As 10 competências essenciais do profissional de compras

As 10 competências essenciais do profissional de compras

No último Fórum Econômico Mundial realizado em Outubro de 2020 ficou evidente que estamos vivendo o auge da Quarta Revolução Industrial, também chamada de Indústria 4.0.

A expectativa é os próximos anos sejam marcados por avanços na velocidade da luz e mudanças alucinantes, pois envolve progressos não somente em tecnologias digitais, mas também físicas e biológicas.

Estamos falando de indústrias destinadas a revolucionar o futuro e gerar bilhões, senão trilhões para a economia global, incluindo genômica, inteligência artificial e realidade virtual.

Portanto, ao olharmos para o futuro, surge a questão:

“Quais competências o Profissional de Compras precisa desenvolver para estar qualificado no cenário atual e futuro próximo?”

A primeira competência indicada no relatório Future of Jobs é o PENSAMENTO ANALÍTICO E INOVAÇÃO. Os Profissionais de Compras com capacidade de analisar situações desafiadoras e de apontar soluções inovadoras serão cada vez mais reconhecidos pelo mercado.

A segunda competência destacada pelo último Fórum Econômico Mundial está relacionada à capacidade de auto desenvolvimento: APRENDIZAGEM ATIVA E ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM. A adaptação ao mundo VUCA passa pela busca contínua do conhecimento. Porém, para a conquista de resultados diferenciados, o profissional precisa desenvolver o hábito da aprendizagem contínua.

A 3ª competência, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMPLEXOS, está relacionada à disposição para encarar dificuldades de forma genuína e inovadora. As empresas esperam que o Profissional de Compras seja capaz de pensar holisticamente e trazer novas perspectivas quando desafiado.

Quarta competência: ANÁLISE E AVALIAÇÃO DE SISTEMAS. As empresas esperam que o profissional quando estiver de frente com um sistema complexo, seja capaz de analisá-lo de maneira transversal e ampla.

CRIATIVIDADE, ORIGINALIDADE E INICIATIVA é a 5ª competência listada no Future of Jobs. Para entender as mudanças rápidas no cenário global e atingir os objetivos desejados pelas empresas, não basta ter uma boa ideia, ela precisa ser original, ter energia e iniciativa para apresentá-la e implementá-la.

A 6ª competência trazida no Fórum Econômico Mundial é a capacidade de LIDERAR E INFLUENCIAR PESSOAS.

Essa habilidade é evidente naquelas pessoas que têm o perfil de influenciar positivamente as pessoas na busca dos melhores resultados. E isso pode ser exercido por qualquer colaborador, uma vez que está relacionado com seus valores, visão sobre um problema e automotivação.

Além da importância das relações humanas no contexto das empresas, é crescente a quantidade de novas profissões ou atualizações de funções tradicionais que se relacionem com TECNOLOGIA, DESIGN & PROGRAMAÇÃO (7ª Competência).

Pesquisas apontam ser cada vez mais comum o uso de Inteligência Artificial e utilizá-la para melhor acurácia das atividades e atingimento dos melhores resultados.

A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL ganhou destaque no Fórum Econômico Mundial de 2019 e permanece como uma das competências mais esperadas nos profissionais de hoje, conforme Future of Jobs 2020.

Para os Profissionais de Compras que trabalham sob pressão e negociando o tempo todo, precisam entender a INTELIGÊNCIA EMOCIONAL como um dos pilares fundamentais da carreira.

A 9ª competência destacada no Future of Jobs 2020, PENSAMENTO CRÍTICO & ANALÍTICO, deve ser encarada pelos profissionais como o “resultado de hábitos bem ajustados, projetados para o sucesso recorrente na direção dos objetivos”.

RACIONALIDADE, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E IDEAÇÃO é 10ª competência listada pelo Fórum Econômico Mundial. Esse conjunto de competências pode ser resumida pela habilidade de aplicar e manipular informações na solução de problemas.

Quer saber mais? Baixe agora o E-book em https://sun.eduzz.com/779750

 

Leonardo Rosa
Executivo de Supply Chain com especialização em projetos de Petróleo e Gás, projeto em MBA de Gestão de Suprimentos, Logística e Supply Chain e Mentor de Carreira para Profissionais de Compras.

ARTIGOS RELACIONADOS

spot_img

MAIS ARTIGOS

14 Critérios essenciais para a correta seleção de um...

14 Critérios essenciais para a correta seleção de um software de E-procurement 01 - Full...

As 10 competências essenciais do profissional de compras

As 10 competências essenciais do profissional de compras No último Fórum Econômico Mundial realizado em...

Procurement e o 5G?

Procurement e o 5G? O 5G permite que as empresas executem operações com mais eficiência,...

Tendências inovadoras em tecnologia para as Cadeias de Suprimentos

Tendências inovadoras em tecnologia para as Cadeias de Suprimentos Conheça as tendências inovadoras em tecnologia...

Revenue Management – Gestão de Rentabilidade – Receitas

Revenue Management - Gestão de Rentabilidade - Receitas Pesquisas que integram preços e gestão de...

ESG em Procurement?

ESG em Procurement? Afinal, como devemos abraçar e fazer acontecer? 15 tópicos importantes para...

MAIS ACESSADOS

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui