Índice do artigo
As 10 competências essenciais do profissional de compras
No último Fórum Econômico Mundial realizado em Outubro de 2020 ficou evidente que estamos vivendo o auge da Quarta Revolução Industrial, também chamada de Indústria 4.0.
A expectativa é os próximos anos sejam marcados por avanços na velocidade da luz e mudanças alucinantes, pois envolve progressos não somente em tecnologias digitais, mas também físicas e biológicas.
Estamos falando de indústrias destinadas a revolucionar o futuro e gerar bilhões, senão trilhões para a economia global, incluindo genômica, inteligência artificial e realidade virtual.
Portanto, ao olharmos para o futuro, surge a questão:
“Quais competências o Profissional de Compras precisa desenvolver para estar qualificado no cenário atual e futuro próximo?”
A primeira competência indicada no relatório Future of Jobs é o PENSAMENTO ANALÍTICO E INOVAÇÃO. Os Profissionais de Compras com capacidade de analisar situações desafiadoras e de apontar soluções inovadoras serão cada vez mais reconhecidos pelo mercado.
A segunda competência destacada pelo último Fórum Econômico Mundial está relacionada à capacidade de auto desenvolvimento: APRENDIZAGEM ATIVA E ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM. A adaptação ao mundo VUCA passa pela busca contínua do conhecimento. Porém, para a conquista de resultados diferenciados, o profissional precisa desenvolver o hábito da aprendizagem contínua.
A 3ª competência, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMPLEXOS, está relacionada à disposição para encarar dificuldades de forma genuína e inovadora. As empresas esperam que o Profissional de Compras seja capaz de pensar holisticamente e trazer novas perspectivas quando desafiado.
Quarta competência: ANÁLISE E AVALIAÇÃO DE SISTEMAS. As empresas esperam que o profissional quando estiver de frente com um sistema complexo, seja capaz de analisá-lo de maneira transversal e ampla.
CRIATIVIDADE, ORIGINALIDADE E INICIATIVA é a 5ª competência listada no Future of Jobs. Para entender as mudanças rápidas no cenário global e atingir os objetivos desejados pelas empresas, não basta ter uma boa ideia, ela precisa ser original, ter energia e iniciativa para apresentá-la e implementá-la.
A 6ª competência trazida no Fórum Econômico Mundial é a capacidade de LIDERAR E INFLUENCIAR PESSOAS.
Essa habilidade é evidente naquelas pessoas que têm o perfil de influenciar positivamente as pessoas na busca dos melhores resultados. E isso pode ser exercido por qualquer colaborador, uma vez que está relacionado com seus valores, visão sobre um problema e automotivação.
Além da importância das relações humanas no contexto das empresas, é crescente a quantidade de novas profissões ou atualizações de funções tradicionais que se relacionem com TECNOLOGIA, DESIGN & PROGRAMAÇÃO (7ª Competência).
Pesquisas apontam ser cada vez mais comum o uso de Inteligência Artificial e utilizá-la para melhor acurácia das atividades e atingimento dos melhores resultados.
A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL ganhou destaque no Fórum Econômico Mundial de 2019 e permanece como uma das competências mais esperadas nos profissionais de hoje, conforme Future of Jobs 2020.
Para os Profissionais de Compras que trabalham sob pressão e negociando o tempo todo, precisam entender a INTELIGÊNCIA EMOCIONAL como um dos pilares fundamentais da carreira.
A 9ª competência destacada no Future of Jobs 2020, PENSAMENTO CRÍTICO & ANALÍTICO, deve ser encarada pelos profissionais como o “resultado de hábitos bem ajustados, projetados para o sucesso recorrente na direção dos objetivos”.
RACIONALIDADE, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E IDEAÇÃO é 10ª competência listada pelo Fórum Econômico Mundial. Esse conjunto de competências pode ser resumida pela habilidade de aplicar e manipular informações na solução de problemas.
Quer saber mais? Baixe agora o E-book em https://sun.eduzz.com/779750
Executivo de Supply Chain com especialização em projetos de Petróleo e Gás, projeto em MBA de Gestão de Suprimentos, Logística e Supply Chain e Mentor de Carreira para Profissionais de Compras.