A Pandemia e o Setor de Saúde

A Pandemia e o Setor de Saúde

O Setor da Saúde se transformou com a Pandemia e os efeitos permearam na oferta de novos produtos e serviços e na adoção de novos hábitos e tecnologias. Em um cenário por vezes dúbio; não podíamos sair de casa para preservar a saúde, mas era necessário continuar cuidando dela; tivemos que nos habituar com a telemedicina, com o delivery de remédios, drive thru de vacinas e testes PCR, dentre outros. O Setor de Saúde teve uma queda expressiva em todas as ofertas que não estavam relacionadas ao COVID-19, mas um curto período, foi possível o retorno ao normal e o crescimento no setor, onde a área de Compras foi fundamental.

Como é possível acompanhar e agir de forma tão rápida, assertiva e por vezes inovadora nesse cenário?

A gestão de fornecedores estratégicos se mostrou um dos fatores chave para manter o fluxo contínuo, ou seja, sem rupturas e impactos ao paciente. É necessário que a empresa determine através de critérios relacionados ao seu negócio quais são seus fornecedores estratégicos (matriz de kraljic) e como atuar com eles.  A gestão próxima possibilitou adequação aos serviços prestados e evitou escassez de uma boa parte dos insumos.

Por outro lado, o estoque de segurança de meses foi consumido em poucos dias e o desenvolvimento de fornecedores alternativos foi crucial. Experimentamos modelos de compra por vezes nunca utilizados: fornecedores locais, portais de sourcing, compras globais e compartilhadas.

Além da costumeira validação técnica pelas áreas internas, o conhecimento do mercado e a garantia de aquisição de fornecedores idôneos, “compliance”, foram desafios para a área de Compras. Possuir as documentações legais e regulamentares de acordo com as categorias dos fornecedores, bem como detectar desvios e inconformidades que pudessem ocorrer, fizeram da gestão de risco ferramenta de consulta diária e por vezes direcionador dos planos de contingência.

E por fim a área de Compras estar próxima ao Negócio é o que confirma a capacidade de reação e atuação estratégica para aplicar tais habilidades na evolução pós Pandemia.

 

 

 

ARTIGOS RELACIONADOS

spot_img

MAIS ARTIGOS

7 passos para se ter sucesso no Strategic Sourcing

7 passos para se ter sucesso no Strategic Sourcing Como você desenvolve e nutre parcerias...

Qual a diferença entre TOTAL COST OF OWNERSHIP e...

Qual a diferença entre TOTAL COST OF OWNERSHIP e COST BREAKDOWN? TOTAL COST OF OWNERSHIP...

Quer tirar ideias do papel profissional de Compras? Conheça...

Quer tirar ideias do papel profissional de Compras? Conheça os métodos de Elon Musk! Quer...

As competências essenciais do comprador estratégico – Gestão do...

As competências essenciais do comprador estratégico - Gestão do Tempo No artigo anterior, Comprador Estratégico...

COMPRAS – Uma das áreas mais estratégicas da sua...

COMPRAS – Uma das áreas mais estratégicas da sua empresa! Compras ou Suprimentos, mais conhecidos...

Procurement e Purchasing – Quais são as diferenças?

Saiba por que Procurement e Purchasing não são a mesma coisa e como suas...

MAIS ACESSADOS

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui