KPIs estratégicos

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KPIs estratégicos

Muito se fala sobre a importância de Compras mas uma coisa que pouco tem mudado é sobre como Compras é medida. Os KPIs continuam a ser savings, cost avoidance, lead time e outros de fácil medição e aceitação entre os executivos que, embora significativos, são bastante táticos, ou seja, ligados à operação, e pouco relacionados ao planejamento estratégico da empresa.

KPIs estratégicos devem estar ligados à visão da empresa, ao caminho para se chegar aonde não se está. É um assunto que merece uma discussão multidisciplinar mais aprofundada mas, como primeiros passos para chegarmos a eles, vamos utilizar os conceitos do Balanced Scorecard (BSC).

Esse processo sugere que o planejamento estratégico das empresas seja construído sobre 4 pilares: Financeiro, Clientes, Processos e Pessoas (ou Aprendizado).

kpis estrategicos ing1 - Blog Na Garage
Fonte: Wikipidia

 

Como exemplo, vamos supor que com base no BSC, o planejamento estratégico da empresa tenha suas metas reorganizadas conforme abaixo:

kpis estrategicos ing2 - Blog Na Garage

Considerando-se este cenário, seguem algumas sugestões de objetivos estratégicos de Compras:

  • F – Aumentar a percepção de valor agregado
  • F – Aumentar os prazos de pagamento
  • F – Reduzir o custo total da cadeia de suprimentos
  • C – Melhorar a satisfação do cliente com a área de Compras
  • C – Aumentar a participação de Compras na empresa
  • P – Reduzir o tempo de processamento dos pedidos
  • AD – Aumentar o grau de maturidade dos compradores

Pode-se ir tanto além como também em outras direções, mas realizar esta primeira mudança, dar esse primeiro passo, já seria bem importante de se alcançar.

 

Head de Compras e Facilities Dentsu International - Brasil | + posts

Especialista na implantação, desenvolvimento e otimização da área de Compras, com foco na formação de pessoas, inovação de processos e sistemas e qualificação de fornecedores.

Gestão de equipes de Compras para áreas de TI, serviços corporativos e técnicos além de equipamentos de manufatura. Ampla experiência em negociações estratégicas (com aplicação de técnicas de Strategic Sourcing) obtendo resultados premiados local e globalmente.

 

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Érica Riera
Érica Riera
Especialista na implantação, desenvolvimento e otimização da área de Compras, com foco na formação de pessoas, inovação de processos e sistemas e qualificação de fornecedores. Gestão de equipes de Compras para áreas de TI, serviços corporativos e técnicos além de equipamentos de manufatura. Ampla experiência em negociações estratégicas (com aplicação de técnicas de Strategic Sourcing) obtendo resultados premiados local e globalmente.  

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