As 10 competências essenciais do profissional de compras

As 10 competências essenciais do profissional de compras

No último Fórum Econômico Mundial realizado em Outubro de 2020 ficou evidente que estamos vivendo o auge da Quarta Revolução Industrial, também chamada de Indústria 4.0.

A expectativa é os próximos anos sejam marcados por avanços na velocidade da luz e mudanças alucinantes, pois envolve progressos não somente em tecnologias digitais, mas também físicas e biológicas.

Estamos falando de indústrias destinadas a revolucionar o futuro e gerar bilhões, senão trilhões para a economia global, incluindo genômica, inteligência artificial e realidade virtual.

Portanto, ao olharmos para o futuro, surge a questão:

“Quais competências o Profissional de Compras precisa desenvolver para estar qualificado no cenário atual e futuro próximo?”

A primeira competência indicada no relatório Future of Jobs é o PENSAMENTO ANALÍTICO E INOVAÇÃO. Os Profissionais de Compras com capacidade de analisar situações desafiadoras e de apontar soluções inovadoras serão cada vez mais reconhecidos pelo mercado.

A segunda competência destacada pelo último Fórum Econômico Mundial está relacionada à capacidade de auto desenvolvimento: APRENDIZAGEM ATIVA E ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM. A adaptação ao mundo VUCA passa pela busca contínua do conhecimento. Porém, para a conquista de resultados diferenciados, o profissional precisa desenvolver o hábito da aprendizagem contínua.

A 3ª competência, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMPLEXOS, está relacionada à disposição para encarar dificuldades de forma genuína e inovadora. As empresas esperam que o Profissional de Compras seja capaz de pensar holisticamente e trazer novas perspectivas quando desafiado.

Quarta competência: ANÁLISE E AVALIAÇÃO DE SISTEMAS. As empresas esperam que o profissional quando estiver de frente com um sistema complexo, seja capaz de analisá-lo de maneira transversal e ampla.

CRIATIVIDADE, ORIGINALIDADE E INICIATIVA é a 5ª competência listada no Future of Jobs. Para entender as mudanças rápidas no cenário global e atingir os objetivos desejados pelas empresas, não basta ter uma boa ideia, ela precisa ser original, ter energia e iniciativa para apresentá-la e implementá-la.

A 6ª competência trazida no Fórum Econômico Mundial é a capacidade de LIDERAR E INFLUENCIAR PESSOAS.

Essa habilidade é evidente naquelas pessoas que têm o perfil de influenciar positivamente as pessoas na busca dos melhores resultados. E isso pode ser exercido por qualquer colaborador, uma vez que está relacionado com seus valores, visão sobre um problema e automotivação.

Além da importância das relações humanas no contexto das empresas, é crescente a quantidade de novas profissões ou atualizações de funções tradicionais que se relacionem com TECNOLOGIA, DESIGN & PROGRAMAÇÃO (7ª Competência).

Pesquisas apontam ser cada vez mais comum o uso de Inteligência Artificial e utilizá-la para melhor acurácia das atividades e atingimento dos melhores resultados.

A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL ganhou destaque no Fórum Econômico Mundial de 2019 e permanece como uma das competências mais esperadas nos profissionais de hoje, conforme Future of Jobs 2020.

Para os Profissionais de Compras que trabalham sob pressão e negociando o tempo todo, precisam entender a INTELIGÊNCIA EMOCIONAL como um dos pilares fundamentais da carreira.

A 9ª competência destacada no Future of Jobs 2020, PENSAMENTO CRÍTICO & ANALÍTICO, deve ser encarada pelos profissionais como o “resultado de hábitos bem ajustados, projetados para o sucesso recorrente na direção dos objetivos”.

RACIONALIDADE, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E IDEAÇÃO é 10ª competência listada pelo Fórum Econômico Mundial. Esse conjunto de competências pode ser resumida pela habilidade de aplicar e manipular informações na solução de problemas.

Quer saber mais? Baixe agora o E-book em https://sun.eduzz.com/779750

 

Mentor de Carreira para Profissionais de Compras | + posts

Executivo de Supply Chain com especialização em projetos de Petróleo e Gás, projeto em MBA de Gestão de Suprimentos, Logística e Supply Chain e Mentor de Carreira para Profissionais de Compras.

spot_imgspot_img

Receber Newsletter

Artigos Relacionados

FRAME AGREEMENT – Conceitos Fundamentais Parte 3

FRAME AGREEMENT – Conceitos Fundamentais Parte 3 Nos dois primeiros...

Podemos ir além de pedir descontos e negociar estrategicamente!

Podemos ir além de pedir descontos e negociar estrategicamente! Embora...

FRAME AGREEMENT – Conceitos Fundamentais Parte 2

Implementação do FRAME AGREEMENT – Conceitos Fundamentais Parte 2 No...

5 estratégias para Compras e Contratações para a área de Marketing!

5 estratégias para Compras e Contratações para a área...

FRAME AGREEMENT – Conceitos Fundamentais – Parte 1

FRAME AGREEMENT – Conceitos Fundamentais - Parte 1 FRAME AGREEMENT...
spot_imgspot_img
Leonardo Rosa
Leonardo Rosa
Executivo de Supply Chain com especialização em projetos de Petróleo e Gás, projeto em MBA de Gestão de Suprimentos, Logística e Supply Chain e Mentor de Carreira para Profissionais de Compras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui