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Compras tradicionais versus Procurement estratégico? Importante entender as diferenças!
Compras sempre foi focada no controle de custos e na melhoria da lucratividade da empresa.
No entanto, a maneira como as organizações identificam e se conectam com
fornecedores e vendedores mudou significativamente nas últimas 3 décadas.
Historicamente, a seleção de fornecedores tem sido amplamente baseada na
localidade e nas referências.
Com o surgimento da tecnologia, as organizações ganharam acesso a uma vasta
e competitiva rede global de fornecedores.
Agora, com visibilidade para uma gama completa de fornecedores, as equipes
de compras se concentram em controlar os custos de compras, encontrando o
fornecedor que oferece o menor preço o mais rápido possível.
Essa abordagem tática e tradicional é amplamente praticada.
No entanto, uma experiência ruim com o fornecedor errado ensina rapidamente que a solução mais rápida e barata nem sempre é a mais adequada.
Consequentemente, o Procurement estratégico reconhece e contabiliza fatores fora do custo.
Princípios do Procurement estratégico
- Decisões baseadas em premissas técnicas, qualitativas e quantitativas bem
fundamentadas; - Parcerias preferidas a interações transacionais;
- Considera o custo total de propriedade TCO;
- Prioriza os elementos mais importantes da proposta de valor de um fornecedor ou prestador de serviços;
- Destaca o valor do departamento de Procurement e sua influência.
Considerações sobre fornecedores estratégicos
Adotando uma abordagem holística que pondera todos os aspectos do relacionamento com o fornecedor, o processo de fornecimento estratégico investiga qualquer coisa que influencie o valor.
O processo subsequente de avaliação do fornecedor identifica quais dessas muitas considerações são mais importantes.
- Qualidade de bens e serviços;
- Reputação da marca;
- Estabilidade financeira;
- Customização da solução;
- Adoção de tecnologia;
- Satisfação e suporte ao cliente;
- Inovação do fornecedor;
- Subcontratação e terceirização;
- Confiabilidade e capacidade de resposta;
- Escalabilidade e oportunidades de crescimento;
- Sazonalidade e estabilidade;
- Cultura e valores da empresa;
- Sustentabilidade ESG e diversidade.
O Procurement estratégico ganhou força no início de 1990. Inicialmente adotada por grandes empresas para quantificar e aumentar o retorno sobre o investimento (ROI) do fornecedor, hoje a prática é difundida entre organizações de todos os portes.
Independentemente do tamanho, as empresas agora têm a capacidade de coletar
e avaliar dados extensivos entre os concorrentes.
De fato, embora grande parte do valor do Procurement estratégico seja derivado de sua abordagem aprofundada, a multiplicidade de fatores também dificulta atribuir a economia de compras diretamente a um único fator.
No entanto, as organizações que praticam o Procurement estratégico relatam uma
série de benefícios nunca antes obtidos e muitos sequer conhecidos por Compras tradicionais.
Mais de 30 anos de experiência sendo Head de Suprimentos na AmBev/AB-InBev, P&G (Consumer Goods), B. Braun (Farma) e LATAM Head of Supply Chain Planning & Performance na BP (British Petroleum).
Graduado em comércio exterior, extensão pela Columbia University e MIT ACE Program.