Índice do artigo
O que é gerenciamento de categorias em Compras?
O GC é uma abordagem estratégica para Suprimentos onde as organizações segmentam seus gastos em áreas que contêm materiais e serviços ou relacionados, permitindo oportunidades de foco para consolidação e eficiência.
O gerenciamento de categorias pode envolver a divisão de materiais ou serviços diretos e indiretos ou pode estar relacionado ao nível de itens ou serviços por valor, fornecedor, tipo ou volume, etc ou seja o BASELINE e Spend Analysis.
Importante utilizar para auxiliar na classificação de materiais ou serviços o Pareto (regra 80/20) e Análise ABC.
A partir desses modelos, é possível ver onde altos níveis de gastos estão sendo acumulados e onde o foco deve ser colocado.
Quais são os benefícios do gerenciamento de categorias?
O gerenciamento de categorias permite que os profissionais de compras concentrem seu tempo e conduzam análises de mercado para alavancar totalmente suas negociações e gerenciar corretamente seus fornecedores em alinhamento com os objetivos corporativos.
O gerenciamento de categorias ajuda a organizar os recursos da equipe de compras e contribui para economias de escala, redução do TCO, Value engineeging e Value Analysis além de estudos de Make or Buy, Decomplexity, Value Stream Mapping, relacionamentos aprimorados e alianças estratégicas com os fornecedores, ao mesmo tempo em que obtém um entendimento profundo de como cada categoria contribui para o gerenciamento de riscos e impacto no negócio, no CMV e EBITDA.
O gerenciamento de categorias fornece uma compreensão mais profunda do mercado, produtos, fornecedores e da cadeia de Supply Chain para desenvolver planos estratégicos da categoria.
Este nível mais profundo de percepção e mapeamento da cadeia de abastecimento leva em consideração fatores ambientais, sociais e políticos para gerenciar o risco de forma mais eficaz para a organização – PESTAL, Kraljic, Porter 5 forças, SWOT e Market Intel.
Uma estratégia de gerenciamento de categorias de sucesso
O gerenciamento eficaz de categorias abrange uma infinidade de áreas, incluindo, mas não se limitando a:
- Gestão de relacionamento com fornecedores SRM
- Avaliação de fornecedores IQF e IPF
- Gestão de Riscos
- Profundo conhecimento de Cost Breakdown e Should Cost
- Análise de TCO e território Negativo vs Cash Flow
- Planejamento Estratégico de Strategic Sourcing
- Calendário de Sourcing
- Profundo conhecimento Técnico de suas Categorias e Mercado Local, Global e Commodities
- Drivers de Custo
- Global Sourcing
- Indicadores de desempenho da Categoria
- Business Case da Categoria
- Joint Business Plan com Fornecedores estratégicos
- Hard Skills nível 3 ou 4 na escala de maturidade de Procurement
- Comunicação eficaz habilidades humanas – Soft Skills
- Análise de tendência
- Forças competitivas e fatores externos
- Identificação e gestão de Clientes internos
- Compras sustentáveis - ESG
- Liderança e gestão de equipe
Fontes: PG e CIPS
Mais de 30 anos de experiência sendo Head de Suprimentos na AmBev/AB-InBev, P&G (Consumer Goods), B. Braun (Farma) e LATAM Head of Supply Chain Planning & Performance na BP (British Petroleum).
Graduado em comércio exterior, extensão pela Columbia University e MIT ACE Program.