Índice do artigo
Savings e Cost Avoidance: Qual a diferença entre essas duas métricas?
Quando se trata de economizar dinheiro dentro de uma organização. Uma das principais métricas que Procurement usa para acompanhar o sucesso é a economia de custos ou seja SAVINGS.
Cada vez mais, as empresas procuram estratégias de prevenção de custos para continuar otimizando assim que a economia máxima de custos for alcançada.
OU SEJA ir além e buscar a redução do TCO – Custo Total de Propriedade e que já publicamos aqui e voltaremos a publicar.
Savings e Cost Avoidance definições
Economia de custos SAVINGS vs. Custos evitados COST AVOIDANCE
Economia de custos SAVINGS
Os Savings acontecem quando você reduz o que está pagando e, portanto, melhora os ganhos financeiros para o negócio.
A prevenção de custos ou custos evitados – Cost Avoidance, por outro lado, ocorre quando você pode simplesmente remover a necessidade de um custo por completo. Em vez de gastar menos, você evita um custo.
Exemplo: Tem um reajuste previsto no seu contrato pelo IPCA e você negocia abaixo dele ou até mesmo zera esse reajuste.
Ambas as Métricas compartilham o mesmo objetivo de reduzir despesas.
Os Savings são muitas vezes chamados de Hard Savings, enquanto o custo evitado geralmente é chamado de Soft Savings.
Hard Savings é normalmente relativamente mais fácil de se apurar e refere-se a uma redução no preço de compra de um material e ou serviço. Ou seja Diretos, Indiretos e também Capex.
Essa métrica é fácil de rastrear simplesmente calculando a diferença de preço do item depois de negociar uma redução no preço.
Existem pelo menos 5 métricas para cálculo de Savings
- Baseline VS preço final negociado
- Orçamento VS preço final negociado
- 1° preço recebido versus preço final negociado
- Média de preço de mercado versus preço final negociado
- Menor preço obtido versus ganho na mesa = Preço final negociado
Podem existir outras métricas para cálculo de Savings mas precisa ser aprovada pelo C Level e estar de acordo com a Política de Compras.
O mesmo se aplica ao pênalti quando existe um aumento de custo mesmo após a negociação. Mas falaremos a respeito desse tema em outro Post junto com o TCO.
Custos evitados COST AVOIDANCE
Custo Evitado: Pode ser mais difícil determinar essa economia pois geralmente vêm associada a outras medidas de mitigação de aumento dos custos
Mas Procurement atua fortemente para reduzir tais pressões inflacionárias e reduzir ao máximo o pleito do fornecedor ou até mesmo evitar 100% do reajuste
Não é tarefa fácil mas demonstra também a necessidade de ser uma equipe muito bem preparada e munida de informações, Market Intel, visão de parceria estratégica de longo prazo entre outros skills e pontos importantes para se ter êxito neste tipo de negociação.
Mais de 30 anos de experiência sendo Head de Suprimentos na AmBev/AB-InBev, P&G (Consumer Goods), B. Braun (Farma) e LATAM Head of Supply Chain Planning & Performance na BP (British Petroleum).
Graduado em comércio exterior, extensão pela Columbia University e MIT ACE Program.