KPIs estratégicos

KPIs estratégicos

Muito se fala sobre a importância de Compras mas uma coisa que pouco tem mudado é sobre como Compras é medida. Os KPIs continuam a ser savings, cost avoidance, lead time e outros de fácil medição e aceitação entre os executivos que, embora significativos, são bastante táticos, ou seja, ligados à operação, e pouco relacionados ao planejamento estratégico da empresa.

KPIs estratégicos devem estar ligados à visão da empresa, ao caminho para se chegar aonde não se está. É um assunto que merece uma discussão multidisciplinar mais aprofundada mas, como primeiros passos para chegarmos a eles, vamos utilizar os conceitos do Balanced Scorecard (BSC).

Esse processo sugere que o planejamento estratégico das empresas seja construído sobre 4 pilares: Financeiro, Clientes, Processos e Pessoas (ou Aprendizado).

Fonte: Wikipidia

 

Como exemplo, vamos supor que com base no BSC, o planejamento estratégico da empresa tenha suas metas reorganizadas conforme abaixo:

Considerando-se este cenário, seguem algumas sugestões de objetivos estratégicos de Compras:

  • F – Aumentar a percepção de valor agregado
  • F – Aumentar os prazos de pagamento
  • F – Reduzir o custo total da cadeia de suprimentos
  • C – Melhorar a satisfação do cliente com a área de Compras
  • C – Aumentar a participação de Compras na empresa
  • P – Reduzir o tempo de processamento dos pedidos
  • AD – Aumentar o grau de maturidade dos compradores

Pode-se ir tanto além como também em outras direções, mas realizar esta primeira mudança, dar esse primeiro passo, já seria bem importante de se alcançar.

 

Érica Riera
Especialista na implantação, desenvolvimento e otimização da área de Compras, com foco na formação de pessoas, inovação de processos e sistemas e qualificação de fornecedores. Gestão de equipes de Compras para áreas de TI, serviços corporativos e técnicos além de equipamentos de manufatura. Ampla experiência em negociações estratégicas (com aplicação de técnicas de Strategic Sourcing) obtendo resultados premiados local e globalmente.  

ARTIGOS RELACIONADOS

spot_img

MAIS ARTIGOS

7 passos para se ter sucesso no Strategic Sourcing

7 passos para se ter sucesso no Strategic Sourcing Como você desenvolve e nutre parcerias...

Qual a diferença entre TOTAL COST OF OWNERSHIP e...

Qual a diferença entre TOTAL COST OF OWNERSHIP e COST BREAKDOWN? TOTAL COST OF OWNERSHIP...

Quer tirar ideias do papel profissional de Compras? Conheça...

Quer tirar ideias do papel profissional de Compras? Conheça os métodos de Elon Musk! Quer...

As competências essenciais do comprador estratégico – Gestão do...

As competências essenciais do comprador estratégico - Gestão do Tempo No artigo anterior, Comprador Estratégico...

COMPRAS – Uma das áreas mais estratégicas da sua...

COMPRAS – Uma das áreas mais estratégicas da sua empresa! Compras ou Suprimentos, mais conhecidos...

Procurement e Purchasing – Quais são as diferenças?

Saiba por que Procurement e Purchasing não são a mesma coisa e como suas...

MAIS ACESSADOS

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui