O que é gerenciamento de categorias em Compras?

O que é gerenciamento de categorias em Compras?

O GC é uma abordagem estratégica para Suprimentos onde as organizações segmentam seus gastos em áreas que contêm materiais e serviços ou relacionados, permitindo oportunidades de foco para consolidação e eficiência.

O gerenciamento de categorias pode envolver a divisão de materiais ou serviços diretos e indiretos ou pode estar relacionado ao nível de itens ou serviços por valor, fornecedor, tipo ou volume, etc ou seja o BASELINE e Spend Analysis.

Importante utilizar para auxiliar na classificação de materiais ou serviços o Pareto (regra 80/20) e Análise ABC.

A partir desses modelos, é possível ver onde altos níveis de gastos estão sendo acumulados e onde o foco deve ser colocado.

Quais são os benefícios do gerenciamento de categorias?

O gerenciamento de categorias permite que os profissionais de compras concentrem seu tempo e conduzam análises de mercado para alavancar totalmente suas negociações e gerenciar corretamente seus fornecedores em alinhamento com os objetivos corporativos.

O gerenciamento de categorias ajuda a organizar os recursos da equipe de compras e contribui para economias de escala, redução do TCO, Value engineeging e Value Analysis além de estudos de Make or Buy, Decomplexity, Value Stream Mapping, relacionamentos aprimorados e alianças estratégicas com os fornecedores, ao mesmo tempo em que obtém um entendimento profundo de como cada categoria contribui para o gerenciamento de riscos e impacto no negócio, no CMV e EBITDA.

O gerenciamento de categorias fornece uma compreensão mais profunda do mercado, produtos, fornecedores e da cadeia de Supply Chain para desenvolver planos estratégicos da categoria.

Este nível mais profundo de percepção e mapeamento da cadeia de abastecimento leva em consideração fatores ambientais, sociais e políticos para gerenciar o risco de forma mais eficaz para a organização – PESTAL, Kraljic, Porter 5 forças, SWOT e Market Intel.

Uma estratégia de gerenciamento de categorias de sucesso

O gerenciamento eficaz de categorias abrange uma infinidade de áreas, incluindo, mas não se limitando a:

  • Gestão de relacionamento com fornecedores SRM
  • Avaliação de fornecedores IQF e IPF
  • Gestão de Riscos
  • Profundo conhecimento de Cost Breakdown e Should Cost
  • Análise de TCO e território Negativo vs Cash Flow
  • Planejamento Estratégico de Strategic Sourcing
  • Calendário de Sourcing
  • Profundo conhecimento Técnico de suas Categorias e Mercado Local, Global e Commodities
  • Drivers de Custo
  • Global Sourcing
  • Indicadores de desempenho da Categoria
  • Business Case da Categoria
  • Joint Business Plan com Fornecedores estratégicos
  • Hard Skills nível 3 ou 4 na escala de maturidade de Procurement
  • Comunicação eficaz habilidades humanas – Soft Skills
  • Análise de tendência
  • Forças competitivas e fatores externos
  • Identificação e gestão de Clientes internos
  • Compras sustentáveis ​- ESG
  • Liderança e gestão de equipe

Fontes: PG e CIPS

CEO at Procurement Garage | leonardo.alexander@procurementgarage.com | + posts

Mais de 30 anos de experiência sendo Head de Suprimentos na AmBev/AB-InBev, P&G (Consumer Goods), B. Braun (Farma) e LATAM Head of Supply Chain Planning & Performance na BP (British Petroleum).

Graduado em comércio exterior, extensão pela Columbia University e MIT ACE Program.

spot_imgspot_img

Receber Newsletter

Artigos Relacionados

Entrevista com Ramon Farias

Entrevista com Ramon Farias O Blog na Garage entrevistou o...

Recursos Humanos e a Evolução do ESG

Recursos Humanos e a Evolução do ESG Você já se...

Não economize em sua carreira

Não economize em sua carreira Profissional de compras, o ano...

A Importância Vital de um CPO para o Sucesso em Procurement

A Importância Vital de um CPO para o Sucesso...
spot_imgspot_img
Leonardo Alexander
Leonardo Alexander
Mais de 30 anos de experiência sendo Head de Suprimentos na AmBev/AB-InBev, P&G (Consumer Goods), B. Braun (Farma) e LATAM Head of Supply Chain Planning & Performance na BP (British Petroleum). Graduado em comércio exterior, extensão pela Columbia University e MIT ACE Program.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui