Profissional de Compras? Sério?

Profissional de Compras? Sério?

Eu trabalhei durante muitos anos no Departamento Comercial de uma grande empresa. Nunca vou esquecer quando, durante uma convenção, um palestrante nos falou: “ninguém cresce falando ‘quero ser vendedor!’ ou ‘o sonho da minha vida é ser vendedor’.”

Você acaba sendo vendedor pelas circunstâncias, oportunidades, momento de vida. Mas provavelmente não era algo que você gritava empolgado quando era criança. Não é tão popular quanto ser jogador de futebol, cantor, bailarina, médica, engenheiro, advogada.

Vendedor? Sério? “Ahhhhh mas vendedor é chato”, diziam alguns. “Vendedor só quer te empurrar qualquer coisa”, diziam eles – entre outras coisas menos simpáticas. E aquela impressão negativa ficou ali pairando durante algum tempo até que eu comecei a empreender.

Empreendendo, eu PRECISAVA vender. De qualquer jeito. Senão meu negócio não sobreviveria. Assim fui estudar mais sobre vendas e descobri algo transformador: vender é maravilhoso!

Se a farmácia não vender o remédio, o doente não se cura. Se o supermercado não vender o alimento, a pessoa não tem o que comer. Se o psicólogo não vender seu serviço, o cliente pode continuar mal. Eu poderia dar milhões de exemplos aqui, mas vocês entenderam onde eu quero chegar.

A venda de um produto ou serviço é absolutamente importante e necessária. E hoje tenho uma convicção: todo mundo deveria saber vender. Em todas as áreas e profissões. Com tudo que estudei, hoje eu amo vender.

E você, o que faz? Profissional de Compras? Sério?

Ahhh mas ninguém cresce querendo ser profissional de compras. “Manhê, quero ser um Profissional de Compras… ops, astronauta.” Sabe o que acontece? As pessoas não tem ideia nem de metade das carreiras e profissões que existem. Então o foco acaba sendo nas mais tradicionais, que trazem mais reconhecimento, status, dinheiro ou seja lá o que for.

Sabe o que isso significa? Nada. Porque eu quero ver alguém na sua empresa trabalhar, se ninguém comprar o computador. E o material de escritório. E os suprimentos. Eu quero ver alguém na sua casa comer, se ninguém comprar a comida. Quero ver o doente melhorar, sem comprar o remédio que precisa.

A compra está no centro de tudo. Assim como a venda. Elas são atividades essenciais para qualquer negócio crescer, para qualquer coisa funcionar. E só não são áreas tão valorizadas, porque não nos ensinaram a valorizá-las antes.

Mas nós estamos aqui pra mudar isso. Você e eu. Está nas nossas mãos mostrar o quanto elas são áreas importantes e que podem transformar vidas e negócios. Eu já estou nessa missão. Vem comigo?

 

 

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