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KPIs estratégicos
Muito se fala sobre a importância de Compras mas uma coisa que pouco tem mudado é sobre como Compras é medida. Os KPIs continuam a ser savings, cost avoidance, lead time e outros de fácil medição e aceitação entre os executivos que, embora significativos, são bastante táticos, ou seja, ligados à operação, e pouco relacionados ao planejamento estratégico da empresa.
KPIs estratégicos devem estar ligados à visão da empresa, ao caminho para se chegar aonde não se está. É um assunto que merece uma discussão multidisciplinar mais aprofundada mas, como primeiros passos para chegarmos a eles, vamos utilizar os conceitos do Balanced Scorecard (BSC).
Esse processo sugere que o planejamento estratégico das empresas seja construído sobre 4 pilares: Financeiro, Clientes, Processos e Pessoas (ou Aprendizado).
Como exemplo, vamos supor que com base no BSC, o planejamento estratégico da empresa tenha suas metas reorganizadas conforme abaixo:
Considerando-se este cenário, seguem algumas sugestões de objetivos estratégicos de Compras:
- F – Aumentar a percepção de valor agregado
- F – Aumentar os prazos de pagamento
- F – Reduzir o custo total da cadeia de suprimentos
- C – Melhorar a satisfação do cliente com a área de Compras
- C – Aumentar a participação de Compras na empresa
- P – Reduzir o tempo de processamento dos pedidos
- AD – Aumentar o grau de maturidade dos compradores
Pode-se ir tanto além como também em outras direções, mas realizar esta primeira mudança, dar esse primeiro passo, já seria bem importante de se alcançar.
Especialista na implantação, desenvolvimento e otimização da área de Compras, com foco na formação de pessoas, inovação de processos e sistemas e qualificação de fornecedores.
Gestão de equipes de Compras para áreas de TI, serviços corporativos e técnicos além de equipamentos de manufatura. Ampla experiência em negociações estratégicas (com aplicação de técnicas de Strategic Sourcing) obtendo resultados premiados local e globalmente.