A importância de se montar a Equalização de Propostas e o Mapa Comparativo!

A importância de se montar a Equalização de Propostas e o Mapa Comparativo!

Você já deve saber que para obter uma ótima análise de mercado é necessário fazer uma série de análises comparativas para que você tenha a certeza do que está comprando, se está com o preço dentro do esperado, com a qualidade necessária e criando o relacionamento esperado entre empresa e fornecedor.

Mas comparar bananas com bananas pode parecer ser tarefa fácil, mas não é.

Por isso trouxemos 22 dicas que vão te ajudar a fazer uma análise comparativa, assertiva e totalmente isonômica. Confira:

  1. Certifique se que o escopo (SoW) foi muito bem compreendido pelos fornecedores ou prestadores de serviços participantes do seu Strategic Sourcing.
  2. Siga os 7 ou 8 passos a risca! Não use atalhos.
  3. Faça reunião de alinhamento do escopo com cada um dos fornecedores (quantas forem necessárias).
  4. Engajem todos os envolvidos e a diretoria da sua empresa e dos fornecedores também.
  5. Ao enviar sua RFP tenha certeza que tudo que você precisa que conste nesse documento esteja realmente coberto.
  6. Análise bem as propostas técnicas primeiro e com a ajuda do seu stakeholder. Aprofundar-se é fundamental.
  7. Peça para todos revisarem quando houver qualquer dúvida.
  8. Uma boa forma de mitigar esses gaps entre propostas além da reunião de alinhamento é pedir que enviem um questionário prévio. Onde todos terão acesso às perguntas e respostas
  9. Capriche no seu Edital. Consolide todas as informações necessárias e que devem ser atendidas
  10. Tenha um template completo com todos os quesitos e premissas para poder popular corretamente
  11. Cuidado com todos os itens que compõem a Proposta técnica e comercial
  12. Cheque mais de 3 vezes cada uma delas e extensão de prazos para resposta é bem comum. Importante é o Projeto de Sourcing ser bem executado.
  13. Equalize as propostas e se houver divergências peça para que o ou os fornecedores completem a mesma, retifiquem ou ratifiquem
  14. Cuidado também com os Impostos e classificação fiscal se for algum material e mesmo serviços, isso pode fazer muita diferença. Converse com sua área fiscal em caso de dúvidas. Sempre peça esclarecimentos aos participantes do BID.
  15. Serviços são bem complexos também cuidado com todos os detalhes, SLAs, KPIs e medições.
  16. Se for FOB ou CIF e se for um Global Sourcing se o custo landed está realmente calculado corretamente.
  17. Não pode se esquecer de avaliar bem o TCO de cada oferta e se for tecnologia ou projeto, os respectivos business cases.
  18. DESDE O INÍCIO super importante os critérios de seleção e award muito bem definidos e seus respectivos pesos também. Valide com o seu cliente interno e liderança.
  19. Sempre peça para alguém do Time validar seu processo. 2 cabeças pensam melhor do que uma
  20. Naturalmente que na RFI e RFQ você já deveria ter feito os filtros – funil e selecionado os 3 a 5 finalistas, por exemplo.
  21. Avalie bem toda Oferta de Valor de cada participante e qualquer diferencial que seja importante, identifique e faça um double check.
  22. Por último mas não menos importante, todo o processo deve ser totalmente transparente e com 100% de visibilidade desde o início ao fim. Full Compliance.

Sucesso em seus Projetos de Strategic Sourcing e conte com a gente!

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