ESG e seus impactos nos Negócios: Qual é o papel de Procurement?

ESG e seus impactos nos Negócios: Qual é o papel de Procurement?

Assuntos ligados à sustentabilidade e à preservação do meio ambiente têm sido cada vez mais frequentes e vem tomando um grande espaço no mundo corporativo. A área de investimentos é um grande exemplo que podemos citar em relação a esse foco. Nesse mercado encontramos diversos Fundos relacionados a ESG e quando avaliamos, os retornos são muito positivos em relação a outros produtos. A XP tem um foco grande nesse assunto, tanto em seus negócios, quanto em suas ações internas, externas e relações com nossos parceiros e fornecedores.

Trazer as melhores práticas ambientais, sociais e de governança se tornaram papeis essenciais das empresas, além de ser um  diferencial competitivo que no médio / longo prazo determinarão seu posicionamento e sucesso nos negócios e no mercado. Avaliar como uma empresa se utiliza e cuida  dos recursos naturais, direitos humos, relações trabalhistas, diversidade, comunidades e se possuem governanças confiáveis serão pontos de solidez de qualquer análise. Sem dúvida alguma, empresas que não estiverem engajadas e investirem nessas frentes, serão impactados em seus investimentos, negócios e até mesmo na captura de eventuais benefícios governamentais e fiscais de incentivos em busca desse “mundo melhor”.

Considerando esses diversos pontos, qual é o papel dá área de Procurement em todo esse contexto?

Sem dúvida nenhuma, o papel de nossa área é essencial! Primeiramente como colaborador e ser humano, onde temos que ampliar nossa visão e saber o quanto esses assuntos e ações são relevantes. Quando transcendemos para o mundo corporativo, temos inevitavelmente que olhar todas as vertentes em nossas contratações. Escopo, matéria prima, fornecedor, sustentabilidade fazem parte do ESG e passam a fazer parte da análise, negociação e escolha de qualquer solução e parceiro. Essa análise crítica de toda a cadeia, origem de insumos em todas as aquisições e escolhas nas parcerias, passam a ser mais uma atribuição de uma Consultor / Business Partner de Procurement. Eles são parte do custo e do TCO.

Atualmente o time conta com uma área específica dentro da XP para suporte e avaliação em conjunto em relação as compras, porém é fato que cada vez mais os profissionais de todas as áreas, incluindo Procurement, terão que se aprofundar no tema e as empresas deverão investir em profissionais com skills sobre o assunto.

As áreas de Gestão de Fornecedores, Procurement, ESG, Negócios e cada um de nós individualmente devem trabalhar juntos nessa evolução, não só das Empresas mas do mundo.

E você está fazendo sua parte em buscar esses skills e avaliar suas negociações? Esse é o presente e futuro, não deixe de fazer parte dele!

Cintia Rossi
Carreira com mais de 17 anos desenvolvida nas áreas de Compras e Suprimentos, com sólido conhecimento em diversas categorias e segmentos de mercado. Ampla experiência em gestão de equipes, gestão de categorias / contratos e entregas de resultados altamente representativos, contemplando além de ganhos financeiros, diferenciais em termos de inovação, melhorias operacionais e aumento de produtividade.  

ARTIGOS RELACIONADOS

spot_img

MAIS ARTIGOS

7 passos para se ter sucesso no Strategic Sourcing

7 passos para se ter sucesso no Strategic Sourcing Como você desenvolve e nutre parcerias...

Qual a diferença entre TOTAL COST OF OWNERSHIP e...

Qual a diferença entre TOTAL COST OF OWNERSHIP e COST BREAKDOWN? TOTAL COST OF OWNERSHIP...

Quer tirar ideias do papel profissional de Compras? Conheça...

Quer tirar ideias do papel profissional de Compras? Conheça os métodos de Elon Musk! Quer...

As competências essenciais do comprador estratégico – Gestão do...

As competências essenciais do comprador estratégico - Gestão do Tempo No artigo anterior, Comprador Estratégico...

COMPRAS – Uma das áreas mais estratégicas da sua...

COMPRAS – Uma das áreas mais estratégicas da sua empresa! Compras ou Suprimentos, mais conhecidos...

Procurement e Purchasing – Quais são as diferenças?

Saiba por que Procurement e Purchasing não são a mesma coisa e como suas...

MAIS ACESSADOS

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui