KPIs estratégicos

Índice do artigo

KPIs estratégicos

Muito se fala sobre a importância de Compras mas uma coisa que pouco tem mudado é sobre como Compras é medida. Os KPIs continuam a ser savings, cost avoidance, lead time e outros de fácil medição e aceitação entre os executivos que, embora significativos, são bastante táticos, ou seja, ligados à operação, e pouco relacionados ao planejamento estratégico da empresa.

KPIs estratégicos devem estar ligados à visão da empresa, ao caminho para se chegar aonde não se está. É um assunto que merece uma discussão multidisciplinar mais aprofundada mas, como primeiros passos para chegarmos a eles, vamos utilizar os conceitos do Balanced Scorecard (BSC).

Esse processo sugere que o planejamento estratégico das empresas seja construído sobre 4 pilares: Financeiro, Clientes, Processos e Pessoas (ou Aprendizado).

kpis estrategicos ing1 - Blog Na Garage
Fonte: Wikipidia

 

Como exemplo, vamos supor que com base no BSC, o planejamento estratégico da empresa tenha suas metas reorganizadas conforme abaixo:

kpis estrategicos ing2 - Blog Na Garage

Considerando-se este cenário, seguem algumas sugestões de objetivos estratégicos de Compras:

  • F – Aumentar a percepção de valor agregado
  • F – Aumentar os prazos de pagamento
  • F – Reduzir o custo total da cadeia de suprimentos
  • C – Melhorar a satisfação do cliente com a área de Compras
  • C – Aumentar a participação de Compras na empresa
  • P – Reduzir o tempo de processamento dos pedidos
  • AD – Aumentar o grau de maturidade dos compradores

Pode-se ir tanto além como também em outras direções, mas realizar esta primeira mudança, dar esse primeiro passo, já seria bem importante de se alcançar.

 

Head de Compras e Facilities Dentsu International - Brasil | + posts

Especialista na implantação, desenvolvimento e otimização da área de Compras, com foco na formação de pessoas, inovação de processos e sistemas e qualificação de fornecedores.

Gestão de equipes de Compras para áreas de TI, serviços corporativos e técnicos além de equipamentos de manufatura. Ampla experiência em negociações estratégicas (com aplicação de técnicas de Strategic Sourcing) obtendo resultados premiados local e globalmente.

 

spot_imgspot_img

Receber Newsletter

Artigos Relacionados

Cadeia de suprimentos e sustentabilidade

Cadeia de suprimentos e sustentabilidade  Essa ligação deve estar no...

Compras Inclusivas

Compras Inclusivas Se sua empresa está engajada em práticas ESG...

Como Contratar Serviços ou Comprar Materiais de Forma Eficiente

Como Contratar Serviços ou Comprar Materiais de Forma Eficiente Quando...

Tendências de compras 2025

Tendências de compras 2025 À medida que avançamos para um...
spot_imgspot_img
Érica Riera
Érica Riera
Especialista na implantação, desenvolvimento e otimização da área de Compras, com foco na formação de pessoas, inovação de processos e sistemas e qualificação de fornecedores. Gestão de equipes de Compras para áreas de TI, serviços corporativos e técnicos além de equipamentos de manufatura. Ampla experiência em negociações estratégicas (com aplicação de técnicas de Strategic Sourcing) obtendo resultados premiados local e globalmente.  

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui