Compras tradicionais versus Procurement estratégico

Compras tradicionais versus Procurement estratégico? Importante entender as diferenças!

Compras sempre foi focada no controle de custos e na melhoria da lucratividade da empresa.

No entanto, a maneira como as organizações identificam e se conectam com
fornecedores e vendedores mudou significativamente nas últimas 3 décadas.

Historicamente, a seleção de fornecedores tem sido amplamente baseada na
localidade e nas referências.

Com o surgimento da tecnologia, as organizações ganharam acesso a uma vasta
e competitiva rede global de fornecedores.

Agora, com visibilidade para uma gama completa de fornecedores, as equipes
de compras se concentram em controlar os custos de compras, encontrando o
fornecedor que oferece o menor preço o mais rápido possível.

Essa abordagem tática e tradicional é amplamente praticada.

No entanto, uma experiência ruim com o fornecedor errado ensina rapidamente que a solução mais rápida e barata nem sempre é a mais adequada.

Consequentemente, o Procurement estratégico reconhece e contabiliza fatores fora do custo.

Princípios do Procurement estratégico

  • Decisões baseadas em premissas técnicas, qualitativas e quantitativas bem
    fundamentadas;
  • Parcerias preferidas a interações transacionais;
  • Considera o custo total de propriedade TCO;
  • Prioriza os elementos mais importantes da proposta de valor de um fornecedor ou prestador de serviços;
  • Destaca o valor do departamento de Procurement e sua influência.

Considerações sobre fornecedores estratégicos

Adotando uma abordagem holística que pondera todos os aspectos do relacionamento com o fornecedor, o processo de fornecimento estratégico investiga qualquer coisa que influencie o valor.

O processo subsequente de avaliação do fornecedor identifica quais dessas muitas considerações são mais importantes.

  1. Qualidade de bens e serviços;
  2. Reputação da marca;
  3. Estabilidade financeira;
  4. Customização da solução;
  5. Adoção de tecnologia;
  6. Satisfação e suporte ao cliente;
  7. Inovação do fornecedor;
  8. Subcontratação e terceirização;
  9. Confiabilidade e capacidade de resposta;
  10. Escalabilidade e oportunidades de crescimento;
  11. Sazonalidade e estabilidade;
  12. Cultura e valores da empresa;
  13. Sustentabilidade ESG e diversidade.

O Procurement estratégico ganhou força no início de 1990. Inicialmente adotada por grandes empresas para quantificar e aumentar o retorno sobre o investimento (ROI) do fornecedor, hoje a prática é difundida entre organizações de todos os portes.

Independentemente do tamanho, as empresas agora têm a capacidade de coletar
e avaliar dados extensivos entre os concorrentes.

De fato, embora grande parte do valor do Procurement estratégico seja derivado de sua abordagem aprofundada, a multiplicidade de fatores também dificulta atribuir a economia de compras diretamente a um único fator.

No entanto, as organizações que praticam o Procurement estratégico relatam uma
série de benefícios nunca antes obtidos e muitos sequer conhecidos por Compras tradicionais.

Leonardo Alexander
Mais de 30 anos de experiência sendo Head de Suprimentos na AmBev/AB-InBev, P&G (Consumer Goods), B. Braun (Farma) e LATAM Head of Supply Chain Planning & Performance na BP (British Petroleum). Graduado em comércio exterior, extensão pela Columbia University e MIT ACE Program.

ARTIGOS RELACIONADOS

spot_img

MAIS ARTIGOS

7 passos para se ter sucesso no Strategic Sourcing

7 passos para se ter sucesso no Strategic Sourcing Como você desenvolve e nutre parcerias...

Qual a diferença entre TOTAL COST OF OWNERSHIP e...

Qual a diferença entre TOTAL COST OF OWNERSHIP e COST BREAKDOWN? TOTAL COST OF OWNERSHIP...

Quer tirar ideias do papel profissional de Compras? Conheça...

Quer tirar ideias do papel profissional de Compras? Conheça os métodos de Elon Musk! Quer...

As competências essenciais do comprador estratégico – Gestão do...

As competências essenciais do comprador estratégico - Gestão do Tempo No artigo anterior, Comprador Estratégico...

COMPRAS – Uma das áreas mais estratégicas da sua...

COMPRAS – Uma das áreas mais estratégicas da sua empresa! Compras ou Suprimentos, mais conhecidos...

Procurement e Purchasing – Quais são as diferenças?

Saiba por que Procurement e Purchasing não são a mesma coisa e como suas...

MAIS ACESSADOS

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui