Índice do artigo
Plano de Carreira
Planejar a carreira é um projeto pessoal que tem o objetivo de alcançar o desenvolvimento e o sucesso no ambiente de trabalho ou buscar melhores opções para a vida profissional.
Ao fazer um plano de carreira, é importante que você entenda em que fase você está para estabelecer seus objetivos com clareza.
Como qualquer plano, é necessário que o profissional defina as ações necessárias para alcançar cada meta planejada.
No processo de elaboração do Plano de Carreira, é fundamental que o profissional compreenda que aspectos internos e externos poderão afetar negativamente e positivamente a manutenção rumo ao seu objetivo.
Além das questões pessoas, para o devido planejamento profissional é necessário entender as expectativas de mercado e conhecer as habilidades exigidas pelas maiores e melhores empresas.
Assim como no uso do GPS, o primeiro passo para guiar o profissional no processo de crescimento, é conhecer em que fase está na carreira.
Você saberia identificar que fase você está?
Fase 1: ACELERAÇÃO
É também chamada de fase do aprendizado.
São geralmente profissionais jovens que ainda não têm clareza da profissão a seguir.
Para progressão na carreira, é fundamental manter-se em busca de conhecimento, se capacitando e qualificando.
DICA: pesquise e amplie seu networking para compreender cada vez mais sobre as possibilidades de desenvolvimento na sua área profissional.
Fase 2: CONSOLIDAÇÃO
A 2ª fase é a de desenvolvimento.
Nesta etapa o profissional está com uma relativa experiência em função do tempo de atuação na área.
Acomodação e estagnação são comuns nessa fase da carreira.
Por isso é hora de desenvolver habilidades específicas para manter-se em crescimento.
DICA: pesquise o que profissionais de referência na sua área estão fazendo e quais são as habilidades mais exigidas nas vagas abertas por grandes empresas.
Fase 3: REVITALIZAÇÃO
Ocorre geralmente entre os 35 e 45 anos, quando o profissional já adquiriu muita experiência, promoções e conhecimento, e agora está colhendo os frutos que plantou.
Isso pode significar o desejo de avançar para posições ainda mais altas na mesma ou em outra empresa, ou até mesmo na redefinição da sua carreira profissional, dependendo dos seus objetivos e valores pessoais.
DICA: Converse com pessoas que já atingiram a posição que você anseia ou fizeram algum movimento lateral na carreira.
Orientação especializada também vai te ajudar, como um mentor na sua área ou um coach de carreira.
Fase 4: CONCLUSÃO
É considerada a fase de declínio profissional.
Esse é o momento em que os profissionais a partir dos 50 anos apontam o caminho que desejam seguir na aposentadoria.
Parar de trabalhar, ser consultor, lecionar, usufruir do seu tempo com a família, se dedicar a um novo hobby, empreender, etc.
DICA: quando estiver chegando nessa etapa da carreira, procure por um coach pessoal que vai te orientar como você poderá desfrutar de todo o seu potencial e tempo disponível.
Agora que você conhece as 4 fases da Carreira Profissional, identifique onde você está e comece a traçar seu plano rumo à próxima etapa.
No próximo artigo vamos falar sobre “Os 4 Perfil de Profissionais Desmotivados”.
Até lá!
Executivo de Supply Chain com especialização em projetos de Petróleo e Gás, projeto em MBA de Gestão de Suprimentos, Logística e Supply Chain e Mentor de Carreira para Profissionais de Compras.