Índice do artigo
Como transformar a área de Procurement em uma empresa que transforma todo o mercado
A palavra “transformar” vem sendo muito utilizada no mundo corporativo de forma geral, mas o que é realmente essa “Transformação”?
Muitos tem a visão de que a transformação está relacionada somente a evolução tecnológica – a “Transformação Digital”, a automatização de processos e a mudança na forma de execução das tarefas do dia a dia. Isso não deixa de ser uma verdade, essa automatização traz velocidade, produtividade, redução de custos e diversas outras vantagens, mas será que toda essa revolução se restringe a isso?
Em minhas experiências, esse movimento começa muito antes da tecnologia. Qualquer transformação começa por atitudes – abrir a mente, ouvir, falar, trocar, criar e as vezes até recriar. Transformar clientes em equipes, equipes em parceiros, ideias em negócios – investir juntos no melhor para a empresa e mercado.
Transformar a área de Compras numa empresa que transforma o mercado o tempo todo como a XP, nos leva a esquecer grande parte do que aprendemos nas politicas, procedimentos e processos de compras. É ter a mente aberta para descentralização, autonomia, riscos calculados e principalmente, conhecer o mercado e investir na parceria com os stakeholders, sendo parte constante do negócio. Ser o “dono” e questionar as iniciativas e decisões, sempre pensando no que a empresa realmente precisa. É ter o equilíbrio entre velocidade, oportunidade, necessidade, governança e autonomia. A empresa apoia, motiva e provoca a transformação em todas as áreas e nós, como Procurement, não estamos ilesos. Todos os dias buscamos um patamar mais alto não somente com tecnologia, mas com pessoas e atitudes.
Vale a reflexão – “Podemos ter as melhores ferramentas tecnológicas mas se ignorarmos esses pontos, a transformação não acontecerá. Poderemos ter mudanças, mas não transformações”
Deixar os conceitos de tudo que aprendemos e reaprender é a transformação que precisamos manter todos os dias. Abrir a mente e entender que a área de Procurement tem que evoluir junto com todas a facilidades trazidas pela tecnologia, que vem para nos apoiar, trazer informações, alavancar resultados, direcionar nosso tempo para um foco mais estratégico. Não haverá transformação se não tivermos as pessoas certas e principalmente, que entendem que todos fazem parte do negócio e a melhor forma de transformar uma área ou uma empresa é em primeiro lugar transformar-se.
Todos os dias vale a reflexão – “Você e sua equipe estão no caminho da transformação?”
Incentive e exercite mudanças. Se todos forem parte da Transformação, não tem como não dar certo!
Carreira com mais de 17 anos desenvolvida nas áreas de Compras e Suprimentos, com sólido conhecimento em diversas categorias e segmentos de mercado. Ampla experiência em gestão de equipes, gestão de categorias / contratos e entregas de resultados altamente representativos, contemplando além de ganhos financeiros, diferenciais em termos de inovação, melhorias operacionais e aumento de produtividade.