Por que é tão importante a Contratante apoiar seus fornecedores?

Por que é tão importante a Contratante apoiar seus fornecedores?

Primeiro, para que uma relação possa alcançar os melhores resultados, ela precisa ser de ganha-ganha. Parece óbvio, mas ainda vejo fornecedores querendo realizar um serviço mediano e receber seus honorários, como também vejo contratantes pressionando demais seus fornecedores a ponto deles não terem condições de dar andamento ao serviço e parar de operar.

No Brasil e no mundo temos visto uma tendência cada vez maior para a terceirização de serviço para parceiros, é uma ótima forma da Contratante focar no seu core business. Porém, quanto mais fornecedores você tem, melhores precisam ser seus controles, pois os fornecedores estão sempre levando o nome da contratante e estas se tornam responsáveis subsidiárias pelos fornecedores durante toda a prestação, e às vezes até após o encerramento do contrato.

Ou seja, qualquer risco do fornecedor, de forma direta ou indireta, também será risco da contratante.

Então vem a necessidade da contratante acompanhar mais de perto seus fornecedores e verificar se eles precisam de algum apoio/orientação, evitando que cometam alguma falha na prestação de serviço que gere um passivo para ambas as empresas.

Vejo com frequência empresas querendo incentivar boas práticas aos seus fornecedores, o que é muito bom, mas não é suficiente. Ao mesmo tempo, vejo empresas querendo apenas controlar os seus fornecedores, o que também é bom, mas ainda insuficiente. De fato a contratante precisa ter uma postura de atuar com as duas ações: controlar e incentivar. Ou seja, ao mesmo tempo que você deve se preocupar com seu fornecedor e controlar para que ele cumpra com as obrigações, você também precisa incentivar os seus fornecedores com ideias e práticas que estejam alinhadas com as estratégias e valores da contratante.

Os fornecedores não falham [nem sempre] por má fé, mas falham bastante por falta de conhecimento ou falta de organização. Isso eu me refiro em relação a vários itens como atendimento a Legislação, relação com os funcionários, atendimento a indicadores, cumprimento de SLA e outros. Isso só reforça a necessidade do apoio mais direto aos fornecedores.

Ai entra um papel importante da contratante de atuar em parceria com seus fornecedores alinhando os indicadores, medindo, reportando não conformidades e orientando como ter melhores resultados. Sempre na ideia de ter fornecedores mais desenvolvidos.

Por fim, você pode pensar que com fornecedores grandes não deveria ter esse tipo de preocupação, eu discordo. Vejo empresas pequenas, médias e grandes com falhas e riscos para si e para seus clientes, sejam na questão trabalhista, financeira, meio ambiente, reputacional, segurança do trabalho e outros. É uma relação de parceria, e da mesma forma que tem o ganha-ganha, deve haver uma troca mútua também de aprendizados.

 

 

Bruno Santos
Sócio da Bernhoeft e Especialistas em Gestão de Riscos com Terceiros e Fornecedores.  

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