Plano de Carreira

Plano de Carreira

Planejar a carreira é um projeto pessoal que tem o objetivo de alcançar o desenvolvimento e o sucesso no ambiente de trabalho ou buscar melhores opções para a vida profissional.

Ao fazer um plano de carreira, é importante que você entenda em que fase você está para estabelecer seus objetivos com clareza.

Como qualquer plano, é necessário que o profissional defina as ações necessárias para alcançar cada meta planejada.

No processo de elaboração do Plano de Carreira, é fundamental que o profissional compreenda que aspectos internos e externos poderão afetar negativamente e positivamente a manutenção rumo ao seu objetivo.

Além das questões pessoas, para o devido planejamento profissional é necessário entender as expectativas de mercado e conhecer as habilidades exigidas pelas maiores e melhores empresas.

Assim como no uso do GPS, o primeiro passo para guiar o profissional no processo de crescimento, é conhecer em que fase está na carreira.

Você saberia identificar que fase você está?

Fase 1: ACELERAÇÃO

É também chamada de fase do aprendizado.

São geralmente profissionais jovens que ainda não têm clareza da profissão a seguir.

Para progressão na carreira, é fundamental manter-se em busca de conhecimento, se capacitando e qualificando.

DICA: pesquise e amplie seu networking para compreender cada vez mais sobre as possibilidades de desenvolvimento na sua área profissional.

Fase 2: CONSOLIDAÇÃO

A 2ª fase é a de desenvolvimento.

Nesta etapa o profissional está com uma relativa experiência em função do tempo de atuação na área.

Acomodação e estagnação são comuns nessa fase da carreira.

Por isso é hora de desenvolver habilidades específicas para manter-se em crescimento.

DICA: pesquise o que profissionais de referência na sua área estão fazendo e quais são as habilidades mais exigidas nas vagas abertas por grandes empresas.

Fase 3: REVITALIZAÇÃO

Ocorre geralmente entre os 35 e 45 anos, quando o profissional já adquiriu muita experiência, promoções e conhecimento, e agora está colhendo os frutos que plantou.

Isso pode significar o desejo de avançar para posições ainda mais altas na mesma ou em outra empresa, ou até mesmo na redefinição da sua carreira profissional, dependendo dos seus objetivos e valores pessoais.

DICA: Converse com pessoas que já atingiram a posição que você anseia ou fizeram algum movimento lateral na carreira.

Orientação especializada também vai te ajudar, como um mentor na sua área ou um coach de carreira.

Fase 4: CONCLUSÃO

É considerada a fase de declínio profissional.

Esse é o momento em que os profissionais a partir dos 50 anos apontam o caminho que desejam seguir na aposentadoria.

Parar de trabalhar, ser consultor, lecionar, usufruir do seu tempo com a família, se dedicar a um novo hobby, empreender, etc.

DICA: quando estiver chegando nessa etapa da carreira, procure por um coach pessoal que vai te orientar como você poderá desfrutar de todo o seu potencial e tempo disponível.

Agora que você conhece as 4 fases da Carreira Profissional, identifique onde você está e comece a traçar seu plano rumo à próxima etapa.

No próximo artigo vamos falar sobre “Os 4 Perfil de Profissionais Desmotivados”.

Até lá!

Mentor de Carreira para Profissionais de Compras | + posts

Executivo de Supply Chain com especialização em projetos de Petróleo e Gás, projeto em MBA de Gestão de Suprimentos, Logística e Supply Chain e Mentor de Carreira para Profissionais de Compras.

spot_imgspot_img

Receber Newsletter

Artigos Relacionados

Transformação em Suprimentos

Transformação em Suprimentos Resultados corporativos contemporâneo No mundo atual competitivo...

As Principais Características do Comprador Moderno

As Principais Características do Comprador Moderno Olá pessoal, neste artigo...

Procurement de Salto – Entrevista com Danielle Sampaio

Procurement de Salto - Entrevista com Danielle Sampaio Olá ComprAmores, Simplesmente...

SLA Service Level Agreement – Acordo de Nível de Serviço em Compras!

SLA Service Level Agreement - Acordo de Nível de Serviço em Compras Os...

A gestão eficaz dos clientes internos

A gestão eficaz dos clientes internos A Gestão dos clientes...
spot_imgspot_img
Leonardo Rosa
Leonardo Rosa
Executivo de Supply Chain com especialização em projetos de Petróleo e Gás, projeto em MBA de Gestão de Suprimentos, Logística e Supply Chain e Mentor de Carreira para Profissionais de Compras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui