COMPRAS – Uma das áreas mais estratégicas da sua empresa!

COMPRAS – Uma das áreas mais estratégicas da sua empresa!

Compras ou Suprimentos, mais conhecidos pelo nome em inglês Procurement, é uma das áreas que mais evoluíram ao longo da nossa história, conforme mostra a imagem abaixo:

evolucao area de compras - Blog Na Garage

A imagem é uma “brincadeira”, mas também ilustra como a área de Compras saiu da “Era das Cavernas” (já vi áreas de Compras em subsolo de prédios), passando por diversas épocas até chegar nos dias de hoje com a digitalização, automação, RPA etc.

Fazendo uma comparação entre a área e o profissional de Compras, fica claro e evidente para entender e perceber, como cada vez mais o setor de Compras é estratégico dentro dos processos de uma companhia.

Gráfico de Compras

Agora que já vimos que a área de Compras saiu do período das cavernas para ser protagonista e estratégica, vou elencar alguns fatos recentes que corroboram ainda mais esta afirmação:

  • COVID -19 – Durante a pandemia do COVID 19, a área de Compras teve que renegociar diversos contratos, reduzindo escopo, rescindidos serviços, antecipando entregas de produtos, além de ter que providenciar uma série de EPI´s. Quem não lembra da correria em busca de máscaras? Encontrar novas alternativas de fornecedores com as importações paralisadas, a China e os principais mercados do mundo em Lockdown, e muitos outros exemplos. O momento agora é de reativar contratos, providenciar novos serviços e muitos outros desafios.
  • INFLAÇÃO – Hoje o mundo está sofrendo com os efeitos da inflação. No Brasil a inflação, em 12 meses, está na ordem de 12%, nos Estados Unidos em 6%, na Europa temos vários países com inflação entre 6 e 10%, e o que isto representa para a área de Compras? Mais desafios, mais uma vez, a área precisa renegociar contratos, trocar IGPM por outro índice e realizar concorrências para substituir fornecedores. O setor é o responsável por evitar o impacto da inflação no Orçamento da Empresa e controlar o aumento de despesas, contribuindo assim, diretamente para o resultado do balanço, tanto no EBTDA como no Lucro.
  • GUERRA UCRÂNIA x RUSSIA – Antes de mais nada, quero deixar claro, que sou contra esta guerra, é considero um absurdo o que está acontecendo com povo ucraniano.

Você deve estar pensando, o que essa estupidez afeta a área de Compras?  Praticamente tudo!

Talvez alguns segmentos não sejam tão afetados como outros, mas a guerra traz impacto sensível para a importação e exportação de produtos, do Brasil com os países envolvidos, além de muitos outros da Europa.

Por aqui, a falta de trigo, já fez o preço do pão francês subir. Por outro lado, alguns segmentos podem estar se beneficiando, pois buscam alternativas para produzir e fornecer produtos localmente.

  • ESG – O que a área de Compras tem a ver com o ESG? Tudo e mais um pouco!

Se olharmos pela letra G (Governança), a área é uma das mais controladas e auditadas dentro de uma empresa. Hoje todos os processos precisam estar de acordo com o Compliance, com a LGPD e Gestão de Riscos.

No caso da Letra S (Social), pode desenvolver fornecedores locais, das minorias, LGBTQI+ e realizar o que chamamos de Compras Inclusivas.

E a letra E (Enviromental – Ambiente), se refere as práticas de sustentabilidade, zelar pelo meio ambiente, se preocupar com a redução na emissão de CO². Compras está cem por cento envolvida com projetos desta natureza.

Olhando para a Gestão de Fornecedores, a área de Compras precisa exigir e verificar que seus fornecedores realizem processos dentro do que se enquadra no ESG nos seus processos de produção.

Temos várias outras situações em que podemos comprovar que hoje a área de Compras é super estratégica para o EBTDA das empresas, está mais do que comprovado que as empresas que, confiam e investem numa área de Compras, conquistam os melhores resultados.

As que não o fazem, e olhem que ainda temos algumas empresas que estão na era das cavernas, posso afirmar que não vão conseguir se sustentar, não terão sobrevivência no inovador mercado do futuro.

Contratar uma boa consultoria, como a Bauke Consultoria, que tem vários parceiros e desenvolve soluções customizadas, é determinante para que sua área de Compras seja cada vez mais estratégica, eficiente e antenada com as melhores práticas que estão adotadas no mundo.

Sobre a Bauke Consultoria

A Bauke Consultoria oferece Mentoria Profissional, Palestras, Consultoria Estratégica, Soluções Corporativas, Governança, ESG e Finder para seus clientes e parceiros.

Somos uma empresa nova no mercado, porém que conta com consultores experientes, com vivência em empresas de todos os portes e dos mais diversos segmentos

Bauke Consultoria – Diretor/Owner | Website | + posts
spot_imgspot_img

Receber Newsletter

Artigos Relacionados

Entrevista com Ramon Farias

Entrevista com Ramon Farias O Blog na Garage entrevistou o...

Recursos Humanos e a Evolução do ESG

Recursos Humanos e a Evolução do ESG Você já se...

Não economize em sua carreira

Não economize em sua carreira Profissional de compras, o ano...

A Importância Vital de um CPO para o Sucesso em Procurement

A Importância Vital de um CPO para o Sucesso...
spot_imgspot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui