📖 Antifrágil: Coisas que se beneficiam com o caos

👤 Autor: Nassim Nicholas Taleb

Antifrágil revela como prosperar em um mundo de incertezas.

O autor confere um novo conceito à incerteza, tornando-a desejável e até mesmo necessária.

Assim como ficamos fisicamente mais fortes quando submetidos à tensão, muitas coisas se beneficiam do estresse, da desordem e da volatilidade. O que Taleb identificou e chama de antifrágil não só tira proveito do caos, como precisa dele para sobreviver e florescer.

O antifrágil está além do resiliente e do robusto. Estes resistem a choques e permanecem os mesmos; o antifrágil, por sua vez, se torna cada vez melhor. Além disso, ele é imune a erros de previsão e está protegido de eventos adversos.

Extremamente ambicioso e multidisciplinar, Antifrágil é sobre como se comportar ― e prosperar ― em um mundo cheio de imprevistos. Erudita e espirituosa, a mensagem de Taleb é revolucionária: o que não é antifrágil certamente sucumbirá.

📖 The Art of the Long View

👤 Autor: Peter Schwartz

A motivação para escrever este livro para o autor Peter Schwartz, veio do sucesso do grupo Royal Dutch/Shell no uso de cenários para antecipar a crise do petróleo na década de 1980.

A Shell foi uma das poucas empresas que administrou essa crise. A seguir estão os pontos-chave que podem ser de interesse e auxiliar os profissionais na tomada de melhores decisões no planejamento de eventos em sua vida ou na empresa com a qual trabalha: • Muitas pessoas reagem à incerteza com negação. Eles criam pontos cegos para si próprios.

  • Os cenários são ferramentas para nos ajudar a ter uma visão de longo prazo em um mundo VUCA.
  • O planejamento de cenários se trata de fazer escolhas hoje com uma compreensão de como elas podem ser.
  • Esse tipo de planejamento é fácil para algumas pessoas. Para outros, é preciso prática.
Seja paciente, o resultado final de um planejamento adequado vale o esforço.

📖 Filhos brilhantes, Alunos fascinantes

👤 Autor: Augusto Cury

O livro retrata a história de um professor de física ao chegar em uma escola que estava um caos social e de aprendizado.

Este professor chama-se Romanov e sendo ele muito sábio sabe reconhecer que seu trabalho não iria ser fácil, que a geração atual quer tudo muito rápido, sem busca, sem batalha.

Sabe que irá precisar lidar com pessoas desprotegidas emocionalmente, derrotados pelos padrões de beleza, perdas, ou ainda notas ruins na escola.

O professor sempre começava suas aulas de física normalmente, mas sempre que podia tentava transformar algo nos conteúdos mostrando a singularidade de cada um.

Ao fim do livro o leitor percebe que os filhos brilhantes e os alunos fascinantes não são aquele mais bem comportados e sem falhas, mas sim aqueles que aprendem a desenvolver consciência crítica e que trabalham nos seus erros.

📖 O Choque do Futuro

👤 Autor: Alvin Toffler

Choque do Futuro estabelece uma abordagem sobre as tendências futuristas. Nele, Alvin Toffler descreve o que acredita poder acontecer no futuro, analisando as tendências através do método histórico-comparativo.

O autor estabelece uma corrente evolucionista do homem, apreendido pela suas caracterizações do futuro, em termos tecnológicos, institucionais, organizacionais e sociais.

Por esta abordagem humanística tão global e generalizante e ao mesmo tempo tão singular e específica, é que se considera este livro como um clássico da leitura mundial.

É possível perceber na obra que todas estas mudanças inferirão diretamente na família, com o surgimento da sociedade marcada pela transitoriedade, pela diversidade e pelas novidades.