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ESG é Moda? ESG em Procurement não existe?
A resposta para as 2 perguntas é Não!
- ESG não é moda e ESG em Procurement existe e muito!
- A começar pela cultura da empresa tem que ser ESG.
- Na Missão, Valores, Visão e Propósito tem que abraçar o ESG.
- Sem isso melhor adiar seus Projetos de ESG?
- Não de novo! Lembre-se a Mudança começa em você.
Vamos começar…
Em alto nível, a tradução do S-ROI (ROI da Sustentabilidade) em ações e atividades de compras gira em torno de uma abordagem quase do tipo DMAIC/Six Sigma que consiste em medir, avaliar, relatar e melhorar.
É uma metodologia clássica de melhoria contínua. No entanto, os desafios residem no fato de que:
A sustentabilidade é um tema amplo e profundo. Abrange vários domínios (cada um dos 3Ps pode ser dividido em vários subelementos), várias camadas da cadeia de suprimentos e todas as atividades de Compras.
Essa abordagem é sedenta de dados e até requer acesso a informações muito específicas para desenvolver o conhecimento/insights corretos para serem transformados em inteligência.
É por isso que muitas organizações não conseguem identificar por onde começar.
E, o fato é que não há uma resposta única.
Cada organização deve adaptar sua estratégia ao seu próprio contexto. No entanto, existem três princípios de design que queremos enfatizar:
1 – Construindo o caso
- Dando voz a todas as partes interessadas;
- Identifique as partes interessadas primárias e secundárias (usando o conceito de ecossistema e cadeias/teias de valor);
- Avaliar as expectativas de cada parte interessada em relação às várias dimensões da sustentabilidade;
- Retorne com a estratégia geral da empresa e a visão de sustentabilidade.
2 – Escopo e priorização: Construindo um S-ROI alcançável
- Construir um baseline e identificar oportunidades/gaps analisando o fluxo da cadeia de suprimentos e do produto – VSM;
- Avalie sua pegada atual e impacto (visibilidade na base de fornecimento e contratos);
- Alavancar com benchmarks e/ou dados publicamente disponíveis para minimizar os esforços de coleta de dados nesta etapa de baseline;
- Avalie a viabilidade;
- Mapeie as expectativas das partes interessadas para as características/requisitos de seus produtos/serviços e para identificar as alavancas para dar maior foco;
- Lembre-se FOCO é Tudo;
- Revise seu nível de maturidade para executar (pessoas, processos, tecnologia, sem esquecer facilitadores como dados e a cultura lembra?);
- Adaptar em nível de categoria e/ou região.
3 – Implementação: siga o Roadmap
- Implemente políticas, diretrizes e incentivos (internos e externos)
- Eduque e evangelize além de seus muros (trabalhe com fornecedores para defender o caso financeiramente, ambientalmente – Business case na veja)
- Integre a sustentabilidade em todas as etapas (NPI e S2P) onde as principais decisões são tomadas na gestão de suas categorias
- Crie um Case de Sucesso
Nada fala melhor e mais alto numa Organização que um case de sucesso de ESG Procurement!
Mais de 30 anos de experiência sendo Head de Suprimentos na AmBev/AB-InBev, P&G (Consumer Goods), B. Braun (Farma) e LATAM Head of Supply Chain Planning & Performance na BP (British Petroleum).
Graduado em comércio exterior, extensão pela Columbia University e MIT ACE Program.