Índice do artigo
“In God we trust, Buyers must bring data”
Começo este texto parafraseando uma expressão muito utilizada no mundo de ciência de dados: “In God we trust, all others bring data.” W. Edwards Deming, para reforçar a importância de os compradores irem para as negociações embasados em informações e dados relevantes sobre as categorias que gerenciam.
Em quase 20 anos de experiência, trabalhando diariamente com grandes profissionais da área de procurement, tive a possibilidade de testemunhar os “milagres” que uma boa estratégia pautada em dados pode gerar em uma mesa de negociação.
É inadmissível ainda pensar que ainda hoje, com todo acesso que temos a informações, muitas das maiores empresas do Brasil e do mundo ainda pautem reajustes apenas a índices de inflação genéricos. Índices estes que já estão em check pelo mercado, veja o exemplo da FGV, que recentemente publicou uma nota comentando que está em busca de um novo índice para substituir o IGP-M como balizador dos contratos de aluguéis, após a alta de mais 30% nos últimos 12 meses.
Desenvolver uma área de data driven procurement (direcionada por dados) é o caminho mais rápido e imediato para melhorar os resultados da sua empresa, gerando benefícios como:
- Otimização do tempo dos compradores no preparo de negociações;
- Redução de custos pela correção de baseline dos contratos;
- Retenção e manutenção do conhecimento – Gerando vantagem competitiva no longo prazo.
Todas os benefícios citados acima ajudarão a sua empresa a conquistar um EBITDA positivo.
Entrepreneur, Investor, teacher and Experienced professional of market Intelligence with a demonstrated history of working in the information services industry. Strong sales professional skilled in Negotiation, Business Planning, Procurement, Forecasting, Spend Analysis, Econometrics, Market Analysis and process digitization.