Procurement Fora da Caixa

Procurement Fora da Caixa

Está na hora de os profissionais de compras analisarem todas as opções disponíveis para compras, em vez de trabalharem da ‘mesma maneira’

Há momentos em que “negócios como de costume” não fornecem tempo para um pensamento mais estratégico

A “mesma maneira que sempre fizemos” pode levar a resultados contínuos que não fornecem a melhor solução para Compras.

Como cada categoria é diferente, é lógico que todas as opções devem ser consideradas. O mesmo caminho ou o mais fácil pode não ser o melhor caminho. 

Embora possa levar algum tempo para analisar as opções, vale a pena fazer isso e poderá economizar tempo e dinheiro mais tarde.

A escolha e a comparação são vitais, portanto, encontrar todos os fornecedores disponíveis e possíveis soluções é o resultado desejado. 

O “mesmo caminho” ocorre devido ao tempo e à falta de escolha, mas também há um fator tipo falta de iniciativa.

Ser capaz de “ver o quadro geral” e estar preparado para manter a mente aberta pode fornecer soluções, ideias e conceitos alternativos que podem proporcionar o melhor resultado.

Desafiar o “como sempre” deve ocorrer para que possamos ter certeza de que a melhor solução foi encontrada para o problema.

Investigar diferentes caminhos também pode lhe dar confiança de que o que você está propondo é a melhor solução. 

Sim, o tempo passa e você não para algumas horas para procurar alternativas, mas então como saber que a melhor opção atual vale mesmo a pena ?

Devemos questionar com frequência a melhor maneira de realizar as Compras e devemos olhar para nossas ações – as ações seguem os princípios de transparência, custo-benefício e responsabilidade ou algumas decisões estão sendo tomadas em torno de relacionamentos?

Embora os relacionamentos sejam importantes, deve haver clareza em torno das decisões que garantam que haja um raciocínio sólido. 

Deve ocorrer um pensamento que considere colaboração, contratos estratégicos, flexibilidade de design de contrato e consideração de direção futura, para citar alguns.

Temos que considerar as necessidades de compras de longo prazo e pensando estrategicamente isso se torna possível. 

Para isso, devemos interagir com fornecedores que possam fornecer ideias, visão e pensar a médio e longo prazo. 

Se você não olhar para todas as opções, isso pode restringir as possibilidades.

Problemas

  1. Tempo – mas por que isso é por causa de um planejamento ruim?  é uma razão para não olhar para alternativas.
  2. Falta de estratégia de compras – por que isso acontece?
  3. Falta de envolvimento do fornecedor – isso é devido à falta de comunicação?
  4. A “mesma maneira” – porque é fácil?

Das quatro questões, o ponto 2 pode afetar as outras questões. 

É importante manter a mente aberta e estar preparado para questionar. As ideias podem fluir a partir de perguntas e fornece um fórum aberto. 

Estar “fechado” em seu pensamento leva aos mesmos resultados.

Os fornecedores têm um papel a desempenhar e podem ajudar se souberem que você aceitaria ideias e soluções múltiplas. 

Este é outro propósito para estar aberto a ideias e encorajar discussões e soluções.

Os fornecedores podem e devem ajudar. Eles provavelmente podem fornecer outras opções se sentirem que serão ouvidos. 

Não podemos nos surpreender se eles fornecerem o que você pede sem fornecer opções, se eles não sentirem que suas ideias serão receptivas. 

Seria útil fornecer um mecanismo de discussão como o INNOVATION DAY da Procurement Garage

Lista de verificação útil

  1. Seus resultados de compras estão funcionando?
  2. Você está feliz/insatisfeito com os resultados de compras?
  3. Você está procurando várias soluções?
  4. Você está operando em sua “zona de conforto”?

Como… o primeiro passo é dedicar algum tempo para refletir sobre o que você gostaria de alcançar. Assim, os passos a seguir são:

  1. Coloque em prática um plano
  2. Reserve um tempo para ser mais criativo e fazer muito Benchmarking 
  3. Esteja preparado para fazer perguntas sobre as melhores práticas 
  4. Rode o PDCA – volte atrás, se necessário
  5. Contratar fornecedores que possam agregar valor ao seu negócio.

Os benefícios são

  1. Um fornecedor que pode fornecer soluções
  2. Informações relevantes a serem incorporadas ao mix
  3. Confirmação da base de fornecedores
  4. Uma maneira melhor de trabalhar.

O principal benefício é considerar as opções e reservar um tempo para realizar pesquisas. 

Se a solução funcionar, então isso é um bônus. Se a pesquisa não ajudar, você pode manter o pensamento original. 

O trabalho não é desperdiçado, pois novas ideias e requisitos podem desencadear mais pensamento e direção, se não imediatamente, em um momento posterior.

Resumo

Faz sentido considerar alternativas, especialmente se as formas atuais de trabalho não refletem o que era desejado. 

Devemos estar abertos a pensar estrategicamente e encontrar a melhor opção e não o “mesmo caminho”.

Compras não é estático – então, por que nosso pensamento deveria ser? Tomar o tempo é o primeiro e necessário passo que pode levar a melhores resultados.

Muitas vezes operamos da “mesma maneira” e não olhamos para as opções enquanto mantemos nossa “zona de conforto”

Devemos considerar as necessidades de nossa organização – não as nossas – e, embora o tempo possa ser um problema, isso não deve ser um fator para não procurar alternativas.

Se a pesquisa não fornece respostas/soluções, ainda vale a pena fazê-lo na perspectiva da comparação.

Sejamos proativos e nos engajemos com os fornecedores com o objetivo de alcançar resultados positivos.

Não é útil ficarmos fixos em nossos pensamentos e ações. Se continuarmos sempre na mesma trilha, não devemos nos surpreender com os mesmos resultados. 

Devemos encorajar alternativas, não devemos permitir formas fechadas de operar e para que as compras sejam relevantes.

A equipe de compras deve estar preparada para ‘crescer’ e encontrar melhores soluções. 

Não queremos ficar estáticos – as compras mudam e precisamos também.

Uma pergunta: a “caixa” está limitando você em busca da melhor solução de compras? Você está tornando mais difícil para si mesmo por não olhar para alternativas? Seria uma pena enorme pensar que este é o caso.

Portanto, reserve um tempo e esteja preparado para tirar dúvidas e encontrar a melhor solução para a necessidade de compras. 

Vale a pena fazer isso e os resultados serão melhores se olharmos para o que é possível. O ‘mesmo caminho’ não é o “melhor caminho”.

Por último, estabeleça uma estratégia de Compras para médio-longo prazo e tenha prazos regulares para pesquisar, estudar, aprender e ter ideias e revisão para verificar se os seus resultados maximizados estão sendo alcançados, lembre se, #SomosFrontOffice 

Leonardo Alexander
Mais de 30 anos de experiência sendo Head de Suprimentos na AmBev/AB-InBev, P&G (Consumer Goods), B. Braun (Farma) e LATAM Head of Supply Chain Planning & Performance na BP (British Petroleum). Graduado em comércio exterior, extensão pela Columbia University e MIT ACE Program.

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