Governança de master data

Governança de master data

1 – Introdução

A muito citada e mencionada sigla MDM, Master Data Management, traduzindo, Gestão de Dados Mestres é o processo utilizado para gerir, centralizar, categorizar, padronizar, localizar, atualizar e enriquecer dados mestres com o objetivo de assegurar diversas vantagens para sua empresa.

Os dados mestres podem assumir a forma de informações sobre produtos, serviços, clientes, fornecedores, localização e ativos, além de quaisquer fontes de informações que impulsionem seus negócios, os dados mestres são a base para muitas transações dentro de um ERP e diversos outros sistemas, ou seja, não ter Dados Mestres confiáveis e padronizados é um grande risco para qualquer organização.

Assegurar uma boa governança de Dados Mestres é fundamental e proporciona suporte a suas iniciativas comerciais por meio da identificação, vinculação e distribuição de informações entre produtos, clientes, lojas/locais, funcionários, fornecedores, ativos digitais e muito mais.

Os dados mestres são informações consideradas essenciais para uma organização. Esses dados são coletados desde quando a empresa inicia suas atividades até o cenário atual em que ela está, independentemente de seu porte ou setor. Como são informações chave para o negócio, necessitam estar dentro de algumas conformidades: atualizadas, organizadas, categorizadas de maneira certa, já que são importantes para o núcleo estratégico da empresa. Os maiores desafios encontrados pelas empresas no dia a dia são:

Ou seja, a acumulação de dados sem controle pode ser bastante prejudicial, trazendo dificuldades para fazer, até mesmo, análise básica dos dados.

Essas informações chaves quando bem utilizadas, se tornam insights para melhorias no negócio, seja para entender melhor os clientes, como também se tornam benéficas para a organização interna, como integrar setores e unidades de maneira informativa, além de otimizar processos.

Para que as empresas consigam utilizar os dados mestres de forma correta é necessário aplicar uma metodologia de processo e cadastro que envolva todos os núcles da empresa, proporcionando o benefíco de informações assertivas e facilitando as tomadas de decisões de todas ás áreas. Essa metodologia é aplicada e mantida por meio de uma governança de dados mestres.

2 – A importância da governança dos dados mestres

A tecnologia, considerada como uma grande aliada das empresas, tem como solução a governança de dados mestres, que serve para gerenciar, organizar, categorizar e enriquecer as informações essenciais. Também alinha os dados de acordo com a regra comercial da organização, relacionada às estratégias operacionais, de marketing e vendas, eliminando qualquer problema gerado por dados incorretos.

Quando necessitamos cadastrar um novo material, surge a principal preocupação em relação aos cadastros que é a possibilidade de errar no momento do cadastro. Há vários fatores que podem ocasionar esse erro e dentre elas a principal é a duplicidade de cadastros, pois quando há a duplicidade de cadastro do mesmo item o que pode acontecer (e quase sempre ocorre), é o erro na hora da compra e conferência de estoque.

Essas duplicidades, erros de informações e a existência de itens obsoletos ou desatualizados na base de  cadastros, podem ocasionar compras incorretas ou desnecessárias. Quando há duplicidade, a organização sofre, pois ela não consegue identificar qual é o produto exato que está sendo usado de forma correta, e por sua vez ocorre erro nas compras, no estoque e até no faturamento da empresa que possui um passivo maior.

Por isso, aconselha-se contar com ajuda de uma ferramenta que elimine essas situações, e que reduza o tempo operacional na organização, mantendo seus dados atualizados e padronizados, trazendo mais tempo hábil para enxergar os dados mestres de maneira estratégica.

Definir um PD(MSCF) (Padronização Descritiva de Material, Serviço, Cliente, Fornecedor) é essencial para a sustentabilidade do processo de MDM, investir numa plataforma de MDM completa e flexível é fundamental para o sucesso desse tema.

3 – Plataforma Klassmatt

A Klassmatt é a nossa plataforma de saneamento e governança de Dados Mestres, que tem o objetivo de transformar os cadastros de seus materiais, trazendo a padronização descritiva, ajudando a otimizar o tempo da equipe de gestão de materiais nas atividades operacionais com automatizações e aplicações de metodologias e melhores práticas do mercado, melhorando a gestão de materiais por meio da economia à longo prazo.

4 – Quando fazer essa transição para uma plataforma de cadastro?

Pensar no momento ideal para investir em uma plataforma que gerencia cadastros é uma das dúvidas mais comuns das empresas. A questão principal que você deve entender é que não existe um momento ideal.

Quanto mais cedo você fizer essa transição melhor será o desempenho da empresa em relação ao cadastro dos materiais e serviços. E isso pode acontecer em negócios de diversos segmentos. Então, seja qual for a sua necessidade, é possível evitar não só a duplicidade no estoque, erros no processo de compras, erros fiscais e até problemas na homologação e definição de fornecedores eficientes e com o mesmo produto, como diversos outros erros.

Você pode consultar mais informação em nosso site: https://www.klassmatt.com ou até mesmo solicitar uma reunião técnica ou de negócio junto ao nosso time de especialistas.

 

Diretor Klassmatt Integra S.A. | + posts
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