A jornada de transformação em Compras

A jornada de transformação em Compras

Atualmente escutamos muito falar sobre a transformação em Compras, mas na prática você sabe o que isso significa e como devemos iniciar essa trajetória?

Esta revolução certamente irá transformar estruturalmente nossos trabalhos e responsabilidades, e tenho certeza de que 3 pilares estão presentes em compras: ESG, atuação como “business partners” e a “transformação digital”. Tenho também a convicção que precisamos ter uma célula dentro da estrutura de compras com este foco de atuação.

Usualmente a primeira ideia que temos é que a transformação digital seja o alicerce nesse caminho, mas será que não temos que olhar com mais cuidados para o tema?

Antes de digitalizar o processo é importante que haja na sua empresa a cultura da inteligência analítica, que significa atacar os problemas de negócio por uma outra perspectiva, por um olhar data-driven. Para identificar os problemas de negócio pelo viés data-driven, é preciso conscientizar as pessoas dos motivos e do valor dos dados e as informações no processo decisório, a partir desse momento, podemos buscar várias ferramentas disponíveis no mercado que podem automatizar diversas etapas do processo.

Nossa atuação no pilar ESG (Environmental, social and corporate governance) é essencial para que possamos avançar na maturidade das soluções. O posicionamento da nossa empresa nos compromissos de ESG irá definir a confiabilidade e credibilidade do relacionamento que teremos com stakeholders e planeta.

E para finalizar o tripé temos a atuação de compras como “business partners”, sabemos que não há futuro sem pessoas, e com isso é essencial que sejamos capazes de transformar a maneira com interagimos com os stakeholders com um amplo conhecimento E2E dos negócios e como podemos contribuir ativamente para o crescimento da empresa e sua rentabilidade também do ponto de vista de top line e não apenas em reduções de custos.

A transformação é inevitável, como ela irá ocorrer está nas nossas mãos.

Para isto tenham em mente que alguns passos contribuirão para o sucesso da jornada, dentre eles: Autonomia e empoderamento, roadmap de transformação alinhado com a maturidade e estratégia da empresa, transparência nos investimentos e resultados, e sempre pessoas certas nos lugares certos

Vamos em frente rumo ao sucesso!

Claudio Marcos Ferreira
The professional experience built in acknowledged Multinational Food Industries. Twenty-year experience in management position, and twenty-seven year in the procurement and supply chain areas. Experience as Head of Procurement leading direct, indirect and logistics purchases. Experience as Supply Chain Director including Procurement and Logistics. Driven for results working in a market with very high instability.

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