Como o Procurement Impacta Positivamente a Margem de Lucro de sua empresa!

Como o Procurement Impacta Positivamente a Margem de Lucro de sua empresa!

Nossa área desempenha um papel essencial para a saúde financeira das nossas empresa, pois nossas decisões impactam diretamente o Custo dos Produtos Vendidos (CMV).

Mas o que é o CMV Léo?

O CMV representa todos os custos diretos associados à produção de um bem ou serviço.

Isso inclui matéria-prima, mão de obra direta e outros custos variáveis. Quanto menor o CMV, maior será a margem de lucro da empresa.

Como o Procurement reduz o CMV e aumenta a margem de lucro?

Negociação Estratégica

Ao consolidar e negociar grandes volumes, compras consegue obter reduções significativas do preço e principalmente do TCO dos fornecedores.

Através de ferramentas e processos de análise, Procurement identifica as melhores condições do mercado, garantindo que a empresa não pague mais do que o necessário.

Condições de pagamento

Negociar os prazos de pagamento mais longos ou descontos por pagamento à vista pode gerar economia de caixa e melhorar o Cash Flow da empresa.

Otimização da cadeia de suprimentos com redução de lead time

Ao otimizar a cadeia de suprimentos, Procurement diminui o tempo entre o pedido e o recebimento dos produtos, reduzindo custos com estoque e aumentando a agilidade da produção o que faz com que os produtos cheguem mais rápido no mercado, além de reduzir perdas de vendas e até clientes.

Consolidação de fornecedores

Ao trabalhar com um número menor de fornecedores, a empresa pode negociar melhores condições e reduzir custos administrativos, ou seja o custo por PO.

  • Gestão de estoque: Procurement pode ajudar a otimizar os níveis de estoque, evitando perdas por obsolescência e reduzindo os custos de armazenagem.
  • Melhoria da qualidade e Seleção de fornecedores: Ao escolher fornecedores com produtos e serviços de alta qualidade, a empresa reduz custos com retrabalho, devoluções e garantias.
  • Ao definir com precisão as especificações dos produtos e serviços a serem adquiridos, Procurement evita a compra de itens desnecessários ou de qualidade inferior.

Ao reduzir o CMV, Procurement contribui diretamente para o aumento da margem de lucro da empresa, fortalecendo sua posição competitiva no mercado.

Para cada 1 real economizado é 1 real de lucro capturado, guarde e repita esse mantra!

  • Procurement gera de valor para o negócio
  • Melhora da eficiência operacional, através da automatização de processos e da utilização de ferramentas de gestão, aumentando a eficiência e a produtividade.

Redução de riscos

Ao diversificar a base de fornecedores e monitorar o desempenho deles, reduz os riscos de interrupção na cadeia de suprimentos.

Inovação

Procurement pode identificar novas tecnologias e soluções existentes ou em desenvolvimento e que possam agregar valor aos produtos e serviços da empresa.

Procurement atua como um verdadeiro parceiro estratégico da empresa!

E isso é facilmente demonstrado nos resultados.

CEO at Procurement Garage | leonardo.alexander@procurementgarage.com | + posts

Mais de 30 anos de experiência sendo Head de Suprimentos na AmBev/AB-InBev, P&G (Consumer Goods), B. Braun (Farma) e LATAM Head of Supply Chain Planning & Performance na BP (British Petroleum).

Graduado em comércio exterior, extensão pela Columbia University e MIT ACE Program.

spot_imgspot_img

Receber Newsletter

Artigos Relacionados

Cadeia de suprimentos e sustentabilidade

Cadeia de suprimentos e sustentabilidade  Essa ligação deve estar no...

Compras Inclusivas

Compras Inclusivas Se sua empresa está engajada em práticas ESG...

Como Contratar Serviços ou Comprar Materiais de Forma Eficiente

Como Contratar Serviços ou Comprar Materiais de Forma Eficiente Quando...

Tendências de compras 2025

Tendências de compras 2025 À medida que avançamos para um...
spot_imgspot_img
Leonardo Alexander
Leonardo Alexander
Mais de 30 anos de experiência sendo Head de Suprimentos na AmBev/AB-InBev, P&G (Consumer Goods), B. Braun (Farma) e LATAM Head of Supply Chain Planning & Performance na BP (British Petroleum). Graduado em comércio exterior, extensão pela Columbia University e MIT ACE Program.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui