A Pandemia e o Setor de Saúde

A Pandemia e o Setor de Saúde

O Setor da Saúde se transformou com a Pandemia e os efeitos permearam na oferta de novos produtos e serviços e na adoção de novos hábitos e tecnologias. Em um cenário por vezes dúbio; não podíamos sair de casa para preservar a saúde, mas era necessário continuar cuidando dela; tivemos que nos habituar com a telemedicina, com o delivery de remédios, drive thru de vacinas e testes PCR, dentre outros. O Setor de Saúde teve uma queda expressiva em todas as ofertas que não estavam relacionadas ao COVID-19, mas um curto período, foi possível o retorno ao normal e o crescimento no setor, onde a área de Compras foi fundamental.

Como é possível acompanhar e agir de forma tão rápida, assertiva e por vezes inovadora nesse cenário?

A gestão de fornecedores estratégicos se mostrou um dos fatores chave para manter o fluxo contínuo, ou seja, sem rupturas e impactos ao paciente. É necessário que a empresa determine através de critérios relacionados ao seu negócio quais são seus fornecedores estratégicos (matriz de kraljic) e como atuar com eles.  A gestão próxima possibilitou adequação aos serviços prestados e evitou escassez de uma boa parte dos insumos.

Por outro lado, o estoque de segurança de meses foi consumido em poucos dias e o desenvolvimento de fornecedores alternativos foi crucial. Experimentamos modelos de compra por vezes nunca utilizados: fornecedores locais, portais de sourcing, compras globais e compartilhadas.

Além da costumeira validação técnica pelas áreas internas, o conhecimento do mercado e a garantia de aquisição de fornecedores idôneos, “compliance”, foram desafios para a área de Compras. Possuir as documentações legais e regulamentares de acordo com as categorias dos fornecedores, bem como detectar desvios e inconformidades que pudessem ocorrer, fizeram da gestão de risco ferramenta de consulta diária e por vezes direcionador dos planos de contingência.

E por fim a área de Compras estar próxima ao Negócio é o que confirma a capacidade de reação e atuação estratégica para aplicar tais habilidades na evolução pós Pandemia.

 

 

 

Gerente de Compras Grupo Fleury | + posts
spot_imgspot_img

Receber Newsletter

Artigos Relacionados

Transformando a Área de Compras com Tecnologia e Inovação

Transformando a Área de Compras com Tecnologia e Inovação Com...

Entrevista com Ramon Farias

Entrevista com Ramon Farias O Blog na Garage entrevistou o...

Recursos Humanos e a Evolução do ESG

Recursos Humanos e a Evolução do ESG Você já se...

Não economize em sua carreira

Não economize em sua carreira Profissional de compras, o ano...
spot_imgspot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui