Liderança Feminina

Inicialmente gostaria de dizer que me sinto muito honrada em escrever nessa primeira edição do Blog. A criação de um canal de comunicação que já nasce sendo um dos maiores do Brasil sobre esse assunto fantástico que é o mundo de Compras.

Nessa primeira edição, acreditamos que um grande tema para ser debatido seja a Liderança Feminina. Mas porque será que a Liderança Feminina é um tema interessante? E a Liderança Feminina em Compras? E a Liderança Feminina Negra em Compras?

Dados levantados sobre o mercado de trabalho para mulheres realizado na primeira semana de março pela empresa de recrutamento InfoJobs e divulgados com exclusividade para o Valor Econômico, mostra que “mais da metade das brasileiras (52,8%) já se sentiram prejudicadas em processos seletivos por questão de gênero e, depois de admitidas, o machismo presente nas empresas é apontado pela maioria (21,1%) como o maior desafio a ser enfrentado – esse obstáculo só perde para a dificuldade de serem vistas como profissionais respeitadas (18,1%).”

O levantamento realizado pela Talenses e Insper  em 2019, revelou que das 415 empresas com cargo de presidente, 95% são homens ou mulheres brancas. Nas organizações com mulheres na presidência, não há nenhuma mulher negra ocupando a vice-presidência ou conselho e apenas 1% faz parte da diretoria.

Os dados recentes demostrados acima, indicam os dois principais obstáculos à Liderança Feminina: machismo e racismo.

Como é possível quebrar essas estruturas?  Através do empoderamento.

Empoderar-se significa que as pessoas passam a ter maior autoconfiança, autovalorização e autoreconhecimento, principalmente de sua história e começa a ter uma percepção social e política, ou seja, é estimular a autoaceitação.

O empoderamento é principalmente pensar em caminhos para a  reconstrução das bases sociopolíticas, rompendo com status quo e podemos fazer isso através da transformação do silencio em linguagem, como dizia Audre Lorde, ou seja, dar voz às nossas dores, às nossas angústias, aos nossos medos.

Precisamos nos empoderar e transformar nossa voz, através de um movimento de grande sororidade, em ação e transformação do mundo, para que a Liderança Feminina não apenas em Compras seja respeitada e reconhecida. Vamos romper o silêncio!!

 

Mestra em Administração e Executiva de Suprimentos | + posts

Especialista em implementação de Programa de Preparação para Aposentadoria & Programa de Educação Financeira e Previdenciária com experiência na criação e aplicação de treinamentos, seminários e palestras para os colaboradores das empresas onde atuou.

spot_imgspot_img

Receber Newsletter

Artigos Relacionados

Transformação em Suprimentos

Transformação em Suprimentos Resultados corporativos contemporâneo No mundo atual competitivo...

As Principais Características do Comprador Moderno

As Principais Características do Comprador Moderno Olá pessoal, neste artigo...

Procurement de Salto – Entrevista com Danielle Sampaio

Procurement de Salto - Entrevista com Danielle Sampaio Olá ComprAmores, Simplesmente...

SLA Service Level Agreement – Acordo de Nível de Serviço em Compras!

SLA Service Level Agreement - Acordo de Nível de Serviço em Compras Os...

A gestão eficaz dos clientes internos

A gestão eficaz dos clientes internos A Gestão dos clientes...
spot_imgspot_img
Izabel Rocha
Izabel Rocha
Especialista em implementação de Programa de Preparação para Aposentadoria & Programa de Educação Financeira e Previdenciária com experiência na criação e aplicação de treinamentos, seminários e palestras para os colaboradores das empresas onde atuou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui