Índice do artigo
A importância de se montar a Equalização de Propostas e o Mapa Comparativo!
Você já deve saber que para obter uma ótima análise de mercado é necessário fazer uma série de análises comparativas para que você tenha a certeza do que está comprando, se está com o preço dentro do esperado, com a qualidade necessária e criando o relacionamento esperado entre empresa e fornecedor.
Mas comparar bananas com bananas pode parecer ser tarefa fácil, mas não é.
Por isso trouxemos 22 dicas que vão te ajudar a fazer uma análise comparativa, assertiva e totalmente isonômica. Confira:
- Certifique se que o escopo (SoW) foi muito bem compreendido pelos fornecedores ou prestadores de serviços participantes do seu Strategic Sourcing.
- Siga os 7 ou 8 passos a risca! Não use atalhos.
- Faça reunião de alinhamento do escopo com cada um dos fornecedores (quantas forem necessárias).
- Engajem todos os envolvidos e a diretoria da sua empresa e dos fornecedores também.
- Ao enviar sua RFP tenha certeza que tudo que você precisa que conste nesse documento esteja realmente coberto.
- Análise bem as propostas técnicas primeiro e com a ajuda do seu stakeholder. Aprofundar-se é fundamental.
- Peça para todos revisarem quando houver qualquer dúvida.
- Uma boa forma de mitigar esses gaps entre propostas além da reunião de alinhamento é pedir que enviem um questionário prévio. Onde todos terão acesso às perguntas e respostas
- Capriche no seu Edital. Consolide todas as informações necessárias e que devem ser atendidas
- Tenha um template completo com todos os quesitos e premissas para poder popular corretamente
- Cuidado com todos os itens que compõem a Proposta técnica e comercial
- Cheque mais de 3 vezes cada uma delas e extensão de prazos para resposta é bem comum. Importante é o Projeto de Sourcing ser bem executado.
- Equalize as propostas e se houver divergências peça para que o ou os fornecedores completem a mesma, retifiquem ou ratifiquem
- Cuidado também com os Impostos e classificação fiscal se for algum material e mesmo serviços, isso pode fazer muita diferença. Converse com sua área fiscal em caso de dúvidas. Sempre peça esclarecimentos aos participantes do BID.
- Serviços são bem complexos também cuidado com todos os detalhes, SLAs, KPIs e medições.
- Se for FOB ou CIF e se for um Global Sourcing se o custo landed está realmente calculado corretamente.
- Não pode se esquecer de avaliar bem o TCO de cada oferta e se for tecnologia ou projeto, os respectivos business cases.
- DESDE O INÍCIO super importante os critérios de seleção e award muito bem definidos e seus respectivos pesos também. Valide com o seu cliente interno e liderança.
- Sempre peça para alguém do Time validar seu processo. 2 cabeças pensam melhor do que uma
- Naturalmente que na RFI e RFQ você já deveria ter feito os filtros – funil e selecionado os 3 a 5 finalistas, por exemplo.
- Avalie bem toda Oferta de Valor de cada participante e qualquer diferencial que seja importante, identifique e faça um double check.
- Por último mas não menos importante, todo o processo deve ser totalmente transparente e com 100% de visibilidade desde o início ao fim. Full Compliance.
Sucesso em seus Projetos de Strategic Sourcing e conte com a gente!
A Procurement Garage (PG) é uma consultoria que possui mais de 30 anos de expertise nas áreas de Procurement, Supply Chain e Logística.
Estamos empenhados em te ajudar a reduzir drasticamente as tarefas operacionais e melhorar a experiência nas interações com os fornecedores, stakeholders e liderança junto ao time de Suprimentos.
Muito interressante esstes teorias para o exercicio das minhas actividades noquotidiano.