Como transformar a área de Procurement em uma empresa que transforma todo o mercado

Como transformar a área de Procurement em uma empresa que transforma todo o mercado

A palavra “transformar” vem sendo muito utilizada no mundo corporativo de forma geral, mas o que é realmente essa “Transformação”?

Muitos tem a visão de que a transformação está relacionada somente a evolução tecnológica – a “Transformação Digital”, a automatização de processos e a mudança na forma de execução das tarefas do dia a dia. Isso não deixa de ser uma verdade, essa automatização traz velocidade, produtividade, redução de custos e diversas outras vantagens, mas será que toda essa revolução se restringe a isso?

Em minhas experiências, esse movimento começa muito antes da tecnologia. Qualquer transformação começa por atitudes – abrir a mente, ouvir, falar, trocar, criar e as vezes até recriar. Transformar clientes em equipes, equipes em parceiros, ideias em negócios – investir juntos no melhor para a empresa e mercado.

Transformar a área de Compras numa empresa que transforma o mercado o tempo todo como a XP, nos leva a esquecer grande parte do que aprendemos nas politicas, procedimentos e processos de compras. É ter a mente aberta para descentralização, autonomia, riscos calculados e principalmente, conhecer o mercado e investir na parceria com os stakeholders, sendo parte constante do negócio. Ser o “dono” e questionar as iniciativas e decisões, sempre pensando no que a empresa realmente precisa. É ter o equilíbrio entre velocidade, oportunidade, necessidade, governança e autonomia. A empresa apoia, motiva e provoca a transformação em todas as áreas e nós, como Procurement, não estamos ilesos. Todos os dias buscamos um patamar mais alto não somente com tecnologia, mas com pessoas e atitudes.

Vale a reflexão – “Podemos ter as melhores ferramentas tecnológicas mas se ignorarmos esses pontos, a transformação não acontecerá. Poderemos ter mudanças, mas não transformações”

Deixar os conceitos de tudo que aprendemos e reaprender é a transformação que precisamos manter todos os dias. Abrir a mente e entender que a área de Procurement tem que evoluir junto com todas a facilidades trazidas pela tecnologia, que vem para nos apoiar, trazer informações, alavancar resultados, direcionar nosso tempo para um foco mais estratégico. Não haverá transformação se não tivermos as pessoas certas e principalmente, que entendem que todos fazem parte do negócio e a melhor forma de transformar uma área ou uma empresa é em primeiro lugar transformar-se.

Todos os dias vale a reflexão – “Você e sua equipe estão no caminho da transformação?”

Incentive e exercite mudanças. Se todos forem parte da Transformação, não tem como não dar certo!

 

Cintia Rossi
Carreira com mais de 17 anos desenvolvida nas áreas de Compras e Suprimentos, com sólido conhecimento em diversas categorias e segmentos de mercado. Ampla experiência em gestão de equipes, gestão de categorias / contratos e entregas de resultados altamente representativos, contemplando além de ganhos financeiros, diferenciais em termos de inovação, melhorias operacionais e aumento de produtividade.  

ARTIGOS RELACIONADOS

spot_img

MAIS ARTIGOS

14 Critérios essenciais para a correta seleção de um...

14 Critérios essenciais para a correta seleção de um software de E-procurement 01 - Full...

As 10 competências essenciais do profissional de compras

As 10 competências essenciais do profissional de compras No último Fórum Econômico Mundial realizado em...

Procurement e o 5G?

Procurement e o 5G? O 5G permite que as empresas executem operações com mais eficiência,...

Tendências inovadoras em tecnologia para as Cadeias de Suprimentos

Tendências inovadoras em tecnologia para as Cadeias de Suprimentos Conheça as tendências inovadoras em tecnologia...

Revenue Management – Gestão de Rentabilidade – Receitas

Revenue Management - Gestão de Rentabilidade - Receitas Pesquisas que integram preços e gestão de...

ESG em Procurement?

ESG em Procurement? Afinal, como devemos abraçar e fazer acontecer? 15 tópicos importantes para...

MAIS ACESSADOS

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui