O Profissional de Suprimentos pós pandemia

O Profissional de Suprimentos pós pandemia

Como profissional de suprimentos há muitos anos, confesso que em inúmeras ocasiões dizer que atuava no Setor de Compras era um pouco constrangedor.

Diferente do Departamento Comercial, onde se concentram as estratégias e as tomadas de decisão da empresa, onde se comemora a conquista de um novo cliente e se estoura Champagne quando as metas são batidas, lembro da área de Compras sendo tratada apenas como suporte e seus líderes não passando de meros provedores de informações sobre custo, ordens de compras e prazos de entrega.

profissional de suprimentos somente se fazia notar, e negativamente, quando alguma das três responsabilidades anteriores saia diferente do esperado.

Por muito tempo as lideranças pouco percebiam que, para atender às necessidades da empresa, o profissional de suprimentos precisava entender o mercado, manter-se atualizado com as mudanças, analisar riscos, prever e prevenir-se de possíveis impactos.

Era irrelevante que esse profissional precisava desenvolver-se em diversas disciplinas e especialidades como Administração, Economia, Jurídica, Finanças e Tributos, entre outras, para atender às expectativas dos requisitantes. No fundo, o que se valorizava era preço e prazo.

Depois de algum tempo, as empresas perceberam o profissional de suprimentos como agente de valor que contribui diretamente na obtenção de vantagens competitivas.

Assim, dispuseram-se a investir na capacitação do setor de compras com práticas de gestão modernas, para que seus líderes desenvolvessem capacidade de análise crítica e habilidades para aderir-se às estratégia da organização.

Para isso, passaram a incluir na mesa de discussões estratégicas um provedor de inteligência de mercado trazendo fatos e dados que suportam o direcionamento da companhia.

Passado esse momento de capacitação e valorização do profissional de suprimentos, as novas tecnologias pediram passagem trazendo a necessidade de treinamento e desenvolvimento constante.

E somado a essa revolução digital, onde tudo muda o tempo todo e estar antenado às atualizações é questão de sobrevivência, vivemos agora um período de muitas incertezas.

Devido à pandemia do Covid-19, o profissional de suprimentos precisará rever suas habilidades e reciclá-las, bem como outras deverão ser desenvolvidas.

Além de estar focado e amplamente informado sobre toda a cadeia de suprimentos e mercado, globalmente, caberá ao profissional de suprimentos conhecer profundamente como a companhia pretende direcionar seus negócios e onde quer estar inserida pós pandemia.

Para isso, espera-se ainda mais proatividade, planejamento, visão estratégica e habilidade para negociação em condições adversas.

Porém tão importante quanto obter os resultados esperados para sustentabilidade de empresa em meio e após a crise, é vital para a carreira do profissional de suprimentos saber vender suas qualidades e os resultados conquistados. Para destacar-se nesse momento de tanta insegurança, o profissional de suprimentos precisa aprender a mostrar seu valor para a organização.

Pra isso é necessário desenvolver sua a capacidade de comunicação e oratória com objetividade e poder de concisão.

Assim como nas questões relacionadas à ética, onde não basta parecer, tem que ser legitimamente ético, para o crescimento profissional não basta entregar o resultado, é necessário apresentar o resultado.

Entregar e apresentar são ações completamente distintas. Na entrega, os resultados se destacam, enquanto que na apresentação, o profissional se destaca através dos bons resultados.

E isso faz muita diferença na percepção de líderes e pares.

Mentor de Carreira para Profissionais de Compras | + posts

Executivo de Supply Chain com especialização em projetos de Petróleo e Gás, projeto em MBA de Gestão de Suprimentos, Logística e Supply Chain e Mentor de Carreira para Profissionais de Compras.

spot_imgspot_img

Receber Newsletter

Artigos Relacionados

Entrevista com Ramon Farias

Entrevista com Ramon Farias O Blog na Garage entrevistou o...

Recursos Humanos e a Evolução do ESG

Recursos Humanos e a Evolução do ESG Você já se...

Não economize em sua carreira

Não economize em sua carreira Profissional de compras, o ano...

A Importância Vital de um CPO para o Sucesso em Procurement

A Importância Vital de um CPO para o Sucesso...
spot_imgspot_img
Leonardo Rosa
Leonardo Rosa
Executivo de Supply Chain com especialização em projetos de Petróleo e Gás, projeto em MBA de Gestão de Suprimentos, Logística e Supply Chain e Mentor de Carreira para Profissionais de Compras.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui