Custo, Despesa ou Gastos, você sabe a diferença?

Custo, Despesa ou Gastos, você sabe a diferença?

O principal foco de todo Profissional de Compras é redução de custos. 

Isso está no sangue de todo Comprador a cada nova requisição de compras. 

Somos apaixonados por redução de custo!

Mas muitas vezes os conceitos sobre Custo, Despesa e Gastos não está muito claro até mesmo para os profissionais mais experientes.

Você sabe a diferença entre Custo, Despesa e Gastos? 

Custo

Custo é todo investimento que uma organização precisa fazer para produzir um produto ou serviço. 

Podemos dizer que são aportes financeiros envolvidos na atividade fim da empresa, atrelados à sua receita, sem os quais é impossível produzir, ofertar ou entregar determinado produto ou serviço ao mercado consumidor.

Exemplos de custos: matéria-prima, consumíveis, mão de obra,  embalagem, depreciação de maquinário, energia elétrica da produção, entre outros.

É importante ao Comprador saber distinguir Custos Diretos e Custos Indiretos, assunto que vamos abordar em outra oportunidade.

Despesa

As despesas englobam tudo aquilo que a organização necessita para manter o seu funcionamento contínuo.

As despesas não tem relação direta com a receita da companhia, nem mesmo com os materiais produzidos e os serviços oferecidos aos seus clientes.

Exemplos de despesas: salários, TI, material administrativo, itens de limpeza, locação de salas, armazéns ou galpões, segurança predial, EPI, facilities, marketing e publicidade, comissões e premiações.

Apesar de não estar atrelado à receita da empresa, a redução do valor empregado nas despesas podem impactar bastante na sua lucratividade.

Dentro do conceito de despesas, é importante entender a diferença entre Despesas Fixas e Despesas Variáveis, tópico que vamos abordar em outra ocasião.

Gastos

Gastos são os valores que a empresa não previu em seu orçamento, mas que precisam ser desembolsados para a continuidade da produção ou da manutenção do serviço que se oferece aos clientes.

De maneira direta, Gastos podem ser entendidos como os valores não previstos, mas que precisam ser desembolsados por causa de algum fator não previsto ou risco não mitigado. 

Ou seja, prejuízo!

Exemplos comuns de Gastos: assistência técnica, manutenção corretiva, substituição de materiais por defeito, mudança de fornecedor, alteração do modal de transporte ou da rota logística, etc.

Agora que você já conhece a diferença entre Custo, Despesas e Gastos, busque entender como você deve atuar para trazer melhores resultados financeiros para sua empresa e se destacar na área de Compras. 

O segredo está na seleção da categoria de Compras onde a redução de Custo ou Despesa seja a maior possível, e zerar Gastos não previstos.

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Mentor de Carreira para Profissionais de Compras | + posts

Executivo de Supply Chain com especialização em projetos de Petróleo e Gás, projeto em MBA de Gestão de Suprimentos, Logística e Supply Chain e Mentor de Carreira para Profissionais de Compras.

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Leonardo Rosa
Leonardo Rosa
Executivo de Supply Chain com especialização em projetos de Petróleo e Gás, projeto em MBA de Gestão de Suprimentos, Logística e Supply Chain e Mentor de Carreira para Profissionais de Compras.

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