De coadjuvante a Protagonista

De coadjuvante a Protagonista

Como Supply Chain e Logística se tornaram os departamentos mais atuantes nesta Pandemia passando a ser ainda mais valorizado com seu papel Estratégico nas empresas.

No fim de 2019 as perspectivas para os próximos anos era de que haveria a retomada do crescimento econômico, geração de empregos, inflação controlada, empresas com planos de investimentos, cadeia de suprimentos organizada e relação relativamente estável entre compradores e fornecedores nos mais diferentes setores, desde o de matérias primas básicas, produtos semiacabados, componentes, produtos acabados e principalmente serviços.

Da indústria ao serviço, passando pelo varejo, tudo caminhava com boa desenvoltura.

Eis que no início de 2020, mais precisamente em Março, começamos a ver toda a economia literalmente “virar de ponta cabeça” com a chegada da pandemia do Corona Vírus. Não vamos aqui entrar em discussões sobre se era previsível, se algumas providências governamentais tardaram ou não. O fato é que num primeiro instante, praticamente todos pararam para decidir qual seria o melhor caminho para enfrentar o novo ambiente de negócios.

Foi aí que dentro de todas as empresas precisou-se mais do que nunca do apoio dos profissionais de Supply Chain e Logística que compunham a estrutura em seus departamentos… .Aquele profissional que desde a década 2010 já estava tomando a posição de “front-office”, segundo Leonardo Alexander, da Consultoria Procurement Garagem , teve seu posicionamento firmado e acelerado durante esta pandemia para um dos profissionais mais modernos (diga-se de passagem), atento,  estratégico e multidisciplinar. Profissional que precisou subir no podium, no palco, no palanque de sua empresa e mostrar sua força para manter a estrutura oferta-demanda física e financeira de maneira mais equilibrada possível.

Com um movimento cascateado (empresa – fornecedor – fornecedor do fornecedor), as empresas com uma área de Supply Chain eficiente e que mantinham relações construídas de parceria e credibilidade com seus fornecedores passaram a usar estrategicamente essa posição para manter os níveis de exigências e ao mesmo tempo garantir o atendimento necessário para evitar a interrupção do negócio durante este “período ímpar”.

E assim, diante deste cenário desafiador, com as ações que tiveram que ser tomadas de maneira rápida e eficiente trouxe junto a transformação e modernização. As empresas que já dispunha de um modelo de venda de e-commerce, por exemplo,  aumentaram suas vendas e aquelas que não tinham, passaram a criar este método. Refletindo diretamente em redes de distribuição e logística que pudessem atender as demandas.

Não foi à toa que o sistema logístico teve seu pico em meio ao caos e seu serviço implementado com novas ideias através de start up valorizado segundo

Dez mudanças do Supply Chain em tempos da Covid-19

Nasdaq registrou um aumento de 32% de investidores em startups de logística em estágio inicial – o maior crescimento de investimentos neste setor, perdendo apenas ― e por pouco ― para a área da saúde e de soluções de trabalho remoto, algo já esperado neste momento de crise sanitária e distanciamento social

Os holofotes viraram-se para área de Suppy Chain e Logística, porque foram estes profissionais que atuaram e vem atuando incansavelmente de maneira estratégica, tática e operacional desde Março de 2020 passando a participar diretamente no Planejamento Estratégico das empresas com sua visão holística do mercado ajudem a manter girando as operações das empresas.

O que sabemos é que depois de toda a crise vem a bonança e junto com o sucesso, o reconhecimento. Temos a esperança de que a economia irá melhorar e o profissional de Supply Chain (que até algumas décadas atrás era tipo como emissor de pedidos), ocupará posições executivas e estratégicas de gerência, diretoria e presidência nas empresas que buscarem profissionais funcionais, resolutos e cada vez mais arrojados! Trazendo na bagagem a vivência de uma das maiores crises mundiais.

De coadjuvante a protagonista, bem-vindo ao professional de Supply Chain e Logística, bem-vindo ao perfil de um dos profissionais mais estratégicos do futuro!

 

ARTIGOS RELACIONADOS

spot_img

MAIS ARTIGOS

14 Critérios essenciais para a correta seleção de um...

14 Critérios essenciais para a correta seleção de um software de E-procurement 01 - Full...

As 10 competências essenciais do profissional de compras

As 10 competências essenciais do profissional de compras No último Fórum Econômico Mundial realizado em...

Procurement e o 5G?

Procurement e o 5G? O 5G permite que as empresas executem operações com mais eficiência,...

Tendências inovadoras em tecnologia para as Cadeias de Suprimentos

Tendências inovadoras em tecnologia para as Cadeias de Suprimentos Conheça as tendências inovadoras em tecnologia...

Revenue Management – Gestão de Rentabilidade – Receitas

Revenue Management - Gestão de Rentabilidade - Receitas Pesquisas que integram preços e gestão de...

ESG em Procurement?

ESG em Procurement? Afinal, como devemos abraçar e fazer acontecer? 15 tópicos importantes para...

MAIS ACESSADOS

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui