De coadjuvante a Protagonista

De coadjuvante a Protagonista

Como Supply Chain e Logística se tornaram os departamentos mais atuantes nesta Pandemia passando a ser ainda mais valorizado com seu papel Estratégico nas empresas.

No fim de 2019 as perspectivas para os próximos anos era de que haveria a retomada do crescimento econômico, geração de empregos, inflação controlada, empresas com planos de investimentos, cadeia de suprimentos organizada e relação relativamente estável entre compradores e fornecedores nos mais diferentes setores, desde o de matérias primas básicas, produtos semiacabados, componentes, produtos acabados e principalmente serviços.

Da indústria ao serviço, passando pelo varejo, tudo caminhava com boa desenvoltura.

Eis que no início de 2020, mais precisamente em Março, começamos a ver toda a economia literalmente “virar de ponta cabeça” com a chegada da pandemia do Corona Vírus. Não vamos aqui entrar em discussões sobre se era previsível, se algumas providências governamentais tardaram ou não. O fato é que num primeiro instante, praticamente todos pararam para decidir qual seria o melhor caminho para enfrentar o novo ambiente de negócios.

Foi aí que dentro de todas as empresas precisou-se mais do que nunca do apoio dos profissionais de Supply Chain e Logística que compunham a estrutura em seus departamentos… .Aquele profissional que desde a década 2010 já estava tomando a posição de “front-office”, segundo Leonardo Alexander, da Consultoria Procurement Garagem , teve seu posicionamento firmado e acelerado durante esta pandemia para um dos profissionais mais modernos (diga-se de passagem), atento,  estratégico e multidisciplinar. Profissional que precisou subir no podium, no palco, no palanque de sua empresa e mostrar sua força para manter a estrutura oferta-demanda física e financeira de maneira mais equilibrada possível.

Com um movimento cascateado (empresa – fornecedor – fornecedor do fornecedor), as empresas com uma área de Supply Chain eficiente e que mantinham relações construídas de parceria e credibilidade com seus fornecedores passaram a usar estrategicamente essa posição para manter os níveis de exigências e ao mesmo tempo garantir o atendimento necessário para evitar a interrupção do negócio durante este “período ímpar”.

E assim, diante deste cenário desafiador, com as ações que tiveram que ser tomadas de maneira rápida e eficiente trouxe junto a transformação e modernização. As empresas que já dispunha de um modelo de venda de e-commerce, por exemplo,  aumentaram suas vendas e aquelas que não tinham, passaram a criar este método. Refletindo diretamente em redes de distribuição e logística que pudessem atender as demandas.

Não foi à toa que o sistema logístico teve seu pico em meio ao caos e seu serviço implementado com novas ideias através de start up valorizado segundo

Dez mudanças do Supply Chain em tempos da Covid-19

Nasdaq registrou um aumento de 32% de investidores em startups de logística em estágio inicial – o maior crescimento de investimentos neste setor, perdendo apenas ― e por pouco ― para a área da saúde e de soluções de trabalho remoto, algo já esperado neste momento de crise sanitária e distanciamento social

Os holofotes viraram-se para área de Suppy Chain e Logística, porque foram estes profissionais que atuaram e vem atuando incansavelmente de maneira estratégica, tática e operacional desde Março de 2020 passando a participar diretamente no Planejamento Estratégico das empresas com sua visão holística do mercado ajudem a manter girando as operações das empresas.

O que sabemos é que depois de toda a crise vem a bonança e junto com o sucesso, o reconhecimento. Temos a esperança de que a economia irá melhorar e o profissional de Supply Chain (que até algumas décadas atrás era tipo como emissor de pedidos), ocupará posições executivas e estratégicas de gerência, diretoria e presidência nas empresas que buscarem profissionais funcionais, resolutos e cada vez mais arrojados! Trazendo na bagagem a vivência de uma das maiores crises mundiais.

De coadjuvante a protagonista, bem-vindo ao professional de Supply Chain e Logística, bem-vindo ao perfil de um dos profissionais mais estratégicos do futuro!

 

P&L Business Partner ABB | + posts
spot_imgspot_img

Receber Newsletter

Artigos Relacionados

Entrevista com Ramon Farias

Entrevista com Ramon Farias O Blog na Garage entrevistou o...

Recursos Humanos e a Evolução do ESG

Recursos Humanos e a Evolução do ESG Você já se...

Não economize em sua carreira

Não economize em sua carreira Profissional de compras, o ano...

A Importância Vital de um CPO para o Sucesso em Procurement

A Importância Vital de um CPO para o Sucesso...
spot_imgspot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui