociais, no meio ambiente, na educação, na saúde e em muitas áreas com as quais nos relacionamos no nosso dia a dia.

Acrônimos como VUCA e BANI tentam demonstrar que o mundo está mais volátil, incerto, complexo, ambíguo, frágil, ansioso, não linear e incompreensível.

Ufa…. o mundo está o tempo todo mudando, e eu entendo que isto sempre foi assim. O que ocorre é que, na minha opinião, tivemos um aumento na velocidade das mudanças e, isto nos traz grandes desafios e é claro, inúmeras oportunidades.

Neste sentido, é importante que cada um de nós entenda estas mudanças e, principalmente, como se adequar a elas (ou a algumas delas).

Venho aprendendo que precisamos aprimorar algumas competências como líderes. Por isso, neste artigo eu trouxe, a minha visão, sobre como podemos desenvolver as principais competências para nos tornarmos um líder 4.0

1 – SENSO DE PROPÓSITO

Propósito é a intenção (de fazer algo). Ter clareza sobre algo que se busca alcançar.

O líder precisa ter e transmitir uma visão clara do propósito, inspirando a equipe a se engajar nele. A palavra-chave aqui é inspirar a equipe!!!

Pode ser que o propósito seja tornar a área de logística ainda mais estratégica e formar um time ainda mais forte.

O importante é que o propósito seja claro para todos e que a equipe esteja comprometida com este propósito.

2 – COMUNICAÇÃO

Sabemos que ruídos na comunicação são desastrosos. Por isso o desafio do líder é manter a conectividade com a equipe (principalmente as que não estão fisicamente juntas)

É importante ressaltar que temos equipes que não estão fisicamente juntas, que as equipes são mais autônomas e que, nossos times felizmente possuem mais diversidade (Idade, Cultura, Hábitos).

Por isso, minhas recomendações para os líderes é de que as mensagens sejam claras e objetivas

Escolher bem o canal de comunicação (para o time da operação uma reunião no meio do CD poderá ser mais eficaz que um e-mail

3 – FAZER BOAS PERGUNTAS

Uma boa pergunta é grande parte da solução.

Por isso, o líder precisa desenvolver a competência e a habilidade de fazer boas perguntas

Veja o exemplo de pergunta que pode ser melhorada: As entregas estão atrasadas por causa do acúmulo de carga não é mesmo?

Agora o exemplo de uma pergunta em que você permitirá que a equipe ajude a encontrar a solução: O que podemos fazer para reduzir o atraso nas entregas?

Ao longo de minha jornada, tenho aprendido que para fazer boas perguntas é importante exercitar a escuta ativamotivar o time a falar abertamente e, ter cuidado com censura de ideias 

4 – FLUÊNCIA NO AMBIENTE DIGITAL

O líder precisa conhecer, aprender, selecionar e incorporar as novas tecnologias em seu dia a dia.

É importante entender como ajudar a transformação digital do negócio em que está envolvido

A tecnologia é uma das maiores aliadas da logística. Mas cuidados com os modismos hein.

5 – MUDANÇA DE MINDSET

O líder precisa pensar muito além do uso de novas tecnologias

Mudar o mindset tem a ver com valores, princípios, práticas e forma de enxergar as situações com as quais nos deparamos

Precisamos ter um mindset criativo, flexível, e para isso, precisamos estar dispostos a tentar, errar, aprender, tentar, errar, aprender …..

Por exemplo em um projeto voltado para reduzir o custo de frete em uma indústria de produto de limpeza podemos ter duas formas de olhar para a situação:

  • Tradicional: Renegociando o preço com a transportadora (normal)
  • Não tradicional: Repensando o conceito do produto e enviando produto concentrado em que a água (muito peso e espaço) passa a ser adicionado no cliente

6 – SER ÁGIL

Primeiramente é importante entendermos que ser ágil é diferente de ser rápido.

Agilidade está relacionada com o tempo de resposta a mudança, adaptação, facilidade de se ajustar ao cenário, capacidade de se reorganizar.

Então, quando nos deparamos, por exemplo com as limitações de entrega nos grandes centros, se formos rápidos, iremos colocar mais veículos na entrega, podemos ajustar os horários de saída, aumentar o número de ajudantes ……

Se formos ágeis, iremos pensar em novas formas de entrega como por exemplo lockers.

7 – MENTOR DE TALENTOS

Pessoas, pessoas, pessoas.

É importante que o líder entenda da estratégia, da tática e da operação logística. Mas é importante que ele entenda de pessoas.

É importante que o líder entenda de tecnologia. Mas ele precisa entender de pessoas.

O líder precisa dedicar tempo para conhecer os talentos de sua equipe

Dedicar tempo para atrair, reter, desenvolver e, motivar os talentos de sua equipe

8 – EQUIPES MULTIGERACIONAIS

Cada vez mais teremos em nosso time pessoas de gerações diferentes, o que é essencial para agregar visões diferentes frente aos desafios enfrentados.

Então o líder precisa procurar entender o melhor que cada geração pode trazer de contribuição

9 – ENTENDER BEM A DOR ANTES DE PARTIR PARA A SOLUÇÃO

Em logística, ao nos depararmos com um problema, é meio que automático já querer partir para a solução

Respire fundo e procure entender a dor do cliente (da persona) e, separe a causa do efeito

Entender para atender é sempre uma boa opção.

10 – ETERNO APRENDIZ

Vivemos em um mundo em constante mudança. Por isso, é muito importante que o líder esteja disposto a aprender todos os dias.

E para isso, é importante ter humildade em reconhecer que você (líder) precisa se desenvolver continuamente.

Não tenha vergonha de pedir ajuda aos seus pares, à sua equipe, aos seus colegas.

Caramba… ser um líder demanda várias competências não é mesmo.

Agora, pare um instante e faça uma rápida reflexão: Quantas dessas competências você já tem desenvolvido?

ARTIGOS RELACIONADOS

spot_img

MAIS ARTIGOS

7 passos para se ter sucesso no Strategic Sourcing

7 passos para se ter sucesso no Strategic Sourcing Como você desenvolve e nutre parcerias...

Qual a diferença entre TOTAL COST OF OWNERSHIP e...

Qual a diferença entre TOTAL COST OF OWNERSHIP e COST BREAKDOWN? TOTAL COST OF OWNERSHIP...

Quer tirar ideias do papel profissional de Compras? Conheça...

Quer tirar ideias do papel profissional de Compras? Conheça os métodos de Elon Musk! Quer...

As competências essenciais do comprador estratégico – Gestão do...

As competências essenciais do comprador estratégico - Gestão do Tempo No artigo anterior, Comprador Estratégico...

COMPRAS – Uma das áreas mais estratégicas da sua...

COMPRAS – Uma das áreas mais estratégicas da sua empresa! Compras ou Suprimentos, mais conhecidos...

Procurement e Purchasing – Quais são as diferenças?

Saiba por que Procurement e Purchasing não são a mesma coisa e como suas...

MAIS ACESSADOS

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui