Índice do artigo
Como contratar um profissional top de Compras?
Sua empresa em crescimento precisa de um profissional de compras? Como você avalia que chegou o momento de contratar um gerente e como fará isso?
Contratar pode parecer simples, mas exige uma preparação e uma análise do perfil que a empresa busca.
A contratação certa pode liberar tempo de outros colaboradores que tenham, porventura, assumido no passado as tarefas da área de compras.
Isso trará mais organização do time, fluidez nas operações e redução de custos.
Um bom Gerente de Compras pode ajudar sua empresa a aumentar as vendas e a receita por meio de novos modelos de compras, pedidos e recebimentos, garantindo assim que você obtenha o melhor retorno possível.
Para entender o que o mercado espera de um profissional top de compras, não basta checar os aspectos técnicos exigidos pela profissão.
Já ouviu aquela frase: “Contratado pelas competências (técnicas) e demitido pelos comportamentos?” Pois é: essa frase não existe à toa.
Um dos grandes problemas enfrentados pelas empresas hoje em dia são os comportamentos indesejados de profissionais, mesmo os mais experientes.
Se você busca um profissional de compras, veja algumas soft skills importantes para ajudá-lo a encontrar ótimos candidatos e fazer a contratação certa para o seu negócio.
Perfil analítico
Organizado, entende a importância de revisitar contratos, a Política de Compras e avaliar gaps e possibilidades de melhoria. Detalhista, checa todos os pontos de cada negociação.
Priorização
Levantar as prioridades da área e da equipe e reorganizar ações, através de estudo de fornecedores, momentos de negociação etc.
Inovação
Buscar e criar iniciativas de transformação e entregas alinhadas com os objetivos da gestão.
Colaboração
Trabalhar com clientes internos e o próprio time para somar conhecimento e desenhar estratégias, gerando novos insights.
Liderança inspiradora e Comunicação
Praticar a escuta ativa e o poder da gratidão, elogio e reconhecimento para criar o sentimento de pertencimento no time.
Proatividade
Ter a capacidade de se antecipar e identificar problemas, propondo soluções.
Flexibilidade
No mundo que muda o tempo todo, o profissional de Compras deve ter a flexibilidade para entender o mercado, os fornecedores e as necessidades dos clientes internos.
Trabalhar sob pressão
Com maiores demandas e tempo cada vez mais “curto”, o profissional de Compras precisa lidar bem e de forma positiva com prazos apertados.
Negociação
Negociar prazos, tarefas, prioridades, entregas precisa ser uma prioridade para quem quer gerenciar times de Compras.
Construção de relacionamento
Construir parcerias dentro e fora da empresa e manter relacionamentos saudáveis facilita o trabalho – e muito! – do profissional de Compras.
Tanto na hora de negociar com fornecedores e parceiros ou prazos com clientes internos, trabalhar bem os relacionamentos é sempre muito positivo para essa área de atuação.
Foco em resultados
Gerenciar uma área ou um time através de KPIs ou OKRs é essencial hoje em dia para manter o time motivado para gerar melhores resultados e acompanhar as atividades.
No entanto, para contratar, o trabalho não acaba nas soft skills. Avalie se os valores da empresa também são valores essenciais para o candidato.
Engana-se quem pensa que isto não pode ser um problema. Checar o entendimento desses valores e falar da importância da Cultura Organizacional fará toda a diferença numa boa contratação.
Para profissionais com maior senioridade, indicamos também aplicar o assessment DISC para entender perfil de liderança e oportunidades de melhoria.
É uma maneira efetiva e estruturada de avaliar comportamentos e atitudes e tomar a decisão final da contratação.
Sucesso! E lembre-se de pensar bem antes de contratar. A boa contratação também reduzirá custos, investimento e poupará tempo.
Assista nossa Live PG – Pessoas, Processos e Tecnologia em Procurement
Vera Lorenzo, CEO da Fala Company, é fluente em cinco idiomas e especialista em Coaching e Liderança, com mais de 30 anos de atuação. Mestre em oratória, possui cinco formações internacionais em Coaching, além de expertise em Storytelling, Design Thinking, Voice Coach, PNL e Assessment DISC + Valores. Vera também é autora dos livros “50 Coisas para Fazer Antes dos 50” e “Mulheres que Transformam I e II”.