Índice do artigo
Profissional de Compras? Sério?
Eu trabalhei durante muitos anos no Departamento Comercial de uma grande empresa. Nunca vou esquecer quando, durante uma convenção, um palestrante nos falou: “ninguém cresce falando ‘quero ser vendedor!’ ou ‘o sonho da minha vida é ser vendedor’.”
Você acaba sendo vendedor pelas circunstâncias, oportunidades, momento de vida. Mas provavelmente não era algo que você gritava empolgado quando era criança. Não é tão popular quanto ser jogador de futebol, cantor, bailarina, médica, engenheiro, advogada.
Vendedor? Sério? “Ahhhhh mas vendedor é chato”, diziam alguns. “Vendedor só quer te empurrar qualquer coisa”, diziam eles – entre outras coisas menos simpáticas. E aquela impressão negativa ficou ali pairando durante algum tempo até que eu comecei a empreender.
Empreendendo, eu PRECISAVA vender. De qualquer jeito. Senão meu negócio não sobreviveria. Assim fui estudar mais sobre vendas e descobri algo transformador: vender é maravilhoso!
Se a farmácia não vender o remédio, o doente não se cura. Se o supermercado não vender o alimento, a pessoa não tem o que comer. Se o psicólogo não vender seu serviço, o cliente pode continuar mal. Eu poderia dar milhões de exemplos aqui, mas vocês entenderam onde eu quero chegar.
A venda de um produto ou serviço é absolutamente importante e necessária. E hoje tenho uma convicção: todo mundo deveria saber vender. Em todas as áreas e profissões. Com tudo que estudei, hoje eu amo vender.
E você, o que faz? Profissional de Compras? Sério?
Ahhh mas ninguém cresce querendo ser profissional de compras. “Manhê, quero ser um Profissional de Compras… ops, astronauta.” Sabe o que acontece? As pessoas não tem ideia nem de metade das carreiras e profissões que existem. Então o foco acaba sendo nas mais tradicionais, que trazem mais reconhecimento, status, dinheiro ou seja lá o que for.
Sabe o que isso significa? Nada. Porque eu quero ver alguém na sua empresa trabalhar, se ninguém comprar o computador. E o material de escritório. E os suprimentos. Eu quero ver alguém na sua casa comer, se ninguém comprar a comida. Quero ver o doente melhorar, sem comprar o remédio que precisa.
A compra está no centro de tudo. Assim como a venda. Elas são atividades essenciais para qualquer negócio crescer, para qualquer coisa funcionar. E só não são áreas tão valorizadas, porque não nos ensinaram a valorizá-las antes.
Mas nós estamos aqui pra mudar isso. Você e eu. Está nas nossas mãos mostrar o quanto elas são áreas importantes e que podem transformar vidas e negócios. Eu já estou nessa missão. Vem comigo?