Liderança Feminina

Inicialmente gostaria de dizer que me sinto muito honrada em escrever nessa primeira edição do Blog. A criação de um canal de comunicação que já nasce sendo um dos maiores do Brasil sobre esse assunto fantástico que é o mundo de Compras.

Nessa primeira edição, acreditamos que um grande tema para ser debatido seja a Liderança Feminina. Mas porque será que a Liderança Feminina é um tema interessante? E a Liderança Feminina em Compras? E a Liderança Feminina Negra em Compras?

Dados levantados sobre o mercado de trabalho para mulheres realizado na primeira semana de março pela empresa de recrutamento InfoJobs e divulgados com exclusividade para o Valor Econômico, mostra que “mais da metade das brasileiras (52,8%) já se sentiram prejudicadas em processos seletivos por questão de gênero e, depois de admitidas, o machismo presente nas empresas é apontado pela maioria (21,1%) como o maior desafio a ser enfrentado – esse obstáculo só perde para a dificuldade de serem vistas como profissionais respeitadas (18,1%).”

O levantamento realizado pela Talenses e Insper  em 2019, revelou que das 415 empresas com cargo de presidente, 95% são homens ou mulheres brancas. Nas organizações com mulheres na presidência, não há nenhuma mulher negra ocupando a vice-presidência ou conselho e apenas 1% faz parte da diretoria.

Os dados recentes demostrados acima, indicam os dois principais obstáculos à Liderança Feminina: machismo e racismo.

Como é possível quebrar essas estruturas?  Através do empoderamento.

Empoderar-se significa que as pessoas passam a ter maior autoconfiança, autovalorização e autoreconhecimento, principalmente de sua história e começa a ter uma percepção social e política, ou seja, é estimular a autoaceitação.

O empoderamento é principalmente pensar em caminhos para a  reconstrução das bases sociopolíticas, rompendo com status quo e podemos fazer isso através da transformação do silencio em linguagem, como dizia Audre Lorde, ou seja, dar voz às nossas dores, às nossas angústias, aos nossos medos.

Precisamos nos empoderar e transformar nossa voz, através de um movimento de grande sororidade, em ação e transformação do mundo, para que a Liderança Feminina não apenas em Compras seja respeitada e reconhecida. Vamos romper o silêncio!!

 

Mestra em Administração e Executiva de Suprimentos | + posts

Especialista em implementação de Programa de Preparação para Aposentadoria & Programa de Educação Financeira e Previdenciária com experiência na criação e aplicação de treinamentos, seminários e palestras para os colaboradores das empresas onde atuou.

spot_imgspot_img

Receber Newsletter

Artigos Relacionados

Storytelling em Procurement! A Arte de Encantar e Persuadir em suas Negociações

Storytelling em Procurement! A Arte de Encantar e Persuadir...

A Importância do Conhecimento e Monitoramento de Fornecedores na Mitigação de Riscos

A Importância do Conhecimento e Monitoramento de Fornecedores na...

Modelo de Pesquisa NPS para Avaliar a Satisfação dos Clientes Internos

Modelo de Pesquisa NPS para Avaliar a Satisfação dos...

Entrevista com Mariana Reis – Especialista em Gestão de Carreiras

Entrevista com Mariana Reis - Especialista em Gestão de...
spot_imgspot_img
Izabel Rocha
Izabel Rocha
Especialista em implementação de Programa de Preparação para Aposentadoria & Programa de Educação Financeira e Previdenciária com experiência na criação e aplicação de treinamentos, seminários e palestras para os colaboradores das empresas onde atuou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui