A importância do LAST MILE em Supply Chain

A importância do LAST MILE em Supply Chain

A entrega rápida é importante para 99% dos consumidores dos EUA ao fazer compras online e no Brasil para 60% e crescendo a medida que as empresas se capacitam para o Last Mile no Brasil.

Ao mesmo tempo, um número crescente de consumidores se sente frustrado com a falta de profissionalismo e precisão na entrega dos itens.

Ainda existe um alto % de erros ou seja o OTIF precisa melhorar e o OTIFED nem se fala.

Para os varejistas que desejam superar as expectativas, há uma grande oportunidade de conquistar a fidelidade do cliente quando a entrega é feita corretamente.

A entrega no mesmo dia foi a opção de entrega acelerada que mais cresceu no ano passado.

Cinquenta e um por cento dos consumidores aproveitaram a entrega no mesmo dia em 2020, contra 37% em 2019.

Além disso, quase um terço ou mais dos consumidores dos EUA se sentem frustrados quando uma empresa não oferece entrega no mesmo dia.

Para os varejistas que oferecem entrega no mesmo dia, a fidelidade do cliente é alta, com 74% dos consumidores mais propensos a comprar novamente de uma empresa depois de receber no mesmo dia.

Um quarto dos consumidores está disposto a pagar mais caro por esse serviço.

O aumento do comércio eletrônico e o desejo de entrega no mesmo dia criaram a necessidade de instalações modernas ou criativas de última milha perto das grandes cidades para entregar com mais facilidade, frequência e confiabilidade.

É importante que eles tenham os principais recursos que permitirão ao usuário final fazer entregas bem-sucedidas.

Esses incluem:

1) O local certo e de fácil acesso com baixo custo

Instalações de logística situadas perto dos principais centros de consumo, fácil acesso a vias expressas,  rodovias e pontes podem entregar para mais destinos.

2) Qualidade da Construção e bom Fluxo de intralogistica, recebimento, picking, expedição etc.

3) Maior automação Possível e controle de estoque real time falando com o Planejamento de Demanda com dados de Sell in e Sell out.

4) Possibilidade e capacidade de Cross Docking

5) Uso de veículos diversos de acordo com as restrições de trânsito e estacionamento.

6) Uso de veículos elétricos uma enorme tendência além das bikes e motos.

7) Entrega sem erros ainda é diferencial Super Importante

8) Estar atento às inovações como Drones e veículos autônomos para entrega e coleta na Logística Reversa que tem que estar contemplada no Last Mile também.

9) Fácil e amigável rastreamento do pedido pelo cliente

10) Rápida ação quando houver algum erro e ter a solução já definida e acionada!

11) Serviço de Pós Venda com avaliações inteligentes e que sejam feedbacks para a melhoria contínua

12) Lançamentos de novos produtos no portfólio e entrega cooperada com os Fornecedores é uma opção também

Quer saber mais? Venha para a Garage!

Leonardo Alexander
Mais de 30 anos de experiência sendo Head de Suprimentos na AmBev/AB-InBev, P&G (Consumer Goods), B. Braun (Farma) e LATAM Head of Supply Chain Planning & Performance na BP (British Petroleum). Graduado em comércio exterior, extensão pela Columbia University e MIT ACE Program.

ARTIGOS RELACIONADOS

spot_img

MAIS ARTIGOS

7 passos para se ter sucesso no Strategic Sourcing

7 passos para se ter sucesso no Strategic Sourcing Como você desenvolve e nutre parcerias...

Qual a diferença entre TOTAL COST OF OWNERSHIP e...

Qual a diferença entre TOTAL COST OF OWNERSHIP e COST BREAKDOWN? TOTAL COST OF OWNERSHIP...

Quer tirar ideias do papel profissional de Compras? Conheça...

Quer tirar ideias do papel profissional de Compras? Conheça os métodos de Elon Musk! Quer...

As competências essenciais do comprador estratégico – Gestão do...

As competências essenciais do comprador estratégico - Gestão do Tempo No artigo anterior, Comprador Estratégico...

COMPRAS – Uma das áreas mais estratégicas da sua...

COMPRAS – Uma das áreas mais estratégicas da sua empresa! Compras ou Suprimentos, mais conhecidos...

Procurement e Purchasing – Quais são as diferenças?

Saiba por que Procurement e Purchasing não são a mesma coisa e como suas...

MAIS ACESSADOS

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui