Entrevista com Cristiane Franqueto

Entrevista com Cristiane Franqueto

Entrevista com Cristiane Franqueto – Senior Procurement Manager no Grupo BIG em comemoração ao 1º Aniversário do Blog Na Garage

PERGUNTA 1

BNG: Durante muitos anos o tema Liderança tem sido um dos mais abordados pelo mercado de trabalho e publicações, no entanto essa é uma disciplina em constante transformação.

Como você tem percebido as mudanças na forma de gerir pessoas nos últimos anos?

Cristiane Franqueto: Ouvimos falar muito sobre a transição de um mundo VUCA (Volatility, Uncertainty, Complexity e Ambiguity) para o estágio BANI (Brittle, Anxious, Nonlinear, Incomprehensible) e eu percebo uma grande influência deste movimento na forma de liderar.

Isso faz com que a liderança desenvolva ainda mais as habilidades de resiliência, atenção plena e flexibilidade para mudança junto ao seu time.

Sem dúvida a inteligência emocional tornou-se um desafio para que a liderança consiga potencializar as interações interpessoais entre times e, consequentemente, maximizar os resultados da área.

PERGUNTA 2

BNG: Completando a pergunta anterior, qual sua percepção quanto ao crescimento do número de mulheres em posições de liderança em empresas nacionais e multinacionais?

Cristiane Franqueto: Falando sobre o mercado em geral, posso dizer que esta evolução tem acontecido, mas em passos lentos.

Hoje o Brasil está atrás de países como África do Sul, Turquia e Malásia, segundo estudo realizado recentemente pela Grant Thornton.

Em contrapartida, eu percebo um aumento do número de grupos que apoiam o desenvolvimento de carreiras femininas, como por exemplo, a Mulheres no Comando (MNC, do qual eu faço parte), e o Instituto Mulheres do Varejo que também busca fortalecer o poder da mulher na liderança.

PERGUNTA 3

BNG: Você acredita que liderar uma equipe de Compras requer competências diferenciadas? Que habilidades você entende como as mais importantes para quem busca se tornar um(a) gestor(a) de pessoas em Suprimentos?

Cristiane Franqueto: Eu acredito que vai além do conhecimento específico das categorias, exigindo um know how voltado tanto para o negócio, quanto para os procedimentos internos.

Da parte do negócio, é necessário entender as principais “dores” dos stakeholders e como a área de Suprimentos pode contribuir para a solução dos problemas, maximização dos resultados da companhia e então agregar valor na cadeia.

Já quando olhamos para dentro da própria área, o líder de Suprimentos deve impulsionar o time para a otimização de processos em busca de eficiência.

PERGUNTA 4

BNG: Durante um processo de recrutamento e seleção que habilidades você busca no candidato(a) para trabalhar na sua equipe?

Cristiane Franqueto: Além de skills específicos da área, também considero importante ter Inteligência Emocional, resiliência, capacidade de divergir de forma construtiva, senso analítico apurado, capacidade de articulação e visão holística do processo.

Leonardo Rosa
Executivo de Supply Chain com especialização em projetos de Petróleo e Gás, projeto em MBA de Gestão de Suprimentos, Logística e Supply Chain e Mentor de Carreira para Profissionais de Compras.

ARTIGOS RELACIONADOS

spot_img

MAIS ARTIGOS

Metaverso: hype, realidade ou futuro?

Metaverso: hype, realidade ou futuro? O conceito Metaverso ganhou força na consciência coletiva em outubro...

What Does Neuromining Mean?

What Does Neuromining Mean? Neuromining is the process of applying various behavioral intelligence and machine learning...

A importância das Curvas ABC, XYZ, PQR e 123...

A importância das Curvas ABC, XYZ, PQR e 123 na Logística A gestão da Logística...

7 maneiras de usar a estratégia de compras da...

7 maneiras de usar a estratégia de compras da sua empresa para aumentar a...

Transparência nos processos de BID: lembre-se, estamos em um...

Transparência nos processos de BID: lembre-se, estamos em um jogo infinito! Quem nunca se deparou...

Gestão de riscos de contratos de serviços

Gestão de riscos de contratos de serviços A gestão de riscos de contratos é um...

MAIS ACESSADOS

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui