Arbitragem

Um método que é acordado antecipadamente pelas partes de um contrato para resolver um litígio através da submissão a um ou mais árbitros terceiros neutros para uma decisão vinculativa; a arbitragem é normalmente utilizada para evitar litígios, ou seja, procedimentos judiciais.

Adjudicação

A ação tomada pelo comprador com base na avaliação das ofertas, para aprovar a seleção do fornecedor para um contrato específico.

Melhor e última oferta

Uma ferramenta que pode ser utilizada durante a fase de avaliação final de uma aquisição utilizando um RFP quando pelo menos dois fornecedores qualificados permanecem dentro de uma gama competitiva. É um termo que indica ao fornecedor que o comprador não pretende negociar após a recepção das ofertas, pelo que o fornecedor deve apresentar o preço final e os elementos a entregar.

Oferta

Uma oferta em resposta a um convite à apresentação de propostas ou uma oferta em resposta a um leilão eletrônico

Garantia de oferta (garantia de oferta)

Uma garantia de um fornecedor que garanta obrigações resultantes de uma adjudicação de contrato com a intenção de evitar: a retirada ou modificação de uma oferta após o prazo para apresentação de tais documentos; a não assinatura do contrato ou o não fornecimento da garantia exigida para a execução do contrato após a aceitação de uma oferta; ou o não cumprimento de qualquer outra condição precedente à assinatura do contrato especificada nos documentos de solicitação.

Proponente, proponente, ofertante

Um modelo que apresenta uma oferta em resposta a uma solicitação. Normalmente, o termo proponente é utilizado para se referir ao modelo que responde a um OIT, RFQ ou leilão eletrônico; o termo proponente é utilizado para se referir ao modelo que responde a um RFP.

Conhecimento de carga

O contrato e o recibo de um transportador para as mercadorias que aceita transportar de um local para outro e entregar a um destinatário designado (consignatário).

Lista de quantidades

Uma descrição e uma estimativa quantitativa de todos os materiais, e/ou fornecimentos, que serão necessários para um projecto de construção proposto ou produção de equipamento (geralmente concebido à medida), fornecidos aos concorrentes para fins de fixação de preços.

Pedido de compra geral

Uma ordem de compra especial tipicamente concebida para aproveitar requisitos repetitivos e reparações de emergência envolvendo bens e serviços de baixo valor, reduzindo ao mesmo tempo a carga de trabalho administrativo.

Comprador

O indivíduo ou pessoal designado por um funcionário autorizado para realizar todas as actividades necessárias para a aquisição de bens, obras ou serviços em conformidade com os regulamentos, regras, políticas e procedimentos aplicáveis. O termo comprador é também utilizado para designar o modelo da ONU que é parte no contrato.

Catálogo

Uma lista organizada de bens ou serviços especificando a descrição, preço, unidade de medida e outros atributos. Um catálogo pode estar disponível como documento ou em formato eletrônico.

Aquisição em colaboração, aquisição comum

Um acordo de aquisição em que várias organizações da ONU combinam os seus esforços para realizar aquisições em cooperação ou partilhar o resultado de um processo de aquisição, obtendo assim benefícios para o grupo na sua totalidade. O objetivo da aquisição em colaboração é conseguir um preço reduzido ou um melhor serviço através de economias de escala e reduzir a ineficiência e a duplicação em todas as organizações da ONU.

Licitação competitiva

Um método de aquisição em que as ofertas de fornecedores concorrentes são convidadas por anúncio aberto e fornecidas com o âmbito, especificações e termos e condições do contrato proposto, bem como os critérios pelos quais as ofertas serão avaliadas. Os objetivos da licitação competitiva são obter bens ou serviços ao menor custo ou ao melhor valor através de uma concorrência aberta e justa.

Consignação

(1) Um acordo com um fornecedor para armazenar bens no local de um cliente com os bens que permanecem propriedade do fornecedor até serem utilizados ou vendidos; (2) Uma remessa que é entregue a um transportador comum para transporte e entrega.

Contrato

No contexto das compras da ONU, um contrato é um acordo escrito e juridicamente vinculativo entre a organização e um fornecedor, que estabelece os termos e condições, incluindo os direitos e obrigações da organização e do fornecedor. Um contrato pode assumir muitas formas diferentes, por exemplo, acordo, ordem de compra, memorando de entendimento, cartas de assistência.

Desativação

As atividades realizadas para tirar um produto ou serviço fora de uso e torná-lo indisponível para os clientes

Degrowth

Uma redução da produção e do consumo

Demanda

Quanto ou muitos de um produto ou serviço os clientes estão dispostos a comprar a preços diferentes

Curva de demanda

Uma representação gráfica de como o preço muda com as mudanças na demanda por um item

Demografia

O tipo, idade, cultura, interesses e posição financeira das pessoas

Estoque de demanda dependente

Matérias-primas ou peças de componentes cuja demanda (níveis de pedido) é influenciada pela demanda do produto acabado

Depreciação

A redução ao longo do tempo no valor de um ativo detido por uma empresa, muitas vezes devido ao desgaste. Um valor para isso é tratado como um custo nas contas anuais de uma empresa

Encargos de depreciação

A quantia em dinheiro pela qual as contas anuais são ajustadas para refletir o custo de uma redução no valor dos ativos. Este dinheiro é colocado de lado para comprar uma substituição para o ativo em uma data futura

Depreciação de ativos

Um método contábil de distribuição do custo de um ativo ao longo de um período definido, geralmente vários anos financeiros

Especificação de design

Um documento detalhado que estabelece a maneira precisa como um produto deve ser construído ou um serviço entregue; inclui desenhos técnicos, normas que devem ser atendidas e dimensões

Delegado ou transferir poder

Chamada direta

O ato de fazer um pedido ao abrigo de um acordo-quadro sem mais concorrência

Custo direto

Custo que está diretamente associado à produção de um bem ou serviço

Custo de mão de obra direta

O custo de salário para funcionários que trabalham no processo de fabricação de um item ou entrega de um serviço

Custo de material direto

O custo de materiais e componentes usados ​​na produção de um item ou entrega de um serviço

Suprimentos diretos

Matérias-primas e bens para uso na produção

Divulgação de presentes

Declaração de presentes ou hospitalidade recebidos de um fornecedor para garantir a transparência das negociações

Gastos dos consumidores em coisas que querem comprar, em vez de em coisas que têm de comprar, como comida e habitação

Deseconomia de escala

Onde os custos unitários aumentam com o aumento da produção

Negociação cessada dissolvida
Distribuição

O processo de movimentação de materiais ou produtos de um participante da cadeia de abastecimento para outro