O Metaverso e a Cadeia de Suprimentos Digital (Digital Supply Chain)

O Metaverso e a Cadeia de Suprimentos Digital (Digital Supply Chain)

O Metaverso e a Cadeia de Suprimentos Digital ou Digital Supply Chain têm como base, cada um deles, o avanço das tecnologias digitais. Na verdade, eles se baseiam nas mesmas tecnologias, que se sobrepõem.

Como tal, o Metaverso tem aplicabilidade direta na modelagem, projeto e refino da Cadeia Digital de Fornecimento.

Vamos imaginar algumas das aplicações que serão possíveis para a Cadeia de Suprimentos.

1. Simulações de Instalações

Imagine usar o Metaverso para criar uma fábrica virtual, uma operação de Armazém ou um Centro de Distribuição.

Você poderia virtualmente caminhar por essas instalações, ver como elas operariam e otimizar processos e fluxos, tudo em um mundo simulado, também antes de espetar uma única pá física no solo real.

As operações podem ser testadas imersamente para períodos de pico de carga, avarias de processo em qualquer ponto, ou interrupções de fornecimento, tudo para determinar onde estão os pontos problemáticos e para consertá-los virtualmente antes de fazer os investimentos fisicamente.

2. Mapeamento da cadeia de abastecimento de ponta a ponta

Imagine caminhar em um mundo virtual no qual você pode ver e visitar cada fornecedor em cada nível de sua Cadeia de Suprimentos e observar o movimento de mercadorias através de toda a sua rede.

Como um gigante olhando para o mundo, você poderia ver uma versão virtual de sua Cadeia de Suprimentos de ponta a ponta.

Você pode observar o fluxo de mercadorias em qualquer lugar com os pontos problemáticos destacados.

Você pode introduzir “problemas” como paralisações de fábricas, problemas de qualidade, atrasos de entrega relacionados ao tempo, etc. e ver como sua Cadeia de Suprimentos responde ou não.

Isto pode destacar áreas problemáticas no Metaverso que podem se traduzir em melhorias para criar uma Cadeia de Suprimentos mais robusta no mundo real.

3. Otimização da Recuperação de Desastres

As catástrofes, sejam elas provocadas pelo homem ou naturais, ocorrem o tempo todo.

Embora as empresas possam ter desenvolvido planos de Recuperação de Desastres, estes planos estão quase sempre no papel e refletem apenas o pensamento daqueles que os elaboraram.

Agora imagine que com sua Supply Chain mapeada no Metaverso, você pode introduzir desastres virtuais em qualquer, ou muitos, pontos.

Esta criação de cenários virtuais destacará onde sua Cadeia de Suprimentos se decompõe. Isto informará como você pode criar mais resiliência e robustez em seu projeto de Cadeia de Suprimentos do mundo real.

4. Planejamento de pico de carga

Qualquer pessoa que trabalha no setor de E-Commerce ou Varejo sabe que o período de Black Friday e Cyber Monday representa um nível de demanda em sua Cadeia de Suprimentos que pode ser 5-10 vezes maior do que qualquer outra época do ano. No entanto, isto só dura por um curto período do ano.

O desafio é que você precisa criar uma capacidade física e de recursos capaz de lidar com o período de pico, mas ser capaz de redimensioná-lo drasticamente para o resto do ano. Este é um desafio difícil.

Imagine ser capaz de ver como sua cadeia de suprimentos, desde o gerenciamento de pedidos até o atendimento, distribuição e entrega, funciona em condições de pico, mas em um mundo virtual.

Você pode aumentar os níveis virtualmente até ver onde sua Cadeia de Suprimentos se rompe. Isto o ajudará a determinar onde apoiar as capacidades de sua Cadeia de Suprimentos no mundo real.

O futuro traz a promessa de uma excitante interseção entre o Metaverso e a Cadeia de Fornecimento Digital. Delineamos 4 possíveis aplicações futuras que ajudarão a moldar e fortalecer as Cadeias de Fornecimento.

+55 11 4040-7391 | comercial@procurementgarage.com | Website | + posts

A Procurement Garage (PG) é uma consultoria que possui mais de 30 anos de expertise nas áreas de Procurement, Supply Chain e Logística.

Estamos empenhados em te ajudar a reduzir drasticamente as tarefas operacionais e melhorar a experiência nas interações com os fornecedores, stakeholders e liderança junto ao time de Suprimentos.

spot_imgspot_img

Receber Newsletter

Artigos Relacionados

FRAME AGREEMENT – Conceitos Fundamentais Parte 3

FRAME AGREEMENT – Conceitos Fundamentais Parte 3 Nos dois primeiros...

Podemos ir além de pedir descontos e negociar estrategicamente!

Podemos ir além de pedir descontos e negociar estrategicamente! Embora...

FRAME AGREEMENT – Conceitos Fundamentais Parte 2

Implementação do FRAME AGREEMENT – Conceitos Fundamentais Parte 2 No...

5 estratégias para Compras e Contratações para a área de Marketing!

5 estratégias para Compras e Contratações para a área...

FRAME AGREEMENT – Conceitos Fundamentais – Parte 1

FRAME AGREEMENT – Conceitos Fundamentais - Parte 1 FRAME AGREEMENT...
spot_imgspot_img
Procurement Garage
Procurement Garagehttps://procurementgarage.com/
A Procurement Garage (PG) é uma consultoria que possui mais de 30 anos de expertise nas áreas de Procurement, Supply Chain e Logística. Estamos empenhados em te ajudar a reduzir drasticamente as tarefas operacionais e melhorar a experiência nas interações com os fornecedores, stakeholders e liderança junto ao time de Suprimentos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui