Passo a passo de uma Administração de Contratos de qualidade

Passo a passo de uma Administração de Contratos de qualidade

Em uma das matérias da minha pós-graduação, falamos sobre gerenciamento de cronograma e definir as atividades, assim como: recursos, escopo, tempo, custo e isso me levou a pensar no meu papel como Engenheiro de Produção.

Em um processo seletivo que eu participei, uma das etapas era analisar o processo de contratos da empresa e propor melhorias. Ficou claro que administração de contratos era o maior gargalo do departamento de supply chain/procurement.

E o que fazer? A solução foi no redesenho de todos os processos e padronizar todas as atividades a fim de diminuir esse impacto.

Administração de Contratos

Primeiro vale ressaltar que quando falamos de administração de contratos, estamos falando de um item que implica diretamente na performance financeira e operacional de uma empresa.

Administrar bem seus contratos, é minimizar riscos, identificar e analisar oportunidades ou problemas futuros. Seja você a contratante ou o contratado.

E como fazer essa gestão de forma eficaz?

Abaixo um possível fluxo de processo a ser adotado:

1 – Todos os contratos devem estar registrados no sistema e ter o preenchimento obrigatório de pelo menos as seguintes informações: Empresa Contratada, Gestor ou área gestora do contrato, data de assinatura, data de vencimento, objeto e valor.

2- 90 dias antes do vencimento o sistema gerará um aviso automático. Esse aviso se repetirá por mais duas vezes. Faltando 60 dias e faltando 30 dias.

3- Após o recebimento do aviso de vencimento, o analista responsável pelo contrato comunicará a área gestora e dará uma data limite de retorno com a confirmação se vamos ou não renovar o contrato.

  • Em caso positivo para renovação: A área deverá confirmar o escopo do contrato e o budget previsto para a renovação.
  • Em caso positivo para renovação com mudança de fornecedor: A área deverá confirmar o escopo do contrato e o motivo de mudança do fornecedor.
  • Em caso negativo para renovação: Será feita uma comunicação ao fornecedor e solicitação do distrato ao jurídico.

4- Com o recebimento do escopo e budget o analista inicia o processo de renovação do contrato.

  • Em caso positivo para renovação: É feita uma comunicação ao fornecedor do interesse de renovação do contrato, confirmado o escopo e condições para essa renovação e solicitando uma proposta.
  • Em caso positivo para renovação com mudança de fornecedor: É feita uma pesquisa no mercado dos possíveis fornecedores. Após a separação, inicia um contato onde é passado o escopo do serviço, condições para contratação e solicita assim uma proposta. Nessa comunicação deve ser um cronograma, com: Data de confirmação de recebimento e interesse, data para envio das dúvidas e data limite para apresentação da proposta.

5- Após o recebimento da proposta é feita uma análise financeira do fornecedor e atualização do cadastro. O fornecedor deve enviar o contrato social, cartão CNPJ e os formulários de privacidade de dados e sustentabilidade.

  • Em caso positivo para renovação: Será preenchido pela área gestora o formulário de avaliação do fornecedor.

6- Após análise do cadastro do fornecedor por parte da área jurídica, segue a análise das propostas pela coordenação de compras e área gestora.

7- O analista deverá elaborar o mapa comparativo de preços, mostrando o saving do processo. O mapa comparativo deve ter as informações de: Valor pago atualmente, valor do budget para renovação, valor atualizado com base no IPC e valor da proposta. Além do histórico de negociação

8- Após aprovação por parte da coordenação de compras e área gestora, é solicitada a elaboração de minuta para o jurídico.

9- Após o recebimento da minuta, o documento é submetido a análise do gestor de contrato e fornecedor.

10- Após aprovação por parte das duas áreas envolvidas, o jurídico deve enviar uma cópia do documento vistada e em PDF.

11- A assinatura do contrato deverá ser eletrônica através do docusign e o documento deverá ser arquivado na pasta de rede após finalização.

E quais as possíveis melhorias ou soluções para garantir que esse fluxo seja seguido com qualidade?

  • Inovação: Automatizar processos que já tenham ideias estruturadas através de robôs.
  • Sistema de Gestão de Contratos: Normalmente todos os ERP ‘s possuem um módulo direcionado à gestão de contratos. O que ajuda na consulta, padronização e rotinas de revisão.
  • Renovação automática: Identificando os serviços que são essenciais e contínuos para a operação, pode adotar uma renovação automática dos contratos sendo preciso apenas uma reanálise quanto ao escopo e custos.
  • Política de Administração: É importante que a empresa tenha todas as diretrizes sobre contratações bem desenhada e de conhecimento de todos os colaboradores.
  • Padronização: Na intenção de diminuir o impacto é padronizar o processo. Podendo inclusive fazer uma padronização por categoria, já que no geral existem diferentes frentes de contratação.
  • Revisão: Criar um cronograma de revisão dos termos contratuais, garantindo a elevação do nível de controle. E dos processos, com gestão 4.0.
  • Treinamento: Independente do tamanho ou senioridade do funcionário, é importante que ele esteja treinado e tenha qualificação para executar o processo.
  • Relatórios: Ter uma rotina de criação e apresentação de relatórios gerenciais, para a alta hierarquia e os colaboradores diretamente envolvidos no processo, garante identificar e avaliar as variáveis, impactos e riscos.

Obs: O formulário de desempenho do fornecedor aplicado nos processos de renovação é importante para conseguir gerar os relatórios e indicadores dessa parceria e são divididos em:

  • Impacto: Determinar se o objetivo final do contrato for conquistado;
  • Efetividade: Mostram as contribuições dos resultados;
  • Desempenho: Revelam se as metas traçadas foram atingidas;
  • Operacionais: Identificam as tendências relacionadas à operação.
Jean Durval
Top Voice & Linkedin Creator | Engenheiro | Comunicador Social | Palestrante | Supply Chain | Procurement | Suprimentos | Compras | Gestão de Projetos | Diversidade & Inclusão | ESG | Sustentabilidade | + posts

Um ator que trabalha com Supply Chain ou um Comprador que faz teatro?

1º TOP Voice da área de Suprimentos & TOP 100 Creator Brasil 2022 - Selecionado pela plataforma e participante da 2º Turma da Academia Itaú de Criadores, que é um projeto entre Itaú Unibanco e a YOUPIX.

Prazer, eu sou Jean Durval. Um Engenheiro de Produção, Pós graduado em Gerenciamento de Projetos e em Cidades Inteligentes e Sustentáveis, com mais de 13 anos de carreira na área Supply Chain e Procurement. Sou certificado em Diversidade e Inclusão nas Organizações pela PUC, onde venho desenvolvendo um trabalho voltado para a Diversidade de Fornecedores dentro das empresas. Expertise em compras, orçamentos, projetos, planejamento estratégico, logística, indicadores, gestão de fornecedores, administração de contratos, compliance, auditoria, importação e exportação, assegurando o cumprimento dos critérios e qualidade requerida.

spot_imgspot_img

Receber Newsletter

Artigos Relacionados

Cadeia de suprimentos e sustentabilidade

Cadeia de suprimentos e sustentabilidade  Essa ligação deve estar no...

Compras Inclusivas

Compras Inclusivas Se sua empresa está engajada em práticas ESG...

Como Contratar Serviços ou Comprar Materiais de Forma Eficiente

Como Contratar Serviços ou Comprar Materiais de Forma Eficiente Quando...

Tendências de compras 2025

Tendências de compras 2025 À medida que avançamos para um...
spot_imgspot_img
Jean Durval
Jean Durval
Um ator que trabalha com Supply Chain ou um Comprador que faz teatro? 1º TOP Voice da área de Suprimentos & TOP 100 Creator Brasil 2022 - Selecionado pela plataforma e participante da 2º Turma da Academia Itaú de Criadores, que é um projeto entre Itaú Unibanco e a YOUPIX. Prazer, eu sou Jean Durval. Um Engenheiro de Produção, Pós graduado em Gerenciamento de Projetos e em Cidades Inteligentes e Sustentáveis, com mais de 13 anos de carreira na área Supply Chain e Procurement. Sou certificado em Diversidade e Inclusão nas Organizações pela PUC, onde venho desenvolvendo um trabalho voltado para a Diversidade de Fornecedores dentro das empresas. Expertise em compras, orçamentos, projetos, planejamento estratégico, logística, indicadores, gestão de fornecedores, administração de contratos, compliance, auditoria, importação e exportação, assegurando o cumprimento dos critérios e qualidade requerida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui